Edição 93
Matérias Especiais
Mundo mágico da leitura e da escrita: o prazer da leitura se ensina
Colégio João Herman Rodrigues de Figueiredo – Conceição/PB
Viajar pela leitura,
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim, sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça
na imaginação!
Clarice Pacheco
Justificativa
Percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. Aspectos como: computadores, videogames, celulares, TVs, o acesso restrito a leitura no núcleo familiar e a falta de incentivo têm ocasionado o pouco interesse pela leitura, que, por sua vez, vem ocupando menos lugar no nosso cotidiano.
Dessa forma, o projeto Mundo Mágico da Leitura e da Escrita auxiliou o trabalho das professoras em sala de aula de maneira lúdica e prazerosa, no sentido de despertá-las para novas técnicas em relação ao processo de desenvolvimento cognitivo do educando, levando-os a uma prática produtiva para a vida cotidiana e provocando a produção de conhecimentos.
Objetivo geral
Auxiliar o trabalho dos professores na tarefa de despertar nos educandos o gosto pela leitura desde o início das etapas de escolaridade.
Objetivos específicos
• Promover um maior índice de leitura entre os alunos.
• Mostrar a relação entre autor e contexto histórico de suas obras.
• Proporcionar aos alunos o hábito e o prazer da leitura.
• Fazê-los reconhecer a leitura como algo imprescindível em sua relação com o outro e com o mundo.
• Identificar as diferentes formas de “viajar” através da leitura.
• Auxiliá-los a compreender que a leitura e a escrita desafiam nossa imaginação e possibilitam nosso crescimento intelectual.
Metodologia
As professoras dos anos iniciais, para desenvolver o projeto Mundo Mágico da Leitura e da Escrita, selecionaram algumas fábulas, pelo fato de as mesmas apresentarem claras e boas lições para nossa vida, trazendo sempre uma moral no final de cada história. Foi acrescentada uma aula de leitura semanal, no final das atividades, na qual cada aluno levou um livro de leitura para casa, tendo o prazo estipulado para devolução e socialização das leituras com os colegas. As professoras trabalharam, de forma dinâmica, informações sobre alguns autores, proporcionando momentos de leitura de diversas fábulas. Em seguida, foram levados alguns livros à sala de aula para que os alunos fizessem a leitura oral através das imagens. Os alunos foram incentivados a trazerem material do seu interesse, como: livros, revistas, jornais e textos diversos para produção de leitura e escrita.
O trabalho das professoras foi alicerçado nos seguintes itens:
• Grandes clássicos da literatura infantil.
• Seleção de obras, revistas e textos.
• Roda de leitura.
• Reescrita de fábulas.
• Poesia, jograis, paródia e cordel.
• Oficinas de redação.
• Leitura diversa.
• Sacola de leitura viajante.
Cronograma
O projeto de leitura aconteceu entre os meses de maio e novembro, promovendo uma aula de leitura semanal.
Culminância
A culminância do projeto aconteceu nos dias 15, 16, 17, 18, 19 e 20 de novembro, incluindo algumas tarefas em sala de aula e tendo como encerramento uma apresentação feita por cada uma das turmas aos pais de alunos.
Avaliação
A função da avaliação é alimentar, sustentar e orientar a ação pedagógica, e não apenas constatar certo nível de conhecimento do aluno… Torna-se, desse modo, uma atividade iluminada e alimentadora do processo do ensino-aprendizagem, uma vez que dá retorno ao professor sobre como melhorar a qualidade do ensino, possibilitando correções no percurso e retorno ao aluno sobre seu próprio desenvolvimento.
Sendo assim, a avaliação do projeto didático foi feita através da análise dos trabalhos produzidos (dramatizações, cartazes, murais, histórias recontadas, etc.) e da socialização dos grupos.
Maternal – Chapeuzinho Vermelho
Jardim I – O Patinho Feio
Jardim II – O Casamento de Dona Baratinha
1º ano – Branca de Neve e os Sete Anões
4º ano – O Mágico de Oz
2º ano – Sítio do Picapau Amarelo
5º ano – Literatura de Cordel
3º ano – Alice no País das Maravilhas
Coordenação do projeto:
Maria Nunes Rodrigues Belmiro (gestora)
e Sílvia Regina (coordenadora pedagógica)
E-mail: colegiojoaoherman@live.com