Edição 07

Professor Construir

Educadora Premiada

Gostaríamos de parabenizar os 20 (vinte) professores selecionados para o “Prêmio Incentivo à Educação Fundamental” em 2002, promovido pelo Ministério da Educação/MEC e Fundação Bunge/FB, sob a coordenação as Secretaria de Educação Fundamental/SEF.

Essa premiação é oferecida anualmente e tem por objetivo valorizar e reconhecer os méritos de professores de 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental da rede pública, em todo Território Nacional. Com base nos trabalhos enviados, são selecionadas pela Comissão Julgadora Estadual e Nacional, as 20(vinte) melhores experiências pedagógicas, visando sempre incentivar a qualidade de ensino.

Dentre eles, o projeto de incentivo à leitura desenvolvido pela professora Raineide Gilmery Siqueira (Recife-PE) com alunos na faixa etária de 7 a 9 anos, do 3º ano do 1º ciclo (2ª série) da Escola Municipal Antonio Farias Filho onde ensina há 7 anos, trouxe para sala de aula os pais dos alunos, expandindo a prática de leitura e tornando-a uma atividade prazerosa dentro e fora da escola. “ O projeto durou até julho. Uma mãe deveria passar a semana lendo histórias que o próprio filho escolheu em casa. Depois, ela viria à escola para ler a história para as outras crianças” explica Raineide.

Na visão de Raineide, que é formada em Letras, a alfabetização vai mais além do que apenas saber ler e escrever. A idéia veio com os conhecimentos adquiridos em um curso de especialização, quando a professora apresentou uma monografia com o tema Concepção de Leitura nos Livros Didáticos.

Esse foi um passo importantíssimo, tanto para os alunos quanto para os pais, que devido à baixa escolaridade ou jornada de trabalho excessiva, não praticam a leitura com seus filhos. As atividades desenvolvidas foram baixadas na concepção de comportamento, atividades e valores adequados à realidade.

Parabéns! Raineide
pela sua dedicação
e compromisso.

cubos