Edição 104

Projeto Didático

Xadrez Pedagógico

Zodjane Felix Guimarães

Colégio Grande Passo
Recife-PE

Introdução25

O xadrez é um formidável suporte pedagógico que desenvolve várias habilidades, como concentração, paciência, planejamento, autocontrole e tomada de decisões.

A sociedade atual exige do sujeito contemporâneo a articulação de conhecimentos no seu cotidiano. Por isso é importante usar como complemento à educação escolar uma atividade de enorme valor pedagógico, que ensina a tomar decisões e é, ao mesmo tempo, agente socializador.

O xadrez traz uma riqueza interdisciplinar: podemos relacioná-lo a geografia, história, matemática, geometria, ética, artes e educação ambiental. Essa interdisciplinaridade é de muita importância para a aprendizagem e formação do cidadão.

Hoje é necessário muito mais do que o conhecimento das disciplinas: é preciso que o aluno saiba enfrentar situações do seu cotidiano, mobilizando
o conhecimento para resolvê-las.

O projeto surgiu da ideia de ter um xadrez gigante, visto que, no colégio, há um espaço onde temos um tabuleiro gigante feito com cerâmica. Nele, os alunos se caracterizam e se tornam as peças. Assim cada aluno valoriza a participação do outro e aprende a respeitar cada pessoa no seu tabuleiro.

Justificativa

A proposta do projeto Xadrez Ecológico é despertar a consciência ambiental, ou seja, reduzir o desperdício de materiais recicláveis que iam para o lixo residencial, destacando a importância do nosso papel como cidadão na sociedade e ao mesmo tempo despertando para a importância do desenvolvimento sustentável.

O mais legal é que o xadrez traz outros ensinamentos, como construir uma consciência ambiental de uma maneira mais crítica e ao mesmo tempo lúdica.

Público-alvo

Alunos do 3o e 4o anos (Fundamental I).

Objetivo Geral

Promover a consciência ambiental dos alunos, assim como dos seus pais, salientando a importância do valor dos materiais recicláveis que iam para o lixo e transformando-os em algo a ser usado nas nossas aulas de xadrez.

Objetivos Específicos

• Desenvolver a interdisciplinaridade.

• Despertar para a consciência ambiental.

• Envolver a comunidade escolar e os pais.

• Valorizar os materiais recicláveis, mostrando a importância dos alunos na transformação.

• Executar as habilidades que o xadrez
proporciona aliadas à educação ambiental.

Desenvolvimento26

A princípio, o projeto foi dividido em três partes: na primeira, é necessário que o aluno conheça o xadrez e os materiais recicláveis, como o tempo que cada um leva para se decompor.

Na segunda, vem a hora de juntar os materiais recicláveis da sua residência e trazer para a escola. A terceira parte é a fabricação dos materiais para a formação das peças de xadrez.

Os alunos percebem a importância dos materiais recicláveis, despertando assim para uma consciência ambiental. Houve também um momento em que passamos documentários e desenhos que falam da transformação do lixo em objetos.

Já para a fabricação, contamos com material usado para fazer o xadrez gigante. Por fim, pintamos os depósitos de detergente, garrafas PET e rolinhos de papel higiênico.

Logo após, usamos as peças no tabuleiro gigante que temos no Colégio. Assim, percebemos que ficamos com um xadrez gigante e ainda ajudamos o nosso meio ambiente.

Considerações Finais

O trabalho foi exposto no Colégio para a comunidade acadêmica, a família e os funcionários, com o objetivo de que todos percebessem a importância da reciclagem para o meio ambiente. Usamos o espaço do Colégio, onde há um tabuleiro gigante, feito de cerâmica, no qual os alunos jogam o xadrez reciclável confeccionado por eles. Assim mostramos que pequenas atitudes no nosso dia a dia podem ajudar o meio ambiente, que está constantemente em sinal de alerta.

Zodjane Félix Guimarães possui bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais. E-mail: zodjane@gmail.com

cubos