Edição 129
Projeto Didático
Projeto dia do trabalhador e a importância de todas as profissões para a nossa sociedade
COLÉGIO NOVOS TALENTOS – Rio de Janeiro/RJ
Mensagem: Trabalhar não é sacrifício, não é tortura. Pode ser algo prazeroso. Permite a criação
de toda uma estrutura profissional, fazendo você brilhar, ser um vencedor competente e alegre.
Introdução
As crianças, desde muito cedo, apresentam grande interesse pela vida dos adultos, tendo como grande inspiração seus pais, irmãos ou membros da família com quem mais convivem, e é desse modo que as profissões aparecem com frequência em suas brincadeiras de faz de conta. As crianças brincam, desenvolvem a imaginação e a criatividade, elaborando e reelaborando as profissões, colocando-se no lugar dos pais, dos irmãos, tios e, principalmente, do professor, seu grande inspirador.
Explorar esse tema dentro do ambiente escolar é muito importante, uma vez que possibilita ampliar o conhecimento dos alunos com relação às diversas profissões que existem e também colabora com as atitudes que todos nós devemos ter para com todas as profissões; entre elas, a maior: o respeito.
Mediador: professor regente
Duração do projeto: 29 e 30/4 e 02 e 03/05
Público-alvo: os discentes
Disciplinas: interdisciplinar
Justificativa
De acordo com os parâmetros curriculares da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, trabalhar o tema proposto é muito importante, uma vez que, a partir desse princípio, as crianças valorizam e respeitam as diversas profissões. O tema Profissões busca propor o debate entre as crianças para conhecer a profissão dos próprios pais e de amigos da família. Com esse pressuposto a ser estudado, a criança passará a conhecer o perfil dos profissionais, as diversidades de profissões que existem e suas contribuições para a nossa sociedade, favorecendo a construção da identidade pessoal, familiar e social.
Objetivo geral
Demonstrar à criança as diversas profissões existentes em sua cidade, seu estado e seu país e a importância delas para a sociedade, despertando a curiosidade dos alunos em relação à profissão dos seus pais, irmãos e pessoas próximas.
Ensiná-los a valorizar e respeitar todos os tipos de profissão, independentemente da forma como ela é executada, por exemplo: um lixeiro e um médico, pois as duas têm seu valor e sua grande importância na sociedade com o mesmo peso, desenvolvendo também o raciocínio lógico, a expressão oral e a corporal, a coordenação motora e as percepções auditiva e visual da criança.
Objetivos específicos
• Conhecer e valorizar os diversos tipos de profissão.
• Desenvolver as linguagens oral e escrita.
• Desfazer qualquer forma de preconceito que possa existir sobre as profissões.
Desenvolvimento/Metodologia
• Criação de murais com a história das profissões.
• Textos sobre as profissões.
• Jogos sobre as profissões.
• Ilustrações.
• Trabalho coletivo de recorte e colagem sobre as profissões.
Cada professor pode utilizar de sua criatividade e habilidade, sendo o mais importante a diversão dos alunos e o aprendizado de que toda e qualquer profissão tem seu papel fundamental na sociedade.
Uma ideia bem legal para tal desenvoltura é imitar as profissões.
As crianças, juntamente com os professores, caracterizam-se de uma profissão escolhida e relatam o motivo da escolha.
Em roda de conversa, pode-se utilizar a mímica para cantar a canção ou ler os versos. Vão-se mudando o nome das profissões e fazendo gestos enquanto cantam.
Pode-se utilizar a seguinte canção:
VAMOS CANTAR?
(Dê asas aos gestos!!!)
Passa, passa, gavião, todo mundo é bom!
A costureira faz assim, a costureira faz assim,
assim, assim, assim, assim!
Passa, passa, gavião, todo mundo é bom!
O motorista faz assim, o motorista faz assim,
assim, assim, assim, assim!
Passa, passa, gavião, todo mundo é bom!
A professora faz assim, a professora faz assim,
assim, assim, assim, assim!
(Continue cantando: médico, piloto, dentista, etc.)
Depois, pode-se comentar sobre cada personagem da canção e apresentar o nome da profissão.
O professor deve fazer um levantamento do conhecimento prévio dos alunos em relação aos profissionais da canção, perguntando: O que eles fazem? Em que lugar trabalham? O que utilizam em seu trabalho?
O docente pede que os alunos listem o nome das profissões no quadro ou em papel pardo e que façam uma pesquisa em grupo com gravuras dos profissionais.
Pode-se pedir aos alunos que façam um desenho sobre a profissão de que mais gostam.
O professor também pode, antecipadamente, recorrer a entrevistas para conhecer as profissões dos pais dos alunos; a partir das profissões descritas, pode criar um projeto que visa levar os alunos ao conhecimento das profissões dos pais.
Materiais
• Livros.
• Revistas para pesquisas.
• Internet.
• Folha de cartolina.
• Lápis de cor.
• Tinta guache e pincel.
• Fantasia das profissões.
• Dedoche de profissões, viseiras, aventais, entre outros.
Avaliação
Os alunos serão avaliados por sua participação coletiva e individual em cada atividade proposta.
Equipe pedagógica do CNT
E-mail: carlamarinho2@yahoo.com