Edição 13

Matérias Especiais

O Natal no mundo

Alemanha
Quatro domingos antes do Natal, as famílias mantêm a tradição de fazer a Coroa do Advento, formada por quatro velas. A cada domingo, uma vela é acesa. A árvore é decorada com os pfefferkuchen, bolachinhas recobertas de glacê colorido.

Austrália
Na Austrália, é verão no Natal. Por isso, na véspera, alguns australianos comemoram organizando um piquenique no campo ou na praia. O cardápio é variado, mas os pratos principais são peru, presunto e pudim de ameixa. Eles também decoram as casas com muitas flores e plantas.

Áustria
Há presépios montados por toda parte, e as árvores de Natal são iluminadas por velas. Para anunciar a Missa do Galo, músicos tocam trombetas nas torres das igrejas. Nas igrejas, os fiéis cantam Noite Feliz, segurando lanternas nas mãos.

Bangladesh
Neste país asiático, os cristãos plantam bananeiras para decorar a entrada das casas e das igrejas. Fazem arcos utilizando as folhas das bananeiras e pedaços de bambu. Depois, colocam óleo e “forram” as paredes das casas.

Bélgica
No dia 4 de dezembro, São Nicolau (como Papai Noel é conhecido por lá) visita a casa de todas as crianças para saber quem se comportou direitinho. Dois dias depois, ele volta para pôr os presentes em cestinhas que meninos e meninas deixaram perto da porta. Algumas crianças colocam, junto às cestinhas, cenouras para alimentar as renas de Papai Noel.

China
O costume de comemorar o Natal ainda é novo na China. Alguns chineses montam árvores artificiais em casa, decorando-as com enfeites feitos de papel, como flores e lanterninhas. As crianças penduram meias na sala e ficam à espera de Papai Noel.

Espanha
Nada é mais importante que o presépio, montado pelos adultos e pelas crianças. Nas principais cidades, os espanhóis podem ver presépios representados por pessoas. À meia-noite, uma vela é acesa ao lado do Menino Jesus.

Estados Unidos
O Natal americano é um dos mais iluminados do mundo. São lâmpadas por todas as partes, em casas, prédios, lojas e ruas. Os presentes são abertos na manhã do dia 25. A reunião de família ocorre na hora do almoço, quando se serve o tradicional peru.

Etiópia
Neste país africano, o Natal é comemorado no dia 6 de janeiro. Há um jogo tradicional ligado ao Natal, o Ko-lee, parecido com o hóquei. Os garotos vão para as florestas próximas em busca de gravetos, que devem estar secos e ser descascados e lubrificados com óleo para não se quebrarem. Juntam a isso uma bola feita de madeira. Tudo para relembrar os pastores que participavam desse jogo na noite em que nasceu o menino Jesus.

Finlândia
Sabia que o Papai Noel mora na Finlândia? Por quê? A história é a seguinte: como todo mundo já sabe, o trenó do bom velhinho é puxado por renas, pois a rena é o animal-símbolo da Finlândia. A vila de Papai Noel foi inaugurada em 1986 e fica na cidade de Rovaniemi, na região da Lapônia, a 800 quilômetros de Helsinque (capital da Finlândia), a 2 mil quilômetros do Pólo Norte e a 12 mil quilômetros do Brasil.

França
Os franceses comemoram o Natal e o Ano-novo repetindo a mesma festa, inclusive a troca de presentes. O doce típico é o buche, feito de marzipã, coberto com chocolate e em forma de tronco de árvore.

Grécia
Os gregos têm por tradição saborear os Kurabiedes, um doce amanteigado, especialmente distribuído para crianças em visita a parentes.

Holanda
O Natal é comemorado em 6 de dezembro, dia de São Nicolau. Esse é o dia da ceia e da troca de presentes. Além de São Nicolau, há outro personagem bastante tradicional: Black Peter, que vem limpar as chaminés das casas.

Inglaterra
As pessoas têm o costume de soltar fogos de artifício. Dentro deles, há pequenos presentes, que surgem quando eles estouram.

Itália
A grande festa é o almoço do dia 25, quando são trocados os presentes. A comemoração termina sempre com um doce. O mais tradicional é o strufulli, feito com massa frita, mel e nozes.

Lituânia
A ceia é composta de doze pratos especiais, que simbolizam os doze apóstolos. Nessa noite, ninguém toma bebidas alcoólicas.

México
La piñata é um grande enfeite cheio de doces, em forma de pássaro, de avião ou de boneca, que fica pendurado na árvore. As crianças usam uma varinha para fazer os doces despencar. Isso tudo com os olhos vendados.

Paquistão
Dia 25 de dezembro é feriado em memória de Jinnah, o fundador do Paquistão. Os amigos cristãos se visitam e trocam presentes e cartões. Nas cidades de Urdu e Punjabi, o Natal é chamado de “o grande dia”. As pessoas se vestem de roupas claras para representar a felicidade. Cumprimentam-se dizendo “Que o Natal abençoe você”.

Polônia
Os poloneses comemoram o Natal no dia 25 de dezembro, assim que aparece no céu a primeira estrela. Mas a troca de presentes só ocorre em 6 de janeiro.

Portugal
Na véspera do Natal, os portugueses costumam comer bacalhau. Depois, no almoço de 25 de dezembro, o prato mais tradicional é o cordeiro ao forno. Há também o bolo-rei, no qual o anfitrião esconde um pequeno presente. As rabanadas são muito apreciadas.

Rússia
O Natal não é reconhecido oficialmente. Mas, de 25 de dezembro a 5 de janeiro, os russos celebram o Festival de Inverno, tão importante quanto o Natal para nós. As pessoas decoram as conhecidas “Árvores de Ano-novo”. Um personagem parecido com Papai Noel veste-se com roupa vermelha, usa barbas brancas e botas pretas. Sua ajudante chega badalando um sininho no dia do Ano-novo. Há russos que comemoram o Natal no dia 6 de janeiro. As crianças recebem presentes no primeiro dia do ano.

Suécia
As famílias suecas iniciam a comemoração do Natal em 13 de dezembro, dia de Santa Lúcia. A filha mais velha da família serve café e pães doces a todos, vestindo um robe branco, um cinto vermelho e uma coroa de velas acesas. Dois pratos bem tradicionais são o pão de gengibre e o peixe desidratado, assado na manteiga.

Zimbábue
Na manhã de 25 de dezembro, as crianças cantam canções natalinas nas igrejas. A grande refeição, preparada pelas mulheres, é servida à uma hora da tarde. Não podem faltar no cardápio carne de boi ou de cabra, pão, geléia e chá. À noite, depois do jantar, os adultos se reúnem para cantar música gospel.

Zakzuk, Maísa. Noite Feliz. São Paulo: Panda, 2002. p. 32 – 35.

cubos