Edição 24
Espaço pedagógico
Galpão das Artes
A cidade de Limoeiro, localizada no Agreste pernambucano, através do Galpão das Artes, revela para o mundo a arte de crianças e adolescentes que, resgatados das margens da sociedade, conquistam a sua cidadania e, aos poucos, retomam a convivência social e familiar.
1. Histórico
Espetáculo Macaco Malandro
A Consultoria de Ações Culturais Ltda. foi fundada em agosto de 1999 por arte-educadores e artistas que tinham, naquele momento, um sonho empreendedor do projeto audiovisual O Sumiço da Santa, produzido em parceria com o Centro de Cultura Luiz Freire – TV Viva.
Em dezembro de 2000, cria-se o espaço cultural alternativo — único em Limoeiro e na região — denominado Galpão das Artes, com a encenação do espetáculo Basta!, texto inspirado na obra O Estranho Lixo, de autoria do limoeirense radicado em Minas Gerais e professor de Artes Cênicas da UFMG Fernando Limoeiro.
O espaço cultural alternativo denominado Galpão das Artes, localizado na Avenida Severino Pinheiro, 329 – A, Limoeiro/PE, surgiu da inexistência de um espaço realmente vinculado ao exercício das artes cênicas e da arte-educação.
Quando inaugurado, em dezembro de 2000, comportava um número pequeno de 100 espectadores; após sucessivas reformas, atualmente, a capacidade do espaço é de 150.
Sede do Galpão das Artes
O Galpão das Artes, em parceria com a Consultoria de Ações Culturais, as Secretarias Municipais de Educação e Cultura e a agência bancária Bandepe, desenvolve projetos de atendimento a alunos da rede municipal de ensino de Limoeiro que apresentam baixa renda e dificuldades de convivência social na família ou na escola.
O Galpão das Artes está subdividido em três espaços físicos:
Auditório Jornalista Cristiano Donato, com capacidade para 150 espectadores.
Camarim Atriz Prazeres Barbosa, com potencial para 15 artistas.
Biblioteca Professor João Tavares de Amorim, com 968 títulos específicos nas áreas de Teatro e Cultura Popular.
2. Atividades do Galpão das Artes
Espetáculo Macaco Malandro
As atividades desencadeadas nas oficinas vivenciam linguagens das esferas cênica (jogos dramáticos) e plástica (artesanato com reciclagem), valorizando aspectos da construção da cidadania.
Atualmente, o atendimento totaliza 25 crianças e adolescentes do quadro da rede oficial de ensino municipal que estão em situação regular de freqüência. O referido projeto está na sua segunda edição e teve a sua culminância no dia 22 de junho do corrente ano, quando foram apresentados resultados artísticos do período.
Biblioteca implementada no Galpão das Artes
Um acervo de livros e periódicos sobre arte, cultura popular e textos teatrais compreende a Biblioteca Professor João Tavares de Amorim. A aquisição desse manancial é oriunda de doações recentemente executadas por entidades afins, como: Fundarpe, Fundação Joaquim Nabuco, Funarte e Centro Cultural Benfica, totalizando atualmente um volume de 968 exemplares. A criação desse espaço fomenta o estudo e o incentivo à pesquisa nas ações do Galpão e da Consultoria.
Curso de Iniciação ao Teatro estimula talento
O município de Limoeiro entra na quarta década de exercício das artes cênicas, oferecendo ao público espetáculos produzidos localmente e oriundos de outras localidades (Recife, Caruaru e João Pessoa). A formação de grupos teatrais e experiências teatrais estimularam o Galpão e a Consultoria a abrirem um curso de iniciação com duração de seis meses, estudando História do Teatro, Educação Vocal e Corporal, Interpretação e Improvisação. São duas turmas: uma compreendida de jovens e adultos (aulas às segundas-feiras e quartas-feiras, com 04 horas/aulas) e outra de crianças e pré-adolescentes (aulas aos sábados,com 04 horas/aulas).
Produção de espetáculos teatrais
Espetáculo Macaco Malandro
O Galpão das Artes e a Consultoria de Ações Culturais promovem espetáculos teatrais que, atualmente, são encenados pelos próprios facilitadores dos projetos desenvolvidos pelo Galpão.
Dos espetáculos já produzidos, O Macaco Malandro é o mais famoso. Baseado no texto de autoria de Tatiana Belinky, tem como objetivo geral permitir ao espectador acesso a uma montagem que instiga uma discussão sobre o valor do brinquedo e da brincadeira e sua importância na formação do caráter do homem.
O Galpão das Artes tem apresentado esse espetáculo em diversas cidades do interior de Pernambuco. Também já o apresentou na capital, Recife, e na Cidade de Coimbra, em Portugal.
O espetáculo tem a direção de Jadenilson Gomes, que também é ator, e a produção de Fábio André de Andrade Silva, arte-educador e ator. Conta, ainda, com a presença dos atores Nathália Albuquerque e Tarcísio Queiroz.