Edição 09
Lendo e aprendendo
Aluno premiado
Conhecer o rio São Francisco é o mesmo que se apaixonar pela natureza. Seus mistérios, ao longo dos 640 mil quilômetros quadrados são exclusividade do território brasileiro, que desde a época do descobrimento do Brasil vêm oferecendo riquezas para toda população através de inúmeras formas de exploração e de uso.
No início, os indígenas que aqui viviam, o chamavam de rio-mar, Opará. Hoje, conhecido como São Francisco, é marcado pelas raízes históricas e pela degradação e exploração desenfreada do homem, que a cada dia toma consciência dos danos que vem causando não só ao rio, mas à natureza como um todo. A partir desse raciocínio, são lançadas iniciativas que buscam recuperar o estrago já feito, trazendo de volta as cores, as lendas e toda a grandeza do rio São Francisco.
Através dos esforços do Ministério do Meio Ambiente e da grande colaboração dos ambientalistas, a sociedade tem se mobilizado, participando de campanhas e concursos propostos, com objetivo de divulgar sua importância e, conseqüentemente, sua preservação. Inserido neste contexto, temos a participação ativa das escolas de todo Brasil, estimulando os alunos a divulgarem, através de redações, como percebem o problema.
No ano de 2002, tivemos muitos exemplos dessa parceria. Uma delas foi a participação de Fausto Andersson de Araújo, aluno da 7a série do Instituto Sagrado Coração de Jesus/PE, recebendo o 1º lugar no concurso nacional Criança Século XXI pelo Instituto de Ecologia Humana, com a redação O esplendor do Velho Chico.
Parabéns! O “rio de todos” agradece orgulhoso.
Confira lendo a redação premiada!