Edição 83

Projeto Didático

Jovens Empreendedores Construindo Valores

Escola Santa Maria – Timbaúba, PE

Escola Santa Maria desenvolve projeto de empreendedorismo focado na sustentabilidade

Introdução

jovens_img_1O termo empreendedorismo se desloca do mundo dos negócios lá de fora e entra no espaço escolar, dentro de uma visão dinâmica de Educação, em que se devem construir posturas de autonomia, criatividade, inovação, confiança, ética e trabalho em equipe diante dos novos paradigmas que despontam neste século.

Nesse contexto, a Escola Santa Maria de Timbaúba/PE tem desenvolvido um trabalho empreendedor com seus alunos, tanto em sala de aula como através das atividades complementares, no intuito de a eles proporcionar a oportunidade de desenvolverem ações empreendedoras.

Assim, em 2014, foi realizado, pela escola, o macroprojeto denominado Jovens Empreendedores Construindo Valores, no qual se engajaram todos os educadores. Antes disso, eles participaram de capacitação e estudo para ampliar sua visão sobre o tema, no intuito de trabalhá-lo de forma interdisciplinar, lúdica e criativa. Nessa perspectiva, foram traçados, junto aos alunos, vários miniprojetos, nos quais se focou a importância de ser empreendedor como um projeto de vida, o que já se pode iniciar desde cedo.

Nesses pequenos projetos, planejaram-se várias atividades práticas e de pesquisa, pautando a sustentabilidade como alternativa para a formação do compromisso socioambiental. Por isso, a aquisição de material reciclável e seu (re)aproveitamento para a criação e confecção de produtos, em parceria com as famílias e a comunidade, foram a matéria-prima para a realização de tal trabalho.

A culminância aconteceu por meio da Feira de Empreendedorismo, realizada no dia 02 de outubro de 2014, em que os produtos criados e produzidos pelos próprios alunos foram comercializados; e, do lucro, um percentual de 15% foi destinado à campanha da CNBB em prol da Síria. O projeto se expandiu por todos os cursos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Educação Infantil

A Educação Infantil, dentro desse macroprojeto, buscou desenvolver as habilidades dos alunos por meio de ações empreendedoras em que a sustentabilidade e a disseminação de valores necessários ao bom convívio social se misturaram ao lúdico, tornando a aprendizagem mais significativa. Com a participação dos pais, as crianças produziram brinquedos com material reciclável. Carros, papa-bola, pula-corda, cofrinhos, microfones e jogos, como de argola e da memória, fizeram a animação da criançada. Também houve a exposição e simulação de uma miniloja, em que as crianças vivenciaram a arte de comercializar.

jovens_img_2

Ensino Fundamental 1

Também agregado ao macroprojeto, o Ensino Fundamental 1 desenvolveu miniprojetos com atividades variadas e criativas, ocasião em que as crianças colocaram a “mão na massa”, demonstrando alegria em aprender fazendo.

Os miniprojetos trabalhados foram:
Sabores da Infância e Crianças Empreendedoras: Despertando Competência, Promovendo Saberes e Sabores, com atividades voltadas para a culinária.

Embelezando a Natureza com Recicláveis, quando os alunos decoraram lindamente o recantinho franciscano da escola.

Cust Modas, confecção de bijuterias e customização de roupas com material reciclável.

Timbaúba em 1 Minuto e Ética e Cultura, realização de curtas-metragens em que os alunos atuaram, utilizando a cidade como cenário onde se enfocaram questões éticas e culturais.

Horta na Escola, cujos leirões foram construídos com garrafas PET.

Paredões Mirins, carros de brinquedo adaptados com som e alto-falantes reciclados, que, além de comercializados, animaram o público presente.

jovens_img_3

Ensino Fundamental 2

No Ensino Fundamental 2, por meio de oficinas, foram criados e recriados objetos artísticos conforme tendências do mercado consumidor, na perspectiva do empreendedorismo. Os trabalhos se distribuíram também por meio de miniprojetos assim intitulados:

Customização, criação de roupas, seguindo as tendências atuais do mundo da moda e oferecendo peças exclusivas e personalizadas.

Jogos Matemáticos com Material Reciclável, confecção de jogos para serem trabalhados na formação de conceitos matemáticos, contribuindo para a resolução de situações-problema.

Mosaicos com Restos de Cerâmica, criação e produção de quadros, jarros, porta-joias utilizando as sobras de cerâmica das construções.

Comidas Regionais, produção de cartilhas contendo sugestões não só de receitas regionais saudáveis — em que se atentou para a mistura, a fermentação, a mudança de coloração e de aspecto, a massa, o volume, a quantidade, o sabor —, como também de aproveitamento e reaproveitamento integral de alimentos, além da produção de comidas típicas da região.

Fuxico, fabricação de peças artesanais (vestuário, toalhas de mesa, tapetes, bolsas) utilizando a técnica do fuxico, um artesanato local que pode gerar renda para a comunidade.

jovens_img_4

Bijuteria, aproveitamento de folhas de revistas, bolinhas de isopor, retalhos de tecidos, miçangas, contas e pérolas para a confecção de colares, brincos, pulseiras.

Biscuit, fabricação de pequenas peças de utensílios, adorno e decoração, trabalhada, inclusive, como arte-terapia, no sentido de melhorar a concentração.

Compostagem, coleta de resíduos orgânicos, envolvendo escola e comunidade, com revolvimento diário.

Óleo de Cozinha, Veneno para os Rios, que deu continuidade ao Projeto Santa Maria Eco 2000 — que trabalha questões socioambientais — e integrou escola e comunidade através de campanha para coleta de óleo usado. Nesse miniprojeto, também foram realizadas oficinas de fabricação de sabão, e, aproveitando o momento, foi feita a adesão ao programa Mundo Limpo, Vida Melhor, da ASA Indústria e Comércio Ltda. (que realiza a coleta e a reciclagem do óleo de cozinha usado em Pernambuco), implantando, assim, na escola, um posto de coleta de óleo de fritura. Para isso, firmamos parcerias não só com a comunidade escolar, mas também com restaurantes e lanchonetes e outras instituições de ensino. Já entregamos 600 litros de óleo à ASA, que, por sua vez, destina um percentual dos seus lucros ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), o que valoriza mais ainda o conjunto de ações, pelo compromisso e pela responsabilidade ambiental e social.

Ensino Médio

jovens_img_5O Ensino Médio participou de forma especial. Seu trabalho foi direcionado à vocação profissional, visto que muitos jovens ainda não se sentem seguros em relação à área em que pretendem atuar profissionalmente. Nessa perspectiva, o microprojeto desenvolvido foi O Jovem Empreendedor e o Mercado de Trabalho, ao qual se interligaram várias disciplinas, compreendendo as áreas de Saúde, Humanas e Exatas.

A culminância aconteceu através de uma feira de profissões com a participação de ex-alunos, que proferiram palestras e ministraram oficinas, tudo pautado em questões sobre a profissão que abraçaram ou que estão a abraçar.

O evento teve a participação do médico cubano Dr. Nestor Pelaez Herrero, do programa Mais Médicos, que contribuiu mostrando diferenças e semelhanças do curso de Medicina em Cuba em relação aos demais países, inclusive o Brasil.

Houve a participação de expositores, não apenas da Escola Santa Maria, como também de outras escolas da comunidade timbaubense, que abrilhantaram a feira e deram sua contribuição para ajudar jovens estudantes na sua escolha profissional. Participaram, ainda, instituições universitárias, como a Unipê (João Pessoa-PB) e a Facet (Timbaúba-PE), além de outras instituições de naturezas diferentes, como o Samu e a Polícia Militar de Pernambuco. Os alunos do Curso Técnico em Enfermagem da própria escola também participaram, compartilhando seus conhecimentos sobre sua profissão.

Palavra da diretora

Aos que fazem a Escola Santa Maria,

Compromisso, responsabilidade, união, garra e dedicação são algumas das qualidades que nortearam o projeto Jovens Empreendedores Construindo Valores. Estou muito feliz porque vocês abraçaram a ideia e fizeram o projeto acontecer de forma brilhante.

Como disse Madre Tereza de Calcutá, “Sabemos que o que fizemos foi apenas uma gota-d’água no oceano, mas, se não tivéssemos feito, essa gota faltaria”. Agradeço e parabenizo a todos pelo empenho e pelos resultados alcançados.

Carinhosamente,
Francisca Rodrigues

cubos