Edição 09
Espaço pedagógico
Esquema ilustrativo do desenvolvimento de um projeto
. Texto produzido para o 1º Curso de Direitores da Rede Municipal de Belo Horizonte, em dezembro de 1994, revisto e atualizado para Presença Pedagógica. Os trechos entre aspas são citações do documento
“Escola Plural: proposta político-pedagógica da Rede Municipal de Educação”.
Sugestões bibliográficas:
ABRANTES, Paulo. Trabalho de projeto e aprendizagem da Matemática in: Avaliação e Educação Matemática. RJ: MEM/USU – GEPEM, 1995.
COLLI, César S. Aprendizagem escolar e construção de conhecimento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
Escola Plural, Proposta Político-Pedagógica da Rede Municipal de Educação. Belo Horizonte: Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, 1994.
Proposta Curricular da Escola Plural: referências norteadoras. Belo Horizonte: Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, 1995.
JOLIBERT, Josette. Formando crianças leitoras. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
LIMA, Elvira C. A. Do indivíduo e do aprender: algumas considerações da perspectiva interacionista. In: Educação em Revista. Belo Horizonte: FAE/UFMG. n.12, 1990.
SMOLKA, Ana L.B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. São Paulo: Cortez; Campinas: Editora da UNICAMP, 1988.
Fonte: Presença Pedagógica – mar./abr. 1996. v.2 n.8