Edição 120
Fique por dentro
Pensamentos do Paulo Freire
Paulo Reglus Neves Freire (Recife, 1921‒São Paulo, 1997) ‒ educador brasileiro. Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização quanto para a formação da consciência. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento denominado Pedagogia Crítica.
“Todo educador é um bom educando, e todo educando é um educador.”
“O educador deve também ser um educando, que deve aprender da realidade e das pessoas com quem trabalha.”
“Ninguém educa ninguém, ninguém educa si mesmo; os homens educam-se entre si, mediados pelo mundo.”
“O ensino não foi o começo, o começo foi a aprendizagem. Foi aprendendo que a gente descobriu que era possível ensinar a aprender. Eu parto daí.”
“Como professor, não me é possível ajudar o educando a superar sua ignorância se não supero permanentemente a minha.”
“Os animais não têm história, pois não percebem que são distintos do mundo, mas o ser humano percebe essa diferença e constrói uma história e transforma o mundo.”
“Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”
“Gostaria de ser lembrado como alguém que amou a vida.”
“A leitura do mundo precede a leitura da palavra.”
LAGO, Samuel. Aos mestres com carinho – frase book educacional: 1.000 pensamentos sobre educação. Curitiba: Nossa Cultura, 2008. p. 8-12.
