Edição 109

Projeto Didático

Extraordinários

Centro de Ensino Educação e Vida (CEEV) – Teixeira de Freitas/BA
Ensino Fundamental 2
Coordenação Pedagógica: Hugo Gouveia18
Grande é aquele cuja força conquista mais corações pela atração do próprio coração.

APRESENTAÇÃO

eauclair (2007) afirma que a inclusão é o movimento humano de celebrar a diversidade, envolvendo o sentimento de pertencer, de fazer parte de, é a valorização da diferença e a busca de uma cidadania ativa construtora de qualidade de vida para todos. Stainback e Stainback (1999) complementam essa definição, especificando que o objetivo da inclusão é criar uma comunidade em que todas as crianças trabalhem juntas e desenvolvam repertório de ajuda mútua e apoio dos colegas. Neste contexto, a educação inclusiva busca assegurar a todos os estudantes a igualdade de oportunidades educativas, proporcionando espaço para o seu desenvolvimento integral, levando em consideração suas potencialidades e especificidades, favorecendo a construção de uma sociedade mais democrática e flexível.

Frente ao desafio de nossa atualidade de garantir o acesso, o respeito e a permanência de pessoas com necessidades especiais, baseando-se em uma educação escolar focada nos pressupostos de que o aluno é o protagonista das ações, as quais proporcionam a construção do conhecimento, nós, do Centro de Ensino Educação e Vida (CEEV), assumimos esse compromisso com propostas reais de intervenção e reflexão sobre a temática, proporcionando aos alunos um momento de análise para perceber a si mesmos e ao outro de forma positiva, possibilitando o respeito às diferenças e a mudança de atitudes.

OBJETIVOS

• Oferecer oportunidades e condições que estimulem a percepção de si e do outro.
• Refletir sobre a importância do respeito mútuo nos diversos contextos vivenciados pelos alunos.
• Favorecer o relacionamento interpessoal, com ações e atitudes positivas.
• Promover integração, união, diversão, entretenimento, companheirismo e espírito esportivo entre os participantes do evento.
• Oferecer desafios diferentes nos eventos de animação, com variadas provas que envolvem habilidades, criatividade, raciocínio, agilidade, conhecimento, estratégia.
• Integrar alunos, professores e equipe pedagógica.
• Despertar o espírito de competição sadia e avaliar os alunos de forma interdisciplinar.
• Trazer a reflexão sobre as diferentes formas de ver e experimentar as vivências diárias pela perspectiva do outro.

METODOLOGIA (ETAPAS PREVISTAS)

1º MOMENTO

Cine Inclusão para exibir filmes que apresentem temáticas inclusivas, seguidos de debates ministrados por pessoas previamente escolhidas com domínio do assunto e atividades avaliativas.

Sugestões de filmes: Extraordinário (2017); Intocáveis (2012); Meu nome é Rádio (2003); Cordas (2014); Uma lição de amor (2001); Janela da alma (2001); Óleo de Lorenzo (1992); Meu pé esquerdo (1989); O primeiro da classe (2008); Uma mente brilhante (2002); Mr. Holland, adorável professor (1995).

2º MOMENTO:

Palestras e mesas-redondas com o objetivo de ampliar a discussão acerca das dificuldades e possibilidades de inclusão, além de promover a motivação dos alunos para a aprendizagem e para encarar os desafios da vida, mostrando que são capazes de superar suas limitações.
É preciso um momento de conversa com os pais dos alunos envolvidos no projeto.

3º MOMENTO:

Gincana estudantil que levará à reflexão sobre as diferentes formas de ver e experimentar as vivências diárias pela perspectiva do outro, através de atividades lúdicas e jogos, dotando-se das influências exercidas pelas novas tecnologias e seus objetos. Igualmente, tais atividades serão relevantes para que haja troca de experiências e socialização entre alunos, professores e demais colaboradores da escola, promovendo, assim, um ambiente de respeito, interação, integração e aprendizagem.

TAREFAS:

Inclusão, compartilhe essa ideia – tarefa virtual
Inclusão e solidariedade – arrecadar doações para Pestalozzi
Contagiando o amor – levar alegria e amor a lugares que precisam de inclusão
A voz do coração – interpretar música em libras
Manifestando sentimentos na dança
Parodiando com inclusão

TAREFAS ESPORTIVAS:

Lendo com as mãos
Usando a boca e os pés
Caça à moeda
O golbol
Tato, odor e sabor
Vôlei sentado
Futebol de pano
Corrida sensitiva

4º MOMENTO:

Estudar pessoas que são verdadeiros exemplos de superação, que, apesar de terem muitos fatores contra elas, encontraram seu lugar na sociedade ou revolucionaram suas causas mostrando que deficiência não é sempre uma desculpa para a estagnação.

25

5º MOMENTO (Culminância):

Montar uma exposição sobre o que foi estudado, tendo cartazes explicativos, explicações e fotos. Por fim, teremos uma reapresentação das provas da gincana. (Teremos convidados especiais nas apresentações.)

AVALIAÇÃO

A realização desse projeto favoreceu a abertura de um espaço para a reflexão e o diálogo sobre as diferenças e sobre o respeito mútuo, desenvolvendo as habilidades sociais no ambiente escolar. Esse canal de comunicação proporciona oportunidades para esclarecimentos, mudanças de atitudes, colaboração e flexibilidade no relacionamento interpessoal, principalmente dentro de cada turma. Vale lembrar que os alunos serão avaliados de forma interdisciplinar. A inclusão escolar vem contribuir para o desenvolvimento não apenas do aluno com necessidades educacionais especiais, mas principalmente da formação de valores positivos e da convivência com a diversidade.

Todo mundo deveria ser aplaudido de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo

REFERÊNCIAS

ANDRADE, S. G. Teoria e prática de dinâmica de grupo: jogos e exercícios. 5. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008.

BEUCLAIR, J. Incluir, um verbo/ação necessário à inclusão. São José dos Campos: Pulso, 2007.

CARAGUATATUBA, IF – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Gincana de Integração 2017 teve como tema Inclusão Social. São Paulo, 2017. Disponível em: . Acesso em: 22 fev. 2019.

STAINBACK, S; STAINBACK, W. Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artmed, 1999.

cubos