Edição 06
Espaço pedagógico
Língua Portuguesa
Princípios Gerais
A preocupação com o ensino da língua materna nas quatro primeiras séries do Ensino Fundamental deve concentrar-se no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita e no exercício – o mais complexo e variado possível – da linguagem oral. Considerando sua estreita relação com a escrita, assim como seu valor social e cultural, deve fazer parte dos objetivos da escola o ensino da norma culta em seus diferentes usos e registros.
Em função de tais objetivos, o projeto do Livro Didático deve partir do pressuposto de que as atividades de leitura, escrita e expressão oral, em situações reais de uso, devem ser prioritárias.
Critérios para Análise
1 – Relativos à natureza dos textos
A variação e a heterogeneidade lingüísticas devem ser valorizadas e efetivamente trabalhadas pelo Livro Didático (LD). Isso significa que: a) a introdução sistemática à escrita e à norma culta não deve silenciar nem menosprezar quer a modalidade oral da língua portuguesa quer suas variedades dialetais – regionais, sociais ou estilísticas; b) os gêneros e os tipos de texto selecionados pelo LD devem abranger uma gama tão ampla e diversificada quanto possível, propiciando à criança um acesso efetivo aos principais tipos de organização de texto e funcionamento discursivo da linguagem escrita.
A escolha não precisa restringir-se a textos de autores de língua portuguesa. Serão bem vindas boas traduções, que facultem ao experiência de leitura que possa propiciar, e não apenas pela presença de algum conteúdo curricular.
Deve ser combatido o uso de pseudotextos, criados única e exclusivamente para permitir a exploração de certos aspectos do conteúdo curricular.
A seleção de um texto para o LD deve justificar-se pela qualidade da experiência de leitura que possa propiciar, e não apenas pela presença de algum conteúdo curricular.
Os textos integrais são preferíveis aos excertos ou fragmentos. No caso da escolha destes últimos, é de fundamental importância, para um trabalho adequado de leitura, e mesmo de redação, que se preserve a unidade do texto.
Textos originais e autênticos são preferíveis a paráfrases e adaptações; estas últimas, entretanto, quando bem elaboradas, podem ser aceitas, desde que a sua inclusão não prejudique a dos primeiros, cuja presença no LD é imprescindível.
O LD deve incentivar o hábito da leitura e estimular professores e alunos a buscar textos e informações fora dos seus próprios limites.
2 – Relativos ao trabalho com o texto
Em qualquer tipo de trabalho com o texto (leitura, produção, elaboração de conhecimentos lingüísticos), é fundamental a diversidade de estratégias, assim como a máxima amplitude da gama de aspectos envolvidos.
Leitura
Os exercícios de exploração do texto devem colaborar para a reconstrução do sentido do texto pelo aluno, e não restringir-se à localização de informações.
As atividades de leitura podem e devem ser substituidas por conceitos lingüísticos que explorem as propriedades textuais e discursivas dos materiais selecionados.
Produção
As atividades de produção de texto devem contemplar o uso social da escrita, evitando o exercício não contextualizado e arbitrário de redação. Nesse sentido, devem levar em conta o processo e as condições de produção da escrita. As atividades não devem restringir-se à exploração temática, e sim envolver o trabalho com as características essenciais dos gêneros e tipos de texto.
Conhecimentos Lingüísticos
Esses conteúdos deverão ser trabalhados, na medida do possível, em situações de uso, evitando que a reflexão sobre a linguagem e a língua seja separada da experiência correlata.