Edição 73

Livro da vez

O dragão tem um problema

Flávia Cavalcanti da Rocha Dutra

dragao

O livro O Dragão Tem um Problema tem como objetivo aguçar a curiosidade dos leitores de imediato, visto que possibilita o surgimento de variadas hipóteses a respeito do tipo de problema enfrentado no decorrer da história, desde a capa, ou melhor, o título.

Assim, desperta a atenção de crianças, jovens e adultos, que, de acordo com suas bagagens de vida e expectativas, começam a imaginar em que situação-problema estaria envolvido o Dragão.

Outra característica geradora de interesse pela história é o fato de ter como personagem principal um dragão. Trata-se de uma figura mitológica cheia de mistérios, que até hoje muitas crianças acreditam que existe, ou, pelo menos, já existiu. Seria, quem sabe, primo dos dinossauros… Ele passa uma ideia de força e poder; geralmente é bravo. Surgem, então, as perguntas: “Como é possível um dragão, tão forte, apresentar algum problema? Não seria o dragão o próprio problema?”.

A partir de questionamentos como esses, várias temáticas podem ser trabalhadas ao longo da leitura e análise do livro, junto aos pequenos, médios e grandes leitores. Rótulos, estereótipos, convenções sociais baseadas nas aparências e nos “achismos” são desfeitos durante a história, que traz a fantasia envolvida em episódios bem reais.

Uma vez desvendado o mistério, vem à tona uma problemática antiga e, ao mesmo tempo, bem atual, presente na maioria das famílias. O cuidado com a alimentação, a higiene bucal, a prática de exercícios… Tudo o que se refere a uma vida saudável, nem sempre priorizada pelas pessoas.

Através dessa história recheada de onomatopeias, expressões engraçadas, ilustrações bem coloridas, é possível resgatar valores, levantar possibilidades criativas para a solução do tal problema e, sobretudo, evidenciar a importância do trabalho em conjunto, da união do grupo. Sem isso, os personagens jamais teriam sido vitoriosos!

Em um mundo onde a competitividade impera, poder ajudar os outros, procurar entendê-los mesmo que pareçam estranhos, diferentes, consiste numa verdadeira lição de humanidade e amor.

É sobre tudo isso que aborda o livro O Dragão Tem um Problema. Tenham uma ótima leitura e divirtam-se!

Flávia Cavalcanti da Rocha Dutra é graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco, graduada em Odontologia pela UFPE e contadora de histórias, além de autora de livro infantil. Atua como fonoaudióloga educacional e odontopediatra e presta assessoria a escolas e instituições nas áreas de Educação e Saúde.

cubos