Edição 102
Projeto Didático
Projeto cultura de serra talhada
Identificação da instituição
Unidade Escolar:
Colégio da Imaculada Conceição
Endereço:
Rua Manoel Pereira da Silva, 841
Grupo Gestor
Diretora:
Ir. Sandra Borges Araújo
Coordenadoras:
Francisca Pereira Neta
Irmã Maria Aparecida Morais de Oliveira
Josicléa Pereira da Silva
Lizianne Keila Lopes Amaral
Professores da Educação Infantil, Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
Público-alvo:
Estudantes da Educação Infantil, Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e demais interessados pela proposta
Apresentação
O presente trabalho tem como objetivo despertar, nos estudantes, o interesse de conhecer a história de sua cidade.
A cidade de Serra Talhada teve seu início em meados do século XVIII, com a chegada do capitão-mor da esquadra portuguesa, Agostinho Nunes Magalhães, que arrendou a sesmaria à Casa da Torre. Às margens do Rio Pajeú e no sopé da Serra Talhada, instalou a fazenda de criar gado que denominou Fazenda da Serra Talhada, numa alusão direta à serra que lhe emprestava o nome.
Com a posição privilegiada dos currais de Agostinho Nunes, nos caminhos que levavam ao Ceará, à Paraíba e à Bahia, eles logo passaram a ser ponto de encontro de vaqueiros e peões que transportavam seu gado para aqueles estados, e, assim, despretensiosamente, começou a formar-se um ajuntamento de feirantes, negociando principalmente animais, dentre outros bens. Isso aconteceu por volta de 1789/1790, na mesma época em que era erigida uma capela para a fazenda sob bênçãos de Nossa Senhora da Penha. Nascia aí também a vocação mercantilista do município. A feira de Serra Talhada hoje tem aproximadamente 220 anos, e desde a primeira vez que aconteceu (numa segunda-feira), continua até hoje sendo realizada nesse mesmo dia da semana.
Com o comércio surgido pelo ajuntamento dos vaqueiros, peões e tropeiros, a fazenda começou a tomar ares de povoado e logo se transformou em Villa Bella, nome adotado quando de sua emancipação de Flores, até então cabeça de comarca, em 6 de maio de 1851.
Somente em 1939, por um decreto do então governador Agamenon Magalhães, Villa Bella recebeu de volta seu nome de origem e passou a chamar-se Serra Talhada. A história da cidade é uma das mais ricas de todo o Estado de Pernambuco. Os fundadores participaram ativamente da história de Pernambuco e do Brasil, e seus descendentes, como Agamenon Magalhães, figuram entre as principais lideranças políticas brasileiras.
A cultura serratalhadense é muito vasta, rica em seus diversos segmentos.
No campo poético, temos diversos representantes. Muitos, ainda no anonimato, esperam uma oportunidade para lançar os seus trabalhos, já que não existem incentivos, seja municipal, estadual ou federal. Contudo, conseguiram mostrar seus pensamentos através das Coletâneas Poesias Desafios. Foram mais de 40 poetas descobertos, que saíram do total anonimato.
No campo da música, temos vários compositores que lutam por um lugar ao sol. São muitos os trabalhos musicais gravados.
Nas artes plásticas, apresentam-se grandes talentos, como também no teatro poderemos citar diretores e atores que não deixam a desejar. E, falando nisso, temos na atualidade os atores Arnaud Rodrigues e Batoré, fazendo sucesso e orgulhando a nossa gente.
Como vimos, Serra Talhada é muito rica em história e cultura e abriga talentos, seres humanos que podem, a qualquer momento, despontar com sucesso, haja vista tanto potencial cultural existente no nosso meio. Para finalizar, temos o xaxado, a dança dos cangaceiros, e somos berço de Virgulino Ferreira, o Lampião, que de arma em punho fez a lei no Sertão e é estudado em todo o mundo.
Vale ressaltar que, durante a realização do projeto, serão trabalhadas ainda as disciplinas: Português, Matemática, Ciências, História, Geografia, Biologia, Literatura Infantil, Arte, Sociologia, Filosofia, Inglês, Educação Física, Ensino Religioso e Informática.
O projeto tem como finalidade a construção da aprendizagem, para o melhor desempenho na formação do Homem como um ser em constante transformação atuando no meio em que
se insere.
Introdução
A escola é um espaço social importante em nossa vida, e é nela que construímos a nossa história, a nossa individualidade e nossas relações sociais. Há necessidade de o Homem demonstrar, por meio do movimento do corpo, suas emoções, seus desejos, sua liberdade de expressão. Desse modo, é importante vivenciar, no âmbito escolar, as mais diversas possibilidades de expressão, como dança, teatro, canto, poesia.
Como educadores, devemos contribuir para a formação de uma geração consciente em relação ao seu papel como cidadão voltado para uma valoração ética, social, econômica e cultural, além de pensar numa escola que promova esse aprendizado, a fim de se ensinar a importância de atitudes que pretendem oferecer ao aluno uma relação mais efetiva e intimista, com a possibilidade de aprender e expressar-se criativamente através da arte.
A cultura envolve um conjunto multidimensional e diversificado de fatores que nos permitem compreender as sociedades humanas no seu específico contexto espacial e temporal.
As crenças, os valores, as tradições, os costumes, a linguagem, a comunicação, a organização social, a ciência e a tecnologia e a arte nas suas mais variadas formas de expressão constituem um amplo acervo de manifestações culturais.
Através da educação, da aprendizagem e de outros mecanismos de adaptação e conformação sociais, os elementos culturais vão sendo transmitidos de geração em geração, formando um conjunto estruturado e coerente, em que cada pessoa é simultaneamente receptora e produtora de cultura.
A ideia do projeto é de trabalhar a história da nossa cidade observando os aspectos culturais de Serra Talhada.
Como educadores, devemos contribuir para a formação de uma geração consciente em relação ao seu papel como cidadão voltado para uma valoração ética, social, econômica e cultural.
Problemática
O ensino da cultura local em ambiente escolar é ministrado com a finalidade de contribuir como uma fonte de informação e formação do ser humano, auxiliando os estudantes a construir sua autoimagem e conhecer o mundo em que vivem, colaborando assim para uma imagem social.
Justificativa
Resgatando raízes, o intuito é incentivar os estudantes a valorizar as nossas expressões culturais, manifestadas, por exemplo, nas músicas, danças e tradições.
Sentindo a necessidade de conhecer e resgatar a nossa cultura é que nós pensamos em realizar esse projeto.
Sendo assim, o Projeto Cultura de Serra Talhada dá a oportunidade aos estudantes de demonstrar, através de dança, teatro, música, poesia, etc., o que há de mais íntimo na essência do seu ser, utilizando a imaginação e a criatividade como meios de vivenciar, participar, expressar, comunicar e transformar seus sentimentos, preparando os caminhos pelos quais podem perceber a beleza de tudo que os rodeia.O Projeto propõe uma série de atividades artísticas e culturais, um lazer saudável e criativo por meio de oficinas com artistas locais/regionais, visando a produção e a propagação da produção cultural e de iniciação musical como estratégia do processo de construção digna dos indivíduos. Também utiliza a linguagem artística, cultural e corporal enquanto ferramenta capaz de despertar na criança e no adolescente o desejo pela arte e consequentemente pela vida.
O projeto mostra-se como um instrumento que se soma a inúmeros outros na disputa pelos sentidos da vida, pela compreensão e valorização da existência humana, resgatando, fortalecendo e divulgando a cultura popular, permeada de sentidos e escolhas. Em linhas gerais, o esboço procura criar uma rede de comunicação comunitária capaz de produzir e descentralizar a informação e o conhecimento procura realizar mostras e demais apresentações com os produtos finais do projeto (espetáculos teatrais; apresentação da banda musical; oficinas; produção, edição e disponibilização de materiais audiovisuais; passeios; etc.).
Em todas as atividades, o registro das ações e dos processos que culminaram nas referidas atividades soma-se ao conjunto dos objetivos propostos, numa perspectiva que permitirá aos participantes a compreensão de que suas ações serão vistas e servirão de incentivo a inúmeros outros grupos de jovens em situação semelhante.
Objetivo geral
Resgatar, preservar e divulgar a valorização da cultura de Serra Talhada na busca de conhecimentos culturais acerca de nossas tradições de formas prazerosas e diversificadas, a fim de alcançar os objetivos pedagógicos.
Objetivos específicos
• Incentivar o desenvolvimento de manifestações socioeducativas e culturais no âmbito escolar.
• Reconhecer os talentos artísticos musicais da terra.
• Promover a integração da comunidade escolar.
• Estabelecer laços de companheirismo, solidariedade e união em classe.
• Desenvolver o hábito de ouvir com interesse as informações trazidas pelos colegas.
• Conhecer as comidas típicas de Serra Talhada.
• Demonstrar atitudes de respeito às tradições culturais.
• Resgatar o sentido do tempo e o valor da memória histórico-cultural.
• Comparar a realidade socio-cultural: ontem, hoje e amanhã.
• Despertar no aluno o olhar crítico sobre a história da sua cidade.
• Proporcionar aos alunos contextualização das demais disciplinas.O Projeto Cultura de Serra Talhada pretende despertar, nos educandos, a busca prazerosa pelo ato de conhecer a história cultural da cidade.
O Projeto Cultura de Serra Talhada pretende despertar, nos educandos, a busca prazerosa pelo ato de conhecer a história cultural da cidade.
Proposta de trabalho
O Projeto Cultura de Serra Talhada, do Colégio da Imaculada Conceição, visa trazer à comunidade serratalhadense a valorização da nossa cultura.
Os eventos dão visibilidade aos protagonistas da cultura e também promovem reflexão sobre prática e produção, visto que há um intercâmbio de relações entre estudantes, professores, artistas locais, atores culturais e comunidade. As ações relatadas neste trabalho trazem uma relevância social no âmbito local, que complementa o propósito inicial. Como resultado dessas práticas, observa-se a importância de manter espaços para apresentação das obras de artistas locais, simultaneamente à formação de um público interessado em cultura, como contribuição para o fortalecimento do setor cultural.
Evidenciam-se a importância e o fortalecimento das obras literárias, cantores e compositores.
A instituição de ensino pretende utilizar a arte e a cultura local como ferramenta pedagógica, possibilitando aos alunos o contato com as manifestações artísticas de forma integral.
As atividades do presente projeto serão realizadas durante o ano letivo, sendo destinada uma noite do mês de novembro para a apresentação da Noite Cultural.
O Projeto Cultura de Serra Talhada pretende despertar, nos educandos, a busca prazerosa pelo ato de conhecer a história cultural da cidade, a partir da realidade sociocultural dos alunos, abordando os diferentes aspectos da cultura de sua cidade com amplitude e profundidade, de modo que suscite, em cada um, o resgate da memória de suas etnias e lhes propicie a valorização do seu povo, da sua história, do seu eu em cumprimento com os objetivos traçados.
Metodologia
O Projeto Cultura de Serra Talhada utiliza como base os conceitos de cultura e ação social, que se articulam para dar sustentação teórica às práticas desenvolvidas. A partir dessas referências, segue uma metodologia baseada na descrição detalhada das atividades, buscando princípios para fundamentar a prática cultural da cidade associada a ações na área da cultura que visam integrar os grupos e artistas locais.
Nessa perspectiva, Teixeira Coelho (2001, p. 33) traz o conceito de que a “ação cultural tem sua fonte, seu campo e seus instrumentos na produção simbólica de um grupo”. Nesse caso, considera-se um grupo formado por estudantes e professores, comunidade artística e cultural e público de Serra Talhada.
Os agentes da ação cultural envolvem estudantes e professores, que se organizaram para realizar os eventos; a comunidade artística, que teve um espaço para a divulgação de seus trabalhos e apresentações; e a comunidade serratalhadense.
Na análise de Coelho, para efetivar-se, a ação cultural recorre a agentes culturais previamente preparados e leva em conta públicos determinados, procurando fazer uma ponte entre esse público e uma obra de cultura ou arte (COELHO, 1997, p. 32).
“A ação cultural surge assim para responder à pergunta ‘o que fazer?’ com a cultura e a arte hoje, neste tipo de sociedade a que chegamos” (COELHO, 2001, p. 10-11). Ou seja, conforme o autor, a ação cultural oferece uma resposta para dinamizar as práticas culturais e buscar alternativas para valorização da diversidade de artistas e grupos em um determinado contexto.
É o que destaca Coelho ao discutir os princípios da ação na sociedade: a ação cultural tem sua fonte, seu campo e seus instrumentos na produção simbólica de um grupo. E, entre as formas do imaginário que a constituem, as da arte — ao lado de práticas culturais leigas, mítico-religiosas, etc. — são privilegiadas, por mais que se diga o contrário. O trabalho com uma modalidade artística em particular pode até não ser do interesse de uma ação cultural específica. Mas o que é vital à ação cultural é a operação com os princípios da prática em arte, fundados no pensamento divergente (identificado por Gaston Bachelard como o “princípio do diagrama poético”, que consiste em aproveitar, para o processo, tudo que interessar, venha de onde vier, na hora em que for necessário, sem o recurso a justificativas claras e precisas) e no pensamento organizado e movido pela possibilidade, pelo vir a ser (COELHO, 2001, p. 33).
Stuart Hall afirma que “cultura não é uma prática nem é simplesmente a descrição da soma dos hábitos e costumes de uma sociedade. Passa por todas as práticas sociais e é a soma das suas inter-relações” (2000, p. 60). Eventos culturais e sociais são exemplos de oportunidade de práticas sociais para a comunidade: é a cultura que carrega consigo a identidade de uma população, no caso a população da cidade de Serra Talhada. A partir dessas reflexões, entende-se que as iniciativas promovidas pela comunidade escolar, guardados os seus limites estruturais e de alcance de público, apresentam contribuições no fortalecimento da prática da cultura no seu cotidiano, conforme abordado neste trabalho.
Partindo desse pressuposto, o projeto será efetivado da seguinte forma:
Primeira etapa:
• Levantamento dos conhecimentos prévios, estabelecendo um paralelo com o conhecimento formal, de maneira contextualizada, desafiando o aluno a pensar sobre a experiência vivenciada.
• Apresentações das bandas musicais – Banda Filarmônica, Colégio Municipal Cônego Torres, Cornélio Soares e Irnero Ignácio.
• Apresentações dos artistas da terra.
• Resgate dos utensílios antigos para exposição baseada na cultura serratalhadense.
• Teatro com o ontem e o hoje.
• Danças típicas da cidade, principalmente o xaxado.
• Comidas típicas de Serra Talhada.
• Músicas que marcaram a época de Serra Talhada.
• Oficinas de artesanato.
• Atividades de ginástica e capoeira.
• Culinária da nossa cidade.
• Reprodução de obras de arte que retratem culturas variadas.
• Contação de histórias e lendas típicas da cidade.
• Livro de cordel e poemas com os artistas da terra.
Segunda etapa:
Língua Portuguesa: Organização de roteiro para entrevistas; elaboração de questionário. Pesquisa sobre dialetos e elaboração de texto.
Sociologia: Pesquisa de campo das diferentes culturas; identificação do eu dentro da comunidade.
Filosofia: A partir da expressão “Conhece a ti mesmo”, estudo e análise de textos filosóficos, pois conhecer a cultura é conhecer o próprio Homem.
História: Construir uma árvore genealógica a partir da contemplação da sua própria história, visando o resgate da cultura, o ontem e o hoje. Apresentação da árvore genealógica através de mural de fotos e linha do tempo.
Geografia: Construção de maquetes da cultura de Serra Talhada.
Arte: Elaboração de teatro e apresentação da peça Conhece tua cultura, conhece a ti mesmo.
Inglês: Disponibilização de diversos textos para o trabalho de linguagem na sua aplicação cultural.
Matemática: Colaboração para as demais disciplinas utilizando escalas, proporções, cálculos, gráficos e estatísticas populacionais e suas culturas.
Educação Física: Trabalho com o xaxado e sua história, passos e evolução.
Ensino Religioso: Resgate do papel das tradições da fé do povo na estruturação e manutenção das diferentes culturas e suas manifestações socioculturais e econômicas.
Biologia: Pesquisa sobre o Parque Estadual Mata da Pimenteira, uma área de proteção ambiental, localizada no município de Serra Talhada.
Informática: Pesquisa no mapa de Serra Talhada dos pontos culturais da região.
No final do projeto, será organizada a Noite Cultural: exposição com o material pesquisado; e apresentação de teatro, dança, música, poema e poesia com os artistas da terra e toda a comunidade escolar. As manifestações culturais serão trabalhadas nas diferentes áreas do conhecimento e consolidadas ao longo do ano letivo.
Materiais
1. Recursos Humanos: professores e alunos.2. Recursos Materiais:
2. Recursos Materiais:
• Digitação.
• Livros didáticos.
• Tintas: guache, glitter e relevo.
• Pincéis.
• Fotos.
• Filmagem.
• Data show.
• Entrevista.
• Jornais e revistas.
• Instrumentos musicais.
• Mapas.
• Transportes.
• Sala de vídeo (DVD, televisão, computador, Internet, filmadora, máquina fotográfica e gravador)
• Filmes.
• Visita monitorada.
Cronograma das atividades do projeto – 2017
Avaliação
Será realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática. Far-se-á mediante os seguintes aspectos: observação; desenvolvimento cognitivo; participação; produção nas atividades.
Ocorrerá no decorrer do projeto e em especial nos momentos de apresentação da atividade proposta com o objetivo de diagnosticar e buscar identificar os conhecimentos construídos e as dificuldades de uma forma dialógica, com interação necessária em um processo de construção e reconstrução que depende de novas tomadas de decisões, com foco nos objetivos propostos.
Referências
COELHO, Teixeira. O Que É Ação Cultural. São Paulo: Brasiliense, 2001.
COELHO, Teixeira. Dicionário Crítico de Política Cultural. São Paulo: Iluminuras, 1997.
HALL, Stuart. Quem Precisa da Identidade?. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.) Identidade e Diferença: a Perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.
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