Edição 15

Ambiente-se

Plantando uma Árvore passo a passo

1. Colete os frutos diretamente dos ramos ou apanhe os que caíram no chão.

2. Retire as sementes dos frutos. Lixe levemente as mais duras, sem prejudicar a parte (hilo) de onde brotará o embrião.

3. Separe as sementes de impurezas.

4. Use uma peneira para retirar as sementes da polpa do fruto. Num recipiente com um pouco de água, coloque as sementes e deixe fermentar por três dias, depois lave-as.

5. Prepare o local onde as sementes germinarão: junte 40% de terra argilosa, 40% de areia e 20% de húmus; preencha uma caixa de madeira ou de plástico (com vazão para a água) com essa mistura. Para não escorrer areia pelas frestas da madeira, forre a caixa com um tecido permeável.

6. Pressione as sementes levemente sobre a terra. Cubra-as com uma camada de terra de espessura igual à da semente e pulverize com água.

7. Para a germinação das sementes, mantenha a caixa na sombra, em uma estufa, dentro de casa, ou cubra-a com uma tela que a proteja do sol. Deixe espaço para o crescimento das mudas.

8. Assim que brotar o primeiro par de folhas, transplante a muda para um recipiente maior: use um recipiente com capacidade de um litro. Tome cuidado para as raízes não ficarem enoveladas. Com altura aproximada de 30 centímetros, a árvore já pode ser plantada no jardim.

9. Plante no início da estação das chuvas. Faça uma cova com, no mínimo, 15 centímetros em torno do torrão da muda.

10. Prepare uma mistura com um terço de terra argilosa, um terço de esterco de curral curtido e complete com a camada superficial retirada da cova. Cubra 15 centímetros do fundo da cova com essa mistura, assente o torrão e deposite o resto dentro da cova, em torno dele, mantendo o nível original da planta.

11. Depois de plantada, regue a muda com bastante água.

12. Erga uma área de proteção em torno da planta, que pode ser preenchida com folhas secas, cascas de árvore, etc., para manter a umidade do terreno.

13. Árvores jovens podem ser transplantadas com facilidade. Pode ou corte os ramos, amarrando-os com fios de sisal ou de palha de milho. Para solidificar o torrão que envolve as raízes, sangre-as (corte-as) num diâmetro equivalente à copa, com antecedência de, pelo menos, um mês.

14. Libere o torrão. Passe um tecido de fibras naturais em volta do torrão, atando as extremidades.

15. Proteja a parte inferior com o mesmo tecido e amarre a embalagem com fios naturais.

16. No transporte, segure a muda pelo torrão, e nunca pelo tronco.

17. Apóie a planta numa estaca de madeira ou de bambu, introduzida um metro no solo e com altura superior à da muda, para garantir o crescimento retilíneo e evitar que ela tombe. Na amarração (em forma de um oito deitado), utilize material que não danifique o tronco da árvore, como sisal, palha de milho, tiras de borracha, etc.

18. Construa uma proteção ao redor das mudas recém-plantadas, para melhor protegê-las.

19. Plante a 50 centímentros do meio-fio, nas calçadas ou em áreas públicas.

20. Nas calçadas, recomenda-se plantar mudas de árvores adultas, com 1,80 m ou mais de altura.
Plante as árvores espaçadamente, conforme o tamanho das copas. Nas calçadas, sob a fiação elétrica, plante somente árvore que alcance até 6 metros de altura. A poda das árvores das ruas deve ser feita apenas pelos órgãos municipais.

“Que árvore é essa?”
Governo do Estado de São Paulo – Secretaria do Meio Ambiente.

cubos