Edição 21

Professor Construir

Projeto Torneio da Leitura

Introdução

A escola, sendo um espaço propício ao incentivo à leitura, é capaz de fazer com que o aluno ponha em questão o universo em que está inserido, dando-lhe margens para interagir como sujeito que pensa. O aluno não pode se limitar às idéias de educadores que vêem a leitura como simples decodificação de símbolos gráficos, sem buscar na sua essência os pressupostos básicos de fazer aflorar o senso crítico nos seus alunos, partindo de uma necessidade própria de instigar constantemente, socializar a curiosidade e não se satisfazer com idéias prontas, sabendo julgá-las quando necessário.

A professora é fundamental nesse processo, garantindo o espaço e as condições para que os alunos se mostrem nas suas histórias, nas suas preocupações; é ela quem vai identificar, nesse universo de representação que se desvela, os temas, os problemas e os interesses a serem trabalhados pelo grupo. Não é priorizando os aspectos mecânicos da leitura que a escola criará um leitor reflexivo, crítico e participativo, capaz de estabelecer relações com seu mundo. Essencial é a função que a professora vai exercer no encaminhamento do processo da leitura.

Cabe à escola reconhecer sua capacidade de atuar como estimuladora do processo de leitura e propiciar o máximo em experiências, não apenas com base no código lingüístico escrito, mas no ouvir, comentar, criticar, sugerir, ler diferentes linguagens.

O aluno deve ter acesso aos mais variados materiais de escrita, sem, contudo, tornar-se passivo enquanto apenas recebe e aceita o que lê. Ao contrário, que seja encorajado o comentário, a crítica, a sugestão, como meios de promover a aceitação ou o questionamento sobre o texto lido. Esse parece ser um caminho mais eficaz que aquele comumente percorrido na escola.

Com essa perspectiva de despertar nos alunos a busca prazerosa pelo ato de ler, de promover a leitura entre eles de maneira autônoma, reflexiva e crítica, foi que surgiu o Projeto Torneio da Leitura, implantado pela pedagoga Euclídia Cunha Cachoeira, nas 3ª e 4ª séries do Colégio Centro de Educação Despertar da Criança, em Florianópolis, que tem como objetivos:

* Incentivar o gosto pela leitura.
* Tornar a leitura prazerosa.
* Oportunizar ao aluno a escolha do livro que irá ler.
* Dar liberdade ao aluno de fazer críticas ou elogios acerca do livro lido.
* Conhecer diversos textos.
* Promover e incentivar a livre expressão de idéias.
* Compreender a importância da leitura.
* Ampliar o vocabulário.
* Possibilitar o contato com os diversos tipos de texto.
* Incentivar o uso do dicionário como recurso para o entendimento das palavras desconhecidas.
* Possibilitar a troca de conhecimentos entre os alunos.

Desenvolvimento do projeto

Este projeto é dividido em quatro etapas, cada qual com a duração de um bimestre.

Toda semana os alunos são convidados a comparecer à biblioteca da escola, com o intuito de escolher um livro para ser lido; é importante ressaltar que nesse instante a função da professora é orientar o aluno na escolha de um livro adequado à idade dele, e não fazer imposições do título a ser escolhido.

O aluno terá o tempo suficiente para efetuar a leitura do livro (geralmente, com menos de uma semana já conclui a leitura) e assim que o tiver lido, caso esteja interessado em compartilhar os seus entendimentos sobre o que leu, fará sua apresentação para a turma. Ressalta-se que a apresentação do livro deve ser oral, podendo contar com o auxílio de cartazes, maquetes, textos, etc.

Aqueles alunos que já leram o livro apresentado pelo companheiro de classe têm o direito de se manifestar e lançar-lhe algumas perguntas. A professora, por sua vez, também pode questioná-lo (a idéia, nesse instante, é que a professora instigue o aluno, de maneira que ele demonstre os seus conhecimentos e dê a sua opinião a respeito do que leu). Assim que estiver encerrada a apresentação, a professora anota o título do livro lido e o número de páginas que ele possui, o aluno devolve o livro à biblioteca e escolhe outro para ler.

Dependendo do número de alunos que houver na sala e do tempo disponibilizado pela professora, todos poderão fazer a sua apresentação no mesmo dia.

Ao final de cada etapa, é somado o número de páginas lidas por aluno, e aquele que tiver lido mais, como incentivo, ganha um livro a ser escolhido por ele.

É importante salientar que o aluno deve estar livre para fazer ou não a apresentação do livro lido, sem imposição alguma da professora. O que se espera é que o aluno desperte um interesse próprio de compartilhar com os demais educandos os conhecimentos adquiridos com a leitura efetuada.

O que pode ser feito para estimular a participação do aluno nesse torneio?

* Alguns bônus em páginas podem ser oferecidos. Por exemplo: o aluno que ler um livro com mais de 50 páginas ganhará um bônus de 10 páginas ou aquele que ler mais do que 100 conseguirá um bônus de 20 páginas (em cada livro que ler).
* Solicitar ao aluno que elabore cartazes contendo informações sobre o livro que mais gostou de ler.
* Dividir a turma em grupos e, através de cartazes, fazer propagandas dos livros mais lidos e fixá-los pela escola.
* Criar uma carteirinha da biblioteca para cada aluno. Assim, poderão consultar nela os títulos que já leram.
* Possibilitar que os alunos também possam ler e apresentar para a turma livros que não sejam da biblioteca da escola.
* Solicitar a criação de textos contendo a opinião do aluno sobre o título lido.
* Comunicar aos pais a existência desse torneio, solicitando que eles sejam colaboradores no incentivo à leitura.
* Permitir que o aluno releia o livro.
* Possibilitar a troca do livro que o aluno estiver lendo, caso não esteja gostando de lê-lo.
* Visitar feiras de livros e bibliotecas municipais.
* Fazer uma campanha com a turma, pela escola, de incentivo à leitura.

Resultados obtidos na realização do projeto

Com a implantação desse projeto, pude constatar que a escola compromissada com o saber deveria ter como objetivo primordial o despertar no aluno do gosto e da importância da leitura, não uma leitura de palavras, através daqueles livros preestabelecidos pela professora e cobrados posteriormente em fichas de leituras, mas descobrir, no conjunto das palavras, a intenção de quem escreve, num ato de livre escolha e de promoção da criticidade.

A implantação desse projeto possibilitou:

* Maior autonomia ao aluno, proporcionando-lhe uma projeção ao mundo fantasioso, permitindo-lhe fazer parte dele, criando situações e buscando soluções até então não manifestadas.
* A integração entre a turma, pois trocaram idéias a respeito do livro que leram e fizeram sugestões aos demais educandos.
* Visitas à biblioteca da escola com mais freqüência.
* A ampliação do vocabulário, constatada nas diversas atividades desenvolvidas com a turma.
* A incorporação de novas palavras ao cotidiano dos alunos.
* A releitura de alguns livros por opção do aluno, fazendo-o perceber que reler pode ser tão forte, tão bom e tão esclarecedor quanto ler. Não é apenas na novidade que está o novo, mas pode estar na nova forma de nos aproximarmos de algo já conhecido e assim percebermos mudanças.
torneio01* O aumento do número de alunos interessados pela leitura.
* Envolvimento dos pais, da escola e do aluno durante todo o processo de realização do Torneio da Leitura.
* O despertar, nos demais alunos da escola, do interesse pela leitura.
* A incorporação da leitura como atividade diária do aluno.
* O descobrimento de que ler é, acima de tudo, um ato de prazer.

Para que projetos assim ocupem um espaço merecido nas escolas, há necessidade de se fazer uma reflexão, tentando resgatar o respeito ao significado e à finalidade do incentivo à leitura no processo de aprendizagem.

Euclídia Cunha Cachoeira é formada em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia.

Publicação: Diversidades da Alfabetização: concepções tradicional e construtivista. Virtus Revista Científica em Psicopedagogia. Universidade do Sul de Santa Catarina, 2001.

e-mail: kida2004@hotmail.com

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