Edição 128
Refletindo
Por que sou professor
Silas Corrêa Leite
— Sou PROFESSOR porque… amo a vida, amo as pessoas, amo servir e trocar confeitos de sonhos e esperanças.
— Sou PROFESSOR porque… creio na fé, no conhecimento e no saber que provoca mudanças essenciais para todos.
— Sou PROFESSOR porque… o amor também move moinhos, além de mover montanhas, e é pra frente que se anda, é pra cima e pra dentro que se evolui espiritualmente.
— Sou PROFESSOR porque… pássaro que sabe que pode voar mais longe tem que partir primeiro…
— Sou PROFESSOR porque… acredito na distribuição do pão e da água, além da vontade de viver intensamente, tecendo somas de vivências e iluminuras.
— Sou PROFESSOR porque… confio na beleza da produção de conhecimento e da pesquisa em parceria dinâmica salutar.
— Sou PROFESSOR porque… a alma da ciência é a perseverança e o dinamismo da dedicação, uma missão pelo viés plural-comunitário.
— Sou PROFESSOR porque… a palavra é luz; o livro é estandarte; e a troca de bagagens (ave, Paulo Freire) é um elo de exportação à vida infinita, que é uma eterna busca.
— Sou PROFESSOR porque… a união vale o esforço, faz a força dos grupos docente e discente irmanados; a união de propósito em comum faz o acervo ético; e a amizade é uma escada para o alto, para a essência vital do divino amor cósmico.
— Sou PROFESSOR porque… sempre me encontro comigo mesmo, a cada aula, a cada situação-problema, e, quando estou em sala de aula, eu me sinto dentro do meu próprio coração.
— Sou PROFESSOR porque… lecionar é uma lavra de humanismos de resultados, arados e estrelas no mesmo canteiro sideral da espécie que é energia, calor e luz.
— Sou PROFESSOR porque… dar aulas é oferecer a mão estendida, o ombro amigo, o afeto que se encerra num abraço terno à procura de uma boa mensagem sementeira para o futuro.
— Sou PROFESSOR porque… a pedra bruta para se tornar diamante de valor precisa de estima, da lucidez e do fogo da forja, que é primordial no caminho do estágio evolutivo sequencial.
— Sou PROFESSOR porque… a docência é missão, é dádiva, é semeadura de tantas estradas que vão dar muito além deste planeta geoide.
— Sou PROFESSOR porque… de uma maravilhosa mestra, me fiz poeta precoce; de uma educadora meiga, me fiz Crusoé; de uma pedagoga diferenciada, me fiz baladeiro a oxigenar seixos íntimos, sonhando — nos estudos, nos livros, nas aulas — um lugar ao sol e o pote de ouro atrás do arco-íris.
— Sou PROFESSOR porque… me respeito e gosto de fazer o que faço, amando para ser amado, modificando-me (e moldando-me sempre para melhor) a cada dia, descobrindo sempre novos horizontes pelo olhar do aluno-filho, cada um deles com perspectiva especial de uma alma cidadã.
— Sou PROFESSOR porque… faço parte da orquestra dos sensíveis e me dou, livro aberto, para a biblioteca universal dos dias que são páginas de rostos de seres puros, buscando aprendizados e letramentos…
— Sou PROFESSOR porque… ensinar é levar o aluno, enquanto ser e enquanto humanus, para uma viagem ao reino encantado da palavra, do saber e até do conhecimento científico.
— Sou PROFESSOR porque… como diz o poeta, o aluno é como a madeira: se for devidamente “tocado” — INSPIRADO! —, pode tornar-se flauta.
— Sou PROFESSOR porque… minha maior rebeldia é querer mudar o mundo pra melhor, plantando ideias no coração e na mente de meus canteiros cíclicos que, certamente, levarão minha mensagem de amor e fé para o futuro da espécie, uma vida melhor, mais justa.
— E, por fim, sou professor porque assim sou feliz, pareço feliz, semeio sentidos de grandes buscas, com parcerias, vivências de inclusão, e sei que, com certeza, há muito mais luz no processo do ensino-aprendizagem. E sei também que o aluno é uma árvore que tem que ser bem cuidada, bem regada, bem preparada, solidificada com carinho, bem adubada, para, serenamente, crescer e dar flores e frutos. E, assim, sei da responsabilidade que, com meu trabalho, tenho para com a sociedade, com a vida, com o mundo, por isso mesmo espero ser um dia um belo fruto na seara desses alunos que amo tanto.
Silas Corrêa Leite é Especialista em Educação, coordenador de pesquisas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo/Universidade de São Paulo (Fapesp/USP), integrante da Estância Boêmia de Itararé/SP. É poeta e ganhou o Prêmio Lygia Fagundes Telles para Professor Escritor (Centro de Referência em Educação Mário Covas (CRE), São Paulo/SP).
E-mail: poesilas@terra.com.br
Revista do Professor. Porto Alegre. Ano 25. n. 98. abr./jun., 2009.