Edição 108
Projeto Didático
Por uma alimentação saudável: estamos nos alimentando cada vez mais e nos nutrindo cada vez menos.
Público-alvo: crianças de 4 a 10 anos e seus pais.
APRESENTAÇÃO
Família e escola enfrentam diariamente o desafio de persuadir suas crianças a abdicarem de salgadinhos, frituras, doces e balas como principais alternativas de lanche. Atraídas por guloseimas, elas não se permitem experimentar uma alimentação saudável à base de vegetais.
Como sabemos, para o bom desenvolvimento das crianças, é fundamental uma alimentação balanceada, e defender a inclusão de vegetais pode ser um grande desafio. Assim, vivenciar um projeto que atinja as crianças e seus pais, no sentido de familiarizar os alunos com o mundo vegetal e incentivá-los à descoberta de novos sabores, desenvolvendo neles a vontade de experimentar novos alimentos, pode ser o caminho mais eficaz.
Daí o projeto Por uma alimentação saudável foi desenvolvido pelo Colégio Diocesano de Caruaru, no IV Congresso Infantil CDC, mobilizando a comunidade escolar em torno de objetivos comuns.
OBJETIVOS
Geral
• Estimular os pais e as crianças a mudarem os hábitos alimentares não saudáveis.
Específicos
• Mostrar a relação entre alimentação e distúrbios de comportamento.
• Disseminar informações acerca do valor nutritivo de vegetais que não são apreciados no cardápio do dia a dia, embora sejam importantes para o crescimento saudável das crianças.
• Aguçar a vontade das crianças de comer uma variedade de alimentos vegetais que não fazem parte da rotina delas.
• Orientar os pais na organização da lancheira das crianças, substituindo as guloseimas por lanches nutritivos e saudáveis.
DESENVOLVIMENTO
Atividades preparatórias
(duração prevista: 2 semanas)
• Organização de seis oficinas acerca de vegetais comestíveis: Oficina das sementes, Oficina das raízes, Oficina das flores, Oficina dos caules, Oficina das folhas, Oficina dos frutos.
• Pesquisa bibliográfica e planejamento das ações a serem realizadas sob a orientação dos professores coordenadores e oficineiros.
• Produção de material didático a ser utilizado (slides, jogos, listagem de compra de vegetais, etc.).
Atividades de culminância
(duração prevista: 4 horas)
• 1° momento (2 horas)
– Crianças organizadas em grupos de 25 alunos participaram, num sistema de rodízio, de duas oficinas, dentre as seis oferecidas.
– Pais assistiram a duas palestras, no auditório do Colégio:
Palestra de Sandra Galindo – Como substituir as guloseimas
Palestra de Samira Lima – Alimentação e distúrbio de comportamento
• 2° momento (1 hora)
– Encontro dos pais com as crianças em espaço lúdico, com os jogos Testando conhecimentos sobre os vegetais comestíveis e feira de alimentos saudáveis para degustação.
• 3° momento (1 hora)
– Show musical entoando músicas infantis, brindando o evento que chegava ao seu ato final.
Um show para ser degustado.
Comer Comer
Compositor: Carlos Gonzaga
Quero acordar bem cedinho,
fazer um lanchinho:
laranja, café, leite e pão.
Quero também chocolate,
iogurte, abacate,
biscoito, presunto e melão.
Quero comer, toda hora,
uma torta de amora,
bolinha de anis ou caju.
Eu gosto mais de torrada
e uma baita fritada
de carne de cobra e tatu.
Eu gosto mais de torrada
e uma baita fritada
de carne de cobra e tatu.
Até de tatu?
De cobra faz mal!
Mas que comilão! Nhão, nhão, nhão!
Comer comer, comer comer
é o melhor para poder crescer.
[…]
Feijão Maravilha
Compositor: Gonzaguinha
Dez entre dez brasileiros preferem feijão.
Esse sabor bem Brasil, verdadeiro fator de união da família.
Esse sabor de aventura,
o famoso pretão maravilha,
faz mais feliz a mamãe, o papai, o filhinho e a filha.
Dez entre dez brasileiros elegem feijão!
Puro, com pão, com arroz,
com farinha ou com macarrão, macarrão, macarrão!
E nessas horas esquecem dos seus preconceitos.
Gritam que esse crioulo é um velho amigo do peito.
Feijão tem gosto de festa. É melhor e mal não faz.
Ontem, hoje, sempre: feijão, feijão, feijão,
o preto que satisfaz!…
Avaliação
(depoimento das mães)
Na minha opinião, o congresso infantil sobre alimentação procurou despertar nos alunos e nos pais a necessidade de hábitos alimentares mais saudáveis, mostrou a importância de uma dieta alimentar balanceada e os problemas causados pela má alimentação. Ainda foram apresentados vários alimentos novos às crianças, aguçando a atenção e a curiosidade em prová-los. Foi um momento muito significativo de aprendizagens!
Sheila Poliane, mãe de Maria Elisa, 1o ano do EF.
Parabenizo o Diocesano pela linda iniciativa de estimular a educação alimentar dos pequenos. Atitudes como esta promovem o bem-estar e a garantia de uma alimentação saudável. Com isso, reduzimos o consumo dos produtos industrializados aqui em casa. Espero que eventos como este se repitam! Parabéns a todos!
Amanda Rufino, mãe de Maria Luiza, 2o ano do EF.
O congresso de nutrição foi um momento ímpar, pois mobilizou não só os pais, como também as crianças, no que diz respeito a ter uma alimentação saudável! A experiência foi bastante produtiva e nos mostrou na prática como diversificar os alimentos mantendo o sabor e a saúde de toda a família.
Brunela Machado, mãe de Valentina, 4o ano, e de Nuno, 1o ano do EF.
Palestra Alimentação e distúrbio de comportamento
Samira Lima – nutricionista esportiva funcional
Ingestão de carboidratos simples
(açúcar, refinados como farinha branca (pães/massas feitos com ela) e arroz branco, sucos de frutas coados, produtos processados com açúcar adicionado).
Fome e Compulsão
- Diminuição dos níveis de glicose (aumento do apetite e da compulsão).
- Cansaço.
- Irritação.
- Repetição do ciclo.
Aumento da Glicemia (concentração de açúcar no sangue)
- Liberação de dopamina (sensação de prazer que queremos repetir) pelo cérebro.
- Aumento da secreção de insulina
Diminuição da Glicemia
- Aumento dos níveis de insulina .
- Bloqueio aos acessos das células de gordura.
- Redução da dopamina.
EXISTE UMA FORTE INFLUÊNCIA ALIMENTAR EM TODOS ESSES PROCESSOS
- Impulsividade
- Agressividade
- Ansiedade
- Agitação física
- Distúrbio de concentração
- Comportamento destrutivo
- Irritabilidade
- Agitação mental
- Baixa autoestima
- Compulsividade
- Déficit de atenção
- Nervosismo
- Alteração de humor
- Depressão
PALESTRA COMO SUBSTITUIR AS GULOSEIMAS? DICAS DE LANCHES SAUDÁVEIS
Sandra Galindo – nutricionista
O que fazer para substituir as guloseimas?
• Dar prioridade aos lanches naturais: suco, fruta in natura, bolo e biscoito caseiros, geleia de frutas, sanduíche natural, bolinho de goma, biscoito integral, granola, iogurte, água, água de coco, castanha, queijo, ovo de codorna, tomate-cereja, pepino, etc.
• Estabelecer horários regulares para se alimentar (disciplina alimentar).
• Substituir o suco de caixinha e achocolatado por suco natural.
• Fazer uso de lancheira e garrafinha térmica para acondicionar, de forma correta e segura, o alimento.
Dicas para montar a lancheira
• Conscientizar a criança da importância da alimentação saudável.
• Envolver a criança na compra de novos produtos para o lanche.
• Montar a lancheira com a participação da criança.
• Utilizar utensílios adequados e coloridos (potes com formato de frutas, lancheiras com divisórias, pegadores coloridos).
• Procurar convencer a criança a provar novos alimentos de forma lúdica (evitando a neofobia).
• Ser criativo ao montar os sanduíches. Abuse das cores e dos formatos.
• Cuidado com os exageros com relação à quantidade: + ou – 200/220 calorias (levando em consideração a idade e as necessidades da criança).
• Dar preferência às frutas da época.
• Usar de flexibilidade. Evitar as imposições e negociar com a criança.
• Se tiver que recorrer aos lanches industrializados, procurar escolher os menos calóricos.
OFICINA DAS SEMENTES
A semente é o óvulo maduro e já fecundado de uma planta. Atualmente, diferentes tipos de semente são itens essenciais e indispensáveis na dieta de milhões de pessoas e são diretamente consumidos, como amendoim, nozes, milho, arroz e feijão, ou utilizados como base para outros alimentos, como o caso do trigo, centeio e lúpulo. As sementes de romã, abóbora (torrada) e jaca (cozida) também são saborosas, embora pouco consumidas. Está comprovado cientificamente que elas são importantes para equilibrar e regular as funções do organismo.
OFICINA DOS CAULES
O caule é uma importante parte da planta, pois é responsável pela sua sustentação. Muitos caules podem fazer parte de uma refeição supersaborosa, além de saudável e nutritiva. Assim, vamos conhecer melhor alguns deles, seus sabores e seu valor nutritivo. Batata-inglesa, inhame, cana-de-açúcar, palmito e canela são exemplos de caules comestíveis.
• Batata-inglesa, ou batatinha: diminui a pressão arterial, melhora o funcionamento do cérebro, embeleza a pele, diminui as inflamações, facilita a digestão, previne o câncer, fortalece os ossos, etc.
• Inhame: melhora o funcionamento do coração, evita a anemia, combate o mal de Alzheimer, ajuda a emagrecer, etc.
• Cana-de-açúcar: melhora a saúde bucal, proporciona energia, ajuda a combater os sintomas da tosse e da febre, facilita a digestão, alivia as dores nas articulações, dentre outros.
• Palmito: fortalece o sistema imunológico, melhora a qualidade do sono, contribui com o desempenho esportivo, controla o peso, previne diabetes, combate doenças cardíacas, etc.
• Canela: combate infecções respiratórias, diminui a fadiga, combate o colesterol, diminui o apetite, etc.
OFICINA DAS RAÍZES
Raízes são hortaliças da terra que possuem órgãos especializados em reservar nutrientes, geralmente sob a forma de amido. São especialmente ricas em carboidratos, que são fonte de energia sob a forma de amido e açúcares. As raízes comestíveis possuem vitaminas e minerais.
Vitaminas
• Vitamina A: essencial para a saúde da pele e dos olhos, fundamental no combate às infecções, antioxidante. Protege o organismo contra a ação deletéria dos radicais livres.
• Vitamina do complexo B: especialmente B1, B2 e B3, importantes para o metabolismo energético e as funções do Sistema Nervoso Central, como a proteção das bainhas de mielina e o processo de formação de serotonina (neurotransmissor ligado à sensação de felicidade e bem-estar).
• Vitamina C: atua como agente antioxidante no combate às infecções, fortalecendo o sistema imunológico; atua na cicatrização de feridas; é importante para a síntese do colágeno, que é essencial para a saúde e integridade de pele, gengivas e mucosas, protegendo o organismo contra o escorbuto.
Minerais
• Fósforo: importante para a formação e manutenção de ossos, dentes e membranas celulares; proporciona boa disposição; atua no metabolismo de carboidratos; e estimula reações químicas que liberam energia no organismo.
• Ferro: essencial à imunidade, respiração e vitalidade e atua na prevenção e combate à anemia.
• Cálcio: importante para a formação e manutenção do sistema ósseo e a comunicação celular.
• Fibras solúveis: promovem saciedade e “atraem” os sais biliares e as moléculas de glicose, auxiliando no controle dos níveis sanguíneos de colesterol e glicose.
São exemplos de raízes:
• Cenoura: rica em vitamina A e C.
• Beterraba: rica em açúcares, sais minerais e vitaminas, potássio, cálcio, ferro e betacaroteno.
• Macaxeira: boa fonte de calorias e de grande quantidade de vitaminas do complexo B; além disso, possui vários sais minerais, como cálcio, fósforo, ferro e potássio. Tem poucas proteínas e quase nenhuma gordura.
• Batata-doce: tem um alto teor energético, com muitas calorias; é rica em carboidratos; contém cálcio, ferro e fósforo e vitaminas A, C e do complexo B; e é excelente fonte de betacaroteno.
OFICINA DAS FOLHAS
• Acelga: melhora o desempenho físico, a visão e a saúde dos ossos; potencializa o cérebro; previne a anemia; deixa o cabelo saudável; melhora a saúde mental; oferece energia para atividades físicas; combate o estresse; e melhora a circulação sanguínea.
• Espinafre: é importante para a formação dos dentes e ossos, a construção muscular, a coagulação sanguínea, a conservação da visão, a manutenção da pele, a proteção do aparelho digestivo e a saúde do sistema nervoso; e previne desnutrição e anemias.
• Coentro: controla as taxas de glicose, melhora a digestão, fornece vitamina C e auxilia o funcionamento do coração.
• Hortelã: é indicada contra dor de cabeça, má digestão, náusea ou vômito; baixa o colesterol; limpa os pulmões e descongestiona o nariz. Tem efeito sedativo e ajuda a acalmar e a pegar no sono. Ajuda a eliminar vermes.
• Orégano: previne a gripe, controla os ataques de asma, atua na prevenção do câncer, melhora a saúde do coração, auxilia a digestão e diminui dores musculares e inflamações.
• Capim-santo: serve de calmante e trata da insônia.
• Couve: atua como um anti-inflamatório natural, traz benefícios para os olhos e fortalece o sistema imunológico.
OFICINA DAS FLORES
As flores têm várias finalidades:
• Medicinal – Uma das maneiras mais comuns de se utilizarem as flores é no preparo de chás. O chá de jasmim é conhecido por ter propriedades calmantes, ou seja, pode ser utilizado para controlar sintomas de estresse, ansiedade e depressão. Já o dente-de-leão é bom desintoxicante do fígado.
• Comestível – Algumas flores são ricas em nutrientes, vitaminas e minerais, por isso, cada vez mais, elas estão presentes na culinária. É o caso da flor da abóbora (que pode ser preparada empanada, em sopas, guisados), alfazema (geleia e doces), violeta-verdadeira (geleias, saladas, xarope, sorvetes), alcachofra, couve-flor, brócolis, etc.
Esses são alguns exemplos de flores comestíveis, existem muitos outros, mas na hora de ingerir flores é preciso ter cuidado, porque algumas podem ter toxidade e trazer vários danos à saúde.
OFICINA DOS FRUTOS
Os frutos podem ser classificados como carnosos, que possuem estrutura suculenta, e secos, que apresentam uma aparência ressequida. Muitos frutos guardam seus mais importantes nutrientes na casca. A casca dos frutos é rica em fibras porque é a parte que mais recebe energia da luz solar, e ela serve para proteger o resto do fruto. Por isso, a casca do fruto aumenta o valor nutricional da fruta.
Os frutos, fontes de nutrientes, vitaminas e minerais, são antioxidantes, têm nutrientes essenciais para a proteção das células; possuem, geralmente, altos índices de fibras; ajudam a regular o organismo; e nos defendem de doenças e viroses.
DINÂMICA DE GRUPO JOGO DE TRILHA
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QUEM SOU EU?
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