Edição 120

Mensagem inicial

Tome um tempo para se adaptar às mudanças

David Niven

bra_o_m_o_relogio_AdobeStock_418455896_cloud7daysJill é uma professora veterana muito respeitada que trabalha com alunos do nono ano há mais de 20 anos. O trabalho dos professores tem uma característica especial: eles começam de novo a cada ano, cercados por um grupo de personagens inteiramente novos. Embora Jill seja experiente e adore ensinar, todos os anos ela passa, na noite anterior ao primeiro dia de aula, por um ritual já seu conhecido. Ela se agita e vira de um lado para o outro, preocupada, com dificuldade para dormir.

Jill reconhece que qualquer mudança envolve ansiedade e exige certo tempo para se adaptar à nova situação. Mas sabe também, pela experiência de tantos anos, que o ser humano tem uma facilidade muito maior do que imagina de conviver com a mudança. Ela sabe que, em poucos dias, estará familiarizada com as 25 caras novas e que, em breve, terá estabelecido laços de afeto com a turma, por mais diferente que seja do grupo do ano anterior.

Novos empregos, novas casas, novas cidades, novos relacionamentos são ocasiões de mudança que, inevitavelmente, gerarão tensão e ansiedade. É natural e passará mais rapidamente se tivermos consciência disso e soubermos administrar melhor essa aflição.

NIVEN, David, Ph.D. 100 segredos das pessoas felizes. Rio de Janeiro: Sextante, 2001. p. 80-81.

cubos