Edição 27

Pintando o 7

FLORES DE PAPEL

arte_01Materiais:
1 cola de isopor
1 cola branca
1 barra de sabão de coco branco
1 tesoura sem ponta
1 pincel
1 faca de serra (para decorar o sabão)
1 copo descartável médio
Pó-de-serra
Papéis coloridos cortados em quadrado (o tamanho e a cor ficam a seu critério)
Folhas de ofício em branco

1º PASSO:
Para fazer as pétalas:
Separe 12 quadrados da mesma cor e passe uma fina camada de cola de isopor em uma das bordas do papel de cada quadrado.
Dobre os 12 quadrados formando um cone, unindo as pontas que estão com cola.

2º PASSO:
Para montar a flor:
Pegue mais um quadrado (da mesma cor das pétalas), passe nele uma fina camada de cola de isopor e cole 8 das 12 pétalas, formando um cata-vento.

3º PASSO:
Para montar o núcleo da flor:
Corte as pontas coladas das 4 pétalas que restaram, na espessura de um dedo, deixando-as ainda em forma de cone. Estas servirão para ser coladas no núcleo da flor.

4º PASSO:
Para montar o miolo da flor:
Em um quadrado de outra cor, recorte, com a tesoura, um pequeno círculo para servir de miolo da flor. Cole-o no centro da flor.

5º PASSO:
Para montar o caule da flor:
Separe uma folha de ofício e corte-a ao meio. Pegue uma das metades e, a partir da extremidade, vá enrolando bem apertado até formar uma “vareta”, que será o caule da flor. Depois do caule formado, prenda-o com uma fita adesiva para não soltar. Em seguida, fixe-o na parte de trás do miolo da flor. Com a ajuda de um papel, da mesma cor da flor, faça o arremate para fixar mais o caule na flor.

6º PASSO:
Para fazer as folhas:
Separe um quadrado para fazer a folha. Dobre-o exatamente ao meio, formando um triângulo. Pegue uma das extremidades do triângulo e dobre-a ao contrário, passe cola na parte interna dobrada e, em seguida, fixe-a no caule.

7º PASSO:
Para fazer a base:
Com uma faca de serra, vá esculpindo a barra de sabão, formando relevos do tipo madeira ou a seu critério. Use a sua criatividade. Em um copo descartável, misture o pó-de-serra e a cola branca. Com o pincel, cubra toda a barra de sabão, que foi esculpida, com essa mistura. Espere secar e fixe, nela, a flor. Está pronta a sua flor!

arte_16CAYO OGAM

Nasci em Vitória, no Estado de Pernambuco em 1985. Fui uma criança muito sapeca — adorava brincar e desenhar.

Desde muito cedo, trabalho com desenhos, ilustrações, modelagens, esculturas e colagens; confecciono cenários; crio figurinos; e, também, atuo. Enfim, considero-me um artista versátil e moderno.

Adoro artes e quero crescer ainda mais nessa área.

cubos