Edição 21
Espaço pedagógico
Livros: um cantinho só deles
Toda sala de aula deveria ter um cantinho especial para os livros. Esse “cantinho” teria o objetivo de oportunizar à criança um espaço de desenvolvimento dos aspectos da leitura funcional, bem como a possibilidade de executar uma série de atividades que estão relacionadas à leitura.
Como organizar o “cantinho”
Os livros deverão ser arrumados de modo a facilitar sua consulta. Devem estar na ordem do fichário e em local de fácil acesso.
Outros elementos que fazem parte do “cantinho” são:
Fichas de Leitura: estas fichas deverão conter trechos dos livros para que a criança possa identificar e decidir sobre o livro que quer ler.
Fichas de Busca: estas fichas deverão conter pequenas atividades interessantes que terão como objetivo conduzir, de forma lúdica, a criança ao livro. Exemplos: crie fichas com charadas envolvendo o título do livro; escreva num pedaço de cartolina o título do livro, recorte em pedaços (forma de um quebra-cabeça), coloque-os num envelope; no envelope, escreva: Retire os pedaços de dentro, monte o quebra-cabeça e descubra o nome do livro que você vai ler. Use a sua imaginação e monte inúmeras Fichas de Busca. Seus alunos irão adorar a novidade.
Como montar o fichário do “cantinho”
Os livros do “cantinho” deverão estar relacionados em um fichário para facilitar a consulta. Vejamos alguns tipos de fichário.
Quanto à organização e à apresentação das fichas dos livros:
* Para a turminha do Ensino Fundamental (séries iniciais), coloque nas fichas uma figura que identifique o livro. Isso irá atrair a atenção da criança.
* Você pode organizar as fichas por ordem alfabética, de acordo com o título dos livros ou de acordo com o nome do(a) autor(a).
* Coloque na ficha algum dado interessante, que desperte a curiosidade sobre aquele livro.
* As fichas poderão ter o formato de um dos personagens e, no verso, os dados referentes ao livro: título, autor, etc.
* As fichas deverão estar organizadas, no fichário, de forma a facilitar o seu manuseio.
Quanto ao modelo de fichários:
* Você pode arrumar as fichas numa caixa de madeira, seguindo a ordem que melhor atender às necessidades das crianças. Decore a caixa de modo que a torne atraente, despertando, assim, a curiosidade das crianças.
* Em uma folha de cortiça, disponha as fichas em colunas (estilo sapateira), de forma que fique fácil o seu manuseio. Fixe a folha de cortiça na parede ao lado dos livros.
* Monte uma pasta (modelo arquivo) e, em cada compartimento, coloque duas fichas: uma com os dados do livro: título, autor…; e outra com alguma informação interessante sobre ele. Esse modelo conserva melhor as fichas.
Confeccione um porta-fichas:
Material: 1 folha de papel-cartão; colchetes nº 4; um pedaço de papelão do mesmo tamanho do papel-cartão; fio de náilon.
Confecção:
* Cole o papel-cartão no papelão.
* Coloque os colchetes, conservando entre eles os espaços que a figura abaixo determina.
* Prenda o fio de náilon nos colchetes, formando uma grade de linhas paralelas. Nessa grade, serão colocadas as fichas.
Essas são apenas algumas formas de fichário. Use a sua criatividade e invente outras formas, peça idéias aos alunos. Montem juntos o “cantinho”.
Arrumação dos livros
Dependendo do espaço disponível na sua sala de aula, você poderá arrumar os livros de várias formas. Apresentamos algumas sugestões abaixo:
* Escorredor de pratos: apesar de ser uma apresentação um pouco deficiente, resolve bem o problema da falta de espaço. Se na sua sala já tiver uma prateleira para os livros, o escorredor poderá servir para arrumar as fichas de leitura, as fichas de catalogação e/ou para colocar alguns livros em destaque.
* Estantes variadas: além das estantes existentes na escola, você poderá utilizar uma série de improvisações bem-sucedidas. Veja abaixo:
Os cuidados que devemos ter com os livros do nosso “cantinho”
Para chamar a atenção das crianças em relação aos cuidados que elas devem ter com os livros, sugerimos o seguinte:
* Confeccione vários bonecos de papelão grosso segurando um livro. Em cada livro, escreva mensagens como: Conserve-me limpo! Não me risque!… Coloque esses bonecos sobre a estante dos livros.
* Confeccione um móbile e, em cada fio, pendure mensagens como: Não dobre as minhas folhas! Fale bem de mim para outras crianças!…
* Solicite ajuda das crianças para a elaboração das frases. Lembre-se de que a apresentação desses cuidados deve ser interessante e atrativa, para que as crianças cumpram com prazer o que lhes é proposto.
Como confeccionar marcadores de livros
Uma idéia prazerosa e atrativa para evitar que as crianças dobrem a ponta da página do livro são os marcadores de livros. Você pode confeccioná-los de acordo com a história de cada livro. Veja algumas dicas:
* Para livros que falam sobre o mar:
Material: 40 cm de fita azul estreita; figuras de peixinhos ou de outros habitantes do mar; 1 clipe tamanho médio; e cola de artesanato.
Confecção: cole a figura escolhida em uma das extremidades da fita azul, no verso da figura, e cole o clipe, que deverá ser preso na capa do livro de modo que a fita fique livre.
* Para livros que falam sobre animais:
Material: uma tira de cartolina de 40 cm x 5 cm; figuras de animais; 1 clipe tamanho médio; e cola de artesanato. Em vez da tira de cartolina, você pode fazer uma trança de 25 cm com três fios de lã colorida.
Confecção: cole a figura escolhida em uma das extremidades da tira de cartolina ou da trança de lã. No verso da figura, cole o clipe, que deverá ser preso na capa do livro, de modo que a fita fique livre.
* Proceda da mesma forma para outros enredos, solicite idéias dos alunos, crie outros tipos de marcadores.
Como tornar o “cantinho” um lugar de criação
Proporcione aos leitores oportunidades de criação no “cantinho” através de:
* Flanelogravuras, fantoches e materiais de caracterização: com eles, as crianças poderão recontar a história com as figuras dos personagens do livro que leram.
* Cartazes ou murais: podem ser de incentivo; de apresentação de determinado livro ou de vários; ou de apreciação crítica dos livros, utilizando-se da análise das crianças sobre o que leram.
Material: papel-cartão; guache; figuras cortadas; um livro de histórias pequeno, de capa fina.
Confecção: execute o cartaz de acordo com o modelo. Pinte ou cole as figuras e faça um corte na altura dos joelhos das crianças. Prenda o livro no corte. Esse cartaz deve ser usado em um porta-gravuras, a fim de ter a inclinação necessária à sustentação do livro.
Aproveite essas informações e construa, na sua sala, o “cantinho”. Cuide para que ele tenha o estilo da sua turma. Torne a leitura um prazer para as suas crianças. Divirta-se lendo!