Edição 136

Livro da vez

O livro definitivo da felicidade

Ricardo Castilho

Reflexões, caminhos e práticas para viver bem

Se a felicidade é algo que tem explicação, O livro definitivo da felicidade ajuda a compreender o que pode ou não pode ser a felicidade.

Guerras, crises econômicas, pandemias e outras questões do mundo atual ampliaram a consciência sobre a transitoriedade da vida.

A nossa passagem na Terra é muito breve. Assim, há uma busca crescente das pessoas pelo bem viver, por mais autoconhecimento e por encontrar sentido e motivos para a vida. Este livro convida o leitor a uma agradável viagem de autodescoberta de tudo aquilo que faz bem, a si e aos outros, contribuindo para que ele seja um agente construtor da própria felicidade ou da felicidade coletiva.

É uma obra que prima pela simplicidade dos relatos, numa linguagem acessível e universal. Os exemplos, colecionados junto a pessoas comuns e a grandes nomes da humanidade, são cativantes e instigantes. O autor trabalha com a emoção, abordando situações que movem atitudes no sentido de observar os aspectos positivos da vida e de como retirar, de eventos desfavoráveis, ensinamentos de serenidade, esperança e alegria.

Como tudo pode ser relativizado, a abrangência deste livro viaja pelo conjunto da sociedade, abarcando o pensamento filosófico, a religião, as artes, a literatura, a neurociência. Passa pelo samba, pela filantropia, pela adoção, mas sem deixar de considerar as guerras, a fome, a desigualdade — ou seja, a análise da felicidade também pelos seus antônimos.


Ricardo Castilho é filósofo, jurista, professor de Filosofia e Direitos Humanos em programas de doutorado e mestrado. Também é Pós-doutor em Direito pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco; Pós-doutor em Direito e Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina; Doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC-SP; fundador e diretor da Escola Paulista de Direito e da Law Concept Academy. Além disso, é autor de várias obras consagradas e palestrante no Brasil e no exterior.

cubos