Edição 108

Projeto Didático

Educandário Lápis na mão – Educação e compromisso com a formação do cidadão.

Projeto

fábrica mágica de chocolate, páscoa solidário

INTRODUÇÃO25

No contexto social, deparamo-nos com situações que enfatizam a insensibilidade humana, falta de empatia e desamor. A escola, em parceria com as famílias, tem um papel importante na sensibilização dos estudantes no sentido de reforçar os valores que são inerentes a uma boa convivência e vivenciar o verdadeiro sentido da Páscoa.

Quando o aluno entra em contato com os conteúdos de forma dinâmica, pode desenvolver melhor o processo ensino-aprendizagem, ou seja, deixa de ser aluno passivo e passa a ser protagonista, autor de sua aprendizagem, além de levantar hipóteses e ampliar sua criticidade.

Hoje, faz-se necessário muito mais que conhecimentos didáticos, é preciso atrelá-los a questões que ajudem os estudantes a enfrentar situações no contexto social.

JUSTIFICATIVA

Buscando refletir sobre o verdadeiro sentido da Páscoa, bem como sobre atitudes e preservação da vida, além das relações saudáveis e solidárias, o Educandário Lápis na Mão promove, há 16 anos, o Projeto Fábrica Mágica de Chocolate, Páscoa Solidária.

O que mais motiva os estudantes é que, através de uma fábrica de chocolate, montada no período destinado à execução, confeccionam ovos de chocolate e arrecadam donativos para a entrega no dia da Culminância, bem como fabricam ovos de chocolate para entregar juntamente com os donativos em uma comunidade carente.

PÚBLICO-ALVO

Alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

OBJETIVO GERAL

Plantar sementes de solidariedade, empatia e partilha, tanto nos estudantes quanto na comunidade carente que será beneficiada.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Despertar o verdadeiro sentido da Páscoa.

• Valorizar a vida.

• Promover relações fraternas, de empatia26
e de solidariedade.

• Despertar a autonomia.

• Desenvolver a interdisciplinaridade.

• Envolver toda a comunidade escolar.

ESTRATÉGIAS

• Apresentar a proposta aos estudantes; em seguida, contextualizar o tema Páscoa.

• Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre o tema Páscoa.

• Ler histórias e textos relacionados ao tema.

• Estimular a confecção de cartazes com desenhos, mensagens, textos e expressões artísticas sobre a Páscoa Solidária.

• Promover a percepção de que é muito bom realizar boas ações e que isto nos faz ser pessoas melhores.

• Desvincular o termo Páscoa do sentido comercial.

• Promover rodas de conversa sobre a importância do resgate dos valores.

• Fazer com que cada aluno produza ovos de Páscoa, sendo um para ele e outros para serem doados a comunidades carentes.

• Mobilizar a comunidade escolar em uma campanha para arrecadar alimentos, roupas, brinquedos para uma comunidade carente previamente escolhida, formando uma rede do bem, praticando a partilha, fraternidade, empatia e solidariedade.

CULMINÂNCIA

Na Culminância, os alunos receberão seu ovo de Páscoa e colocarão em prática tudo o que foi discutido no período do projeto. Dessa forma, trabalhamos valores necessários para o nosso dia a dia como: doação, partilha, ajuda, trabalho em equipe, generosidade e respeito ao próximo; valores estes que o Educandário Lápis na Mão tem como principal prioridade.

considerações finais

É gratificante para a comunidade escolar do Educandário Lápis na Mão vivenciar um projeto como este e saber que o trabalho aqui desenvolvido propicia a interdisciplinaridade e resgata valores e princípios, resultando em belas reflexões e mudanças de atitudes.

Certamente as doações representam uma doce prova de carinho às crianças e famílias que foram beneficiadas.

 

cubos