Edição 104

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Planejamento de uma aula

O planejamento de uma aula deveria, na medida do possível:

 

• Partir de um problema, uma pergunta ou uma provocação.

• Partir de uma sondagem com os alunos (o que eles já sabem, o que não sabem e o que precisam saber).

• Promover motivação e interesse.

• Ser projetado em estreita sintonia com módulos mais amplos de trabalho, visando atingir objetivos a médio e longo prazo.

• Contemplar não só conteúdos, mas também competências, posturas, habilidades, comportamentos, etc.

• Partir de uma visão crítica das aulas anteriores, ou seja, na avaliação de cada aula é possível (re)programar os prosseguimentos da proposta pedagógica.

• Ser suficientemente flexível para ajustar-se à situação específica ou à heterogeneidade do grupo/classe.

• Prever momentos de interação e interlocução; oportunidades de problematização do tema, experimentação ou pesquisa; chances de manifestar saberes, dúvidas e diferentes pontos de vista.

• Favorecer não só a aprendizagem, mas também o saber aprender, o querer aprender, o como estudar, etc.

• Contemplar propostas diversificadas, suficientemente fáceis para ser executadas por todos os alunos e suficientemente difíceis para representar um desafio para cada um deles.

• Favorecer o raciocínio, a descoberta e a valorização do conhecimento.

• Favorecer a cooperação, o respeito e o compromisso de cada aluno para com a classe e o professor.

• Promover uma diversidade de atividades e/ou tecnologias.

COLELLO, Sílvia. I: Revista Aprende Brasil – fevereiro/março – 2006.

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