Edição 73

Profissionalismo

Início de conversa

Paulo E. Oliveira

familiaMuitos são os pais que, diante das profundas mudanças de nosso tempo, se perguntam:

Como devo educar meus filhos?

Como garantir-lhes uma formação adequada?

Como prepará-los para a vida?

Como ajudá-los a se tornarem pessoas felizes e realizadas?

Estas questões revelam a inquietação que agita o coração dos pais que, de modo responsável, assumem a tarefa de educar os filhos.

De outro lado, muitos professores confessam não estar preparados para enfrentar a tarefa da educação em tempos tão além da metodologia ou da didática a serem aplicadas: suas inquietações dizem respeito, sobretudo, à própria essência da educação, ou seja, à adequada preparação para a vida.

Este livro foi escrito para pais e professores inquietos. Na condição de pai e de professor, percebi, muitas vezes, que educar para a vida é muito mais do que oferecer conhecimento e erudição. Educar para a vida é preparar os filhos e os estudantes para assumirem a própria existência, fazendo dela algo pelo qual vale a pena viver; educar para a vida é permitir que os filhos e os estudantes, além de adquirirem conhecimento, cheguem também à sabedoria; educar para a vida é dar as ferramentas para que os filhos e os estudantes jamais deixem de ser aprendizes da própria vida e artesãos do próprio destino; educar para a vida é, mais do que informar, ajudar os filhos e os estudantes a formarem a própria personalidade, de modo livre e responsável.

Educar é uma arte, mas também uma habilidade que pode ser cultivada. Este livro quer aprimorar a arte daqueles que são naturalmente talentosos no ofício de educar. Mas, também, quer ajudar aqueles que, sem se considerarem tão habilidosos, sabem da responsabilidade que têm, como pais e professores, diante do futuro das novas gerações.

OLIVEIRA, Paulo E. Educar para a vida. Petrópolis: Vozes, 2007.

cubos