Edição 134

Projeto Didático

Projetos nos braços da paz, com Nando Cordel

Jevison Cesário Santa Cruz

EDUCANDÁRIO BRASILEIRINHO – recife/pe

Paz pela paz
Nando Cordel

A paz do mundo
começa em mim.
Se eu tenho amor,
com certeza sou feliz.
Se eu faço o bem
ao meu irmão,
tenho a grandeza
dentro do meu coração.

Chegou a hora
de a gente construir a paz.
Ninguém suporta mais o desamor.
[…]

Introdução

Quem não gosta de música? É difícil encontrar alguém que se enquadre nessa categoria, e, quando se trata do ambiente escolar, é quase impossível, uma vez que os estudantes estão praticamente diariamente envolvidos com essa linguagem da arte, seja através das aulas de educação musical, seja de apresentações nas datas comemorativas.

Desse modo, como um tempero para essa prática, julga-se importante conhecer sobre a vida e a obra de músicos locais, no intuito de valorizar a identidade pernambucana. Assim, nada melhor do que conhecer a carreira artística do compositor de Você endoideceu meu coração, Pague meu dinheiro e Paz pela paz!

Justificativa

A matriz curricular da Secretaria de Educação do Recife, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular, apresenta, como um de seus objetivos para o estudo da música no espaço escolar, a “[…] apreciação de diferentes expressões musicais e culturais dos diversos povos, etnias e épocas” (EDUCAÇÃO, 2023). Portanto, torna-se significativo o estudo de variados artistas responsáveis por essa produção e a divulgação da cultura pernambucana.

Nessa perspectiva, um músico, cantor e compositor da grandeza de Fernando Manoel Correia, popularmente conhecido como Nando Cordel, não pode deixar de ser estudado nas aulas de Música devido à riqueza de suas composições: são mais de 500, gravadas por vários ícones da música popular brasileira. Sublinha-se que, numa sociedade violenta na qual os educandos estão inseridos, além das crises de ansiedade identificadas nas escolas do Grande Recife (PERNAMBUCO, 2022), estudar sobre a obra do referido artista tem relevância pelo fato de enfatizar tanto a propagação da cultura de paz quanto a reflexão e o relaxamento.

Público-alvo

Alunos do 5° ano do Ensino Fundamental I.

Objetivo geral

Incentivar o estudante a pesquisar a vida e obra do pernambucano Nando Cordel como cantor e compositor da música brasileira, despertando seu interesse em refletir e reproduzir algumas de suas canções.

Objetivos específicos

• Conhecer a vida e obra de Nando Cordel.
• Identificar como se deram seus primeiros passos na carreira musical.
• Refletir sobre a importância de uma cultura de paz.
• Executar melodias do compositor na flauta doce.

Desenvolvimento

Para a realização do projeto, foram necessários onze encontros com duração de 40 minutos entre os meses de março e maio, com aulas sempre às quintas-feiras. Tendo como base a literatura freiriana, que traz como uma de suas categorias a dialogicidade, intentando despertar o protagonismo do estudante à medida que conversa expondo sua leitura de mundo, buscou-se saber dos discentes quais músicas conheciam e que informações tinham sobre Nando Cordel (FREIRE, 1996). Entretanto, nesse primeiro momento, pôde-se constatar que o artista era totalmente desconhecido da turma.

Por conseguinte, foi apresentada aos alunos a biografia do compositor, através de ficha de leitura e recurso audiovisual. Assim, puderam conhecer a respeito de seu local de nascimento, a cidade do Ipojuca, onde se encontra o Complexo Industrial e Portuário Governador Eraldo Gueiros (o famoso Porto de Suape), espaço com mais de 100 empresas instaladas que contribui para a movimentação da economia do Estado (IPOJUCA, 2021).

Os alunos pesquisaram como e em quais condições o compositor deu início ao estudo da música, suas canções mais famosas e seus projetos musicais, cujo enfoque é o relaxamento e a propagação da cultura de paz.

Nesse encontro com a obra de Nando Cordel, observou-se que parte de suas canções possuem um ritmo mais acelerado. Porém, os alunos optaram por melodias com andamento mais lento para a execução na flauta doce barroca por necessitarem de maior grau de concentração e habilidade para a retirada de sons graves e agudos. Logo, decidiram por De volta pro aconchego e Amor imenso. Quanto ao acompanhamento percussivo, uma parte da turma fez uso de clavas, para a marcação do pulso das canções, enquanto a parte harmônica foi realizada por um violão tocado pelo professor da disciplina.

Considerações finais

Para a finalização do projeto, a turma do 5° ano realizou uma apresentação para a comunidade escolar, expondo parte da história da vida e da obra do compositor Nando Cordel em cartazes. A culminância foi a exibição de uma performance musical contemplando o repertório estudado, que pode ser encontrada no endereço: https://www.instagram.com/p/CsZbR__tUi2/.

O projeto se mostrou exitoso, pois proporcionou conhecimento sobre o artista pernambucano em várias nuanças, tanto para os estudantes do 5° ano quanto para o coletivo escolar.


Jevison Cesário Santa Cruz é Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco e professor de Música no Educandário Brasileirinho, no Ensino Fundamental I.
E-mail: jevison_maestro@hotmail.com

Referências

EDUCAÇÃO. Matrizes curriculares, 2023. Disponível em: http://www.portaldaeducacao.recife.pe.gov.br/content/matrizes-curriculares. Acesso em: 11 ago. 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

IPOJUCA. Conheça o Ipojuca. Disponível em: https://www.ipojuca.pe.gov.br/servicos/conheca-o-ipojuca/. Acesso em: 4 ago. 2023.

PERNAMBUCO. Crise de ansiedade: duas escolas no Recife registram casos de crise de ansiedade em alunos, 2022. Disponível em: https://www.folhape.com.br/noticias/duas-escolas-no-recife-registram-casos-de-crise-de-ansiedade-em-alunos/227483/. Acesso em: 11 ago. 2023.

cubos