Edição 120

Editorial

Editorial

Zeneide Silva

Prezado Professor,

Prezada Professora.

Estamos em festa!

Centenário do Mestre e Patrono da Educação Paulo Freire

Dia do Professor – 15 de outubro

21 anos da Construir Notícias

Quando estamos em festa, ficamos alegres e agradecidos. Alegres com alguma coisa e agradecidos a alguém; por isso, ao escrever este editorial, podemos dizer o quanto estamos alegres por fazer parte dessa festa e com o coração agradecido, em especial pelo Centenário de Paulo Freire, um autêntico filósofo social e da educação. Um dos principais pensadores da história da pedagogia mundial, influenciou o movimento chamado pedagogia crítica. Recebeu dezenas de títulos de Doutor Honoris Causa de universidades como Harvard, Cambridge e Oxford. Por decreto de abril de 2012, tornou-se Patrono da Educação Brasileira.

Foi Paulo Freire quem transformou a educação e ainda continua a transformando.

Durante esses 21 anos, temos lutado, discutido e acreditado na educação e nos professores, esperando estar contribuindo para a nossa melhoria como profissional e como pessoa especial.

Comemorando o centenário e homenageando o Dia dos Professores, trouxemos para vocês um texto escrito por Moacir Gadotti inspirado no último livro de Paulo Freire, Pedagogia da Autonomia, em que ele trabalhou a ética e a estética do ser professor: o que ele deve saber para ser professor, como ele deve ser para ser professor.

Paulo Freire sonhava com uma sociedade, um mundo onde todos coubessem. A educação pode dar um passo na direção desse outro mundo possível se ensinar às pessoas com um novo paradigma do conhecimento, com uma visão do mundo em que todas as formas de conhecimento tenham lugar, se dotar os seres humanos de generosidade epistemológica, um pluralismo de ideias e uma concepção que se constitui na grande riqueza de saberes e conhecimento da humanidade.

Creio que exista ainda, na comunidade humana, uma imensa reserva de altruísmo e de solidariedade, um dique que o educador precisa conhecer e potencializar para romper as barreiras do represamento. Educar é empoderar. Não é tanto ensinar quanto reencantar. Ou melhor, ensinar, nesse contexto, é reencantar, despertar a capacidade de sonhar, despertar a crença de que é possível mudar o mundo. Essa profissão, por isso, é insubstituível. Não podemos imaginar um futuro sem ela. Não podemos imaginar um futuro sem professores.

– Moacir Gadoti

Termino dando os parabéns a todos vocês, educadores tão especiais, que sabem como ninguém tornar a vida de seus alunos melhor e mais prazerosa. Essa é uma missão desafiante, mas, certamente, com resultados gratificantes. Feliz Dia do Professor!

Agradeço a todos que contribuíram para abrilhantar este número de aniversário em homenagem ao Mestre Paulo Freire. Em especial, a Grasiela Dourado, Kelly Cartaxo, Lécio Cordeiro, Leo Fraiman, Nildo Lage, Rosangela Nieto e Targelia Albuquerque.

Sentimos orgulho da comemoração do aniversário da Construir Notícias e queremos agradecer ao nosso diretor Pedro Tavares pelo entusiasmo e compromisso com a educação e seu cuidado com cada exemplar da revista. Gratidão, Sr. Pedro, por sua contribuição para
a formação de nossos alunos.

Parabéns, equipe Construir Notícias!
Parabéns, Professores e Professoras!

Grande abraço!

ASSINATURA_ZENEIDE_NOVA

(@profzeneidesilva)

cubos