Edição 105

Dicas para o professor

ORGANIZAÇÃO EM PRIMEIRO LUGAR

É comum que os professores trabalhem em mais de uma turma e, por vezes, em mais de uma escola. Para não se perder em meio a esse mar de alunos, procure abusar da organização.

1 – No seu computador, deve haver muitas pastas separando o que é de cada escola; dentro das pastas, separe os documentos por série e, dentro das séries, separe as turmas. Assim você não se perde.

2 – Se você ainda não estiver pronto para deixar de lado a mania de imprimir todos os papéis que precisa usar, acostume-se a separar os materiais em pastas etiquetadas, de preferência com cores semelhantes. Por exemplo: os materiais dos 6os anos estão em pastas verdes.

3 – No seu dia a dia, organize datas e horários para o trabalho de cada escola. Procure sempre terminar o que começa. Dessa forma, se começou a corrigir os trabalhos bimestrais do 8º ano, termine-os antes de pegar os de outra turma. De preferência, termine o trabalho de uma escola antes de começar a pensar em outra. Isso torna a sua mente mais focada nos objetivos de cada instituição.

4 – Respeite seus horários e concentre-se no seu trabalho. Lembre-se de que a melhor maneira de “ficar livre” para outras atividades é iniciar um novo trabalho assim que ele começa a “apitar” em sua cabeça. Uma vez iniciado, mantenha a concentração na atividade. Isso irá ajudá-lo a finalizá-lo no tempo previsto.

Revista Profissão Mestre – junho/2007

cubos