Edição 13

Matérias Especiais

O Natal no Brasil

— E no Brasil? Será que ninguém dá bola para o Natal daqui? — brincou Bola da Hora.
— Claro que sim. Não temos neve, mas as nossas festas são muito animadas e espalham-se por todo o País — explicou Bola Bela.
— Ouvi alguém falar em festa?… — intrometeu-se Bola Bola. — Em festa tem brigadeiro, beijinho de coco, cajuzinho…

Chegança
Encenação da luta entre cristãos e mouros, que ocorria durante a Idade Média. Virou uma festa popular no Nordeste na época do Natal. Na Paraíba, a chegança recebeu o nome de barca.

Círio de Nazaré
Procissão realizada no segundo domingo de outubro, em Belém do Pará, em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré. Dizem que, por volta de 1700, nos arredores da cidade de Belém, um lenhador encontrou uma imagem de 30 centímetros, de Nossa Senhora de Nazaré. Ele decidiu levá-la para casa. Só que a estátua teria voltado ao local onde tinha sido encontrada. Os paraenses dão ao Círio de Nazaré uma importância equivalente à do Natal. Preparam ceia com pratos típicos (pato ao tucupi, maniçoba, tacacá e açaí), trocam presentes, e os trabalhadores costumam ganhar uma gratificação. No dia 25 de dezembro, o Natal também é comemorado. As pessoas têm o costume de desejar “Feliz Círio!”

Fandango
Os fandangos são danças rurais regionais, divididas em dois grupos: as batidas, apresentadas só por homens sapateando forte; e as valsadas (ou bailadas), em que casais arrastam os pés no chão. São representados na época do Natal. No Sul e no Sudeste, recebem o nome de Marujada.

Folia de Reis
Homens caracterizados de Reis Magos saem pelas ruas das cidades do interior de todo o País e param nas casas onde há presépios. Cantam, dançam e abençoam a família com uma bandeira que representa o anúncio do nascimento de Jesus. O grupo só se apresenta à noite e ganha ceia ou café nas casas visitadas. A festa vai de 24 de dezembro a 2 de fevereiro, embora o Dia de Reis seja comemorado em 6 de janeiro.

Marujada
Dança apenas de mulheres, comandadas pela “capitoa” e pela “subcapitoa”. São formadas duas colunas. As participantes caminham com passos curtos e ligeiros, para a direita e para a esquerda. Os homens fazem o acompanhamento musical com viola, rabeca, violino, tambor e cavaquinho. A festa vai desde o Natal até o primeiro dia do ano. Acontece entre a Bahia e a Região Sul.

Palácio Avenida
Espetáculo realizado desde 1991 e que já vem se tornando tradição em Curitiba, capital do Paraná. Das 116 janelas do Palácio Avenida, sede do banco HSBC, um coral de 140 crianças, com idade entre 8 e 12 anos, interpreta músicas natalinas e clássicos da música popular brasileira.

Pastoris
Na noite de Natal, pessoas reúnem-se diante de um presépio para cantar músicas natalinas, simbolizando a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus. É uma tradição que remonta ao Portugal do século XIII e que está muito presente no Nordeste brasileiro.

Reisado
Grupos compostos de um rei, uma rainha, um secretário, um vassalo, dois embaixadores, palhaços, músicos, cantores e dançarinos anunciam a chegada do Messias e homenageiam os Reis Magos. Usam roupas vistosas: saiotes coloridos de cetim, chapéus enfeitados de espelhos, flores artificiais e fitas. A festa é comemorada no Norte e no Nordeste.

Terno de Reis
Trios de cantores-dançarinos visitam a casa de amigos no período que vai do Natal ao Dia de Reis, tocando pistão, bombardino e clarinete. Esta tradição está desaparecendo. Sobrevive ainda em algumas cidades da Bahia.

Zakzuk, Maísa. Noite Feliz. São Paulo: Panda, 2002. p. 36 e 37.

cubos