Edição 82

Projeto Didático

Na Trilha do Cangaço – Cultura Nordestina

Escola Primeiro Mundo de Aprendizagem – Santa Cruz do Capibaribe/PE

Objetivo geral:

Analisar o cangaço como um movimento social ocorrido no sertão nordestino.

O que o aluno poderá aprender com esta aula-passeio expositiva?

A analisar o cangaço como um movimento social ocorrido no sertão nordestino, na Primeira República, buscando compreender as razões que levaram ao fenômeno.

A identificar as principais características da literatura de cordel a partir do trabalho com a temática proposta na aula-passeio.

A apreciar a cultura nordestina do ponto de vista revolucionário (cangaço) e social no âmbito do sertão nordestino, levando em conta a época e as condições em que ocorreram.
Duração das atividades:

Acontecerá durante um dia inteiro na trilha do cangaço, no Museu do Cangaço e no teatro em Serra Talhada/PE.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Proclamação da República, República Velha e as Revoltas Rurais.

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Estratégias e recursos da aula – A história de Lampião e do cangaço

Parte 1: Levar impresso ou projetar para os alunos o panfleto de recompensa por Virgulino Ferreira, um interessante documento da trajetória do personagem histórico conhecido como Lampião.

Parte 2: Proporcionar aos alunos uma pesquisa acerca de Lampião e do cangaço, a ser realizada e desenvolvida como projeto cultural.

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Avaliação

O ensino de História deve encorajar o aluno a inquietar-se diante dos conteúdos e a ter curiosidade investigativa frente a textos e diferentes documentos. Ao mesmo tempo, intenta-se que o aluno relacione a aprendizagem escolar à sua experiência de vida como telespectador, internauta, consumidor, constituinte de uma família e de uma sociedade, sujeito histórico, enfim.

Nesta aula avaliamos o aprendizado em cada uma das etapas do trabalho desenvolvido:

Por meio da análise de documento de época e da pesquisa sugerida.

Por meio das percepções acerca das músicas e da participação nos debates propostos.

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Responsável pelo projeto: Prof. Carlos Silva.
Graduado em Teologia (STCN/PE e Fateh/MA), História e Cultura Afro-brasileira e Africana (MG) e Letras – Português/Espanhol (Unitins/TO).
Imagens cedidas: Michel Trajano, Oseias Carmo, Maria Victória.

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