Edição 119

Gestão Escolar

Rapport: a importância desta técnica na gestão educacional

Aprendemos por meios formais e por meios informais. Aprendemos com cursos de administração escolar, administração de empresas, mas aprendemos também com palestras, workshops, lives… e, assim, ampliamos nosso repertório de técnicas para melhor qualificação da Gestão Educacional. Foi assim que ouvi pela primeira vez a palavra Rapport, ainda na década de 1980, quando cursava a disciplina de Psicologia, e, de lá para cá, convivo com essa palavra, que me alerta, me especializa e me torna melhor gestora, mais reflexiva. Como disse Leonardo da Vinci, todo o nosso conhecimento se inicia com sentimentos. Sentir-se melhor comunicadora, ouvir as pessoas e ampliar a empatia é exercício permanente.
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O que é Rapport?

A tradução da palavra nos leva a pensar na construção de relacionamentos baseados na empatia, considerando os pontos de vista do outro, estabelecendo sinergia entre as pessoas, como geração de receptividade, de acolhimento, sustentado na atenção. O Rapport facilita o diálogo e os processos de negociação, tem base no respeito à diversidade de opiniões, em que a confiança mútua é ressaltada, pois os envolvidos harmonizados em princípios e valores tomam decisões de ganha-ganha. Aí vai um alerta: se houver manipulação, não é Rapport!

Por que criar Rapport?

A técnica de Rapport é uma maneira de gerar confiança, cooperação e diálogo de forma rápida com a equipe, atuando como facilitadora das relações interpessoais e intrapessoais.

Quais são as técnicas para se desenvolver Rapport?

Espelhamento: frente a uma pessoa, devemos ficar atentos à linguagem corporal, incluindo a postura, os gestos, as expressões faciais, dentre outras, e buscar se comunicar com elementos observados no outro. Não é imitação, caricatura, é se assemelhar ao outro através do gesto. Por exemplo: Ao dialogar com uma pessoa sentada, sentar-se próximo gera mais empatia do que ficar de pé. Falar no mesmo tom e fazer gestos conhecidos na mesma linguagem são gatilhos facilitadores da comunicação.

Reciprocidade: experimente presentear pessoas, fazer gentilezas, alguns favores, sem querer nada em troca, e desenvolverá uma técnica fundamental para o Rapport, além de tornar o mundo mais cooperativo.

Interesses em comum: busque desenvolver parcerias, alianças para desenvolvimento de um bem comum, pautado em valores e práticas semelhantes.

Sorrir, tratar o outro pelo nome, apresentar prognósticos otimistas, agir com paciência e sempre buscar conexões com a história de vida e a experiência prática são portas de entrada para o estabelecimento de Rapport.
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Como utilizar o Rapport na gestão de pessoas?

É com a equipe que o líder desenha seu modo de agir, é observando a equipe que o líder oferece suporte, é espelhando que se comunica de forma empática e, assim, pode oferecer os desafios adequados ao potencial de cada um, para alcance dos melhores resultados profissionais e pessoais.

O líder, o gestor, é um guia que engaja pessoas para o desenvolvimento de uma meta, um objetivo, através de processos bem desenhados e de métodos claramente divulgados.

O Rapport ajuda na motivação?

Cada equipe é motivada de forma singular, e observar o que motiva a sua equipe é fundamental, isso porque as pessoas têm necessidades diferentes. Pessoas são singulares! Para uns, funciona o reconhecimento; para outros, uma oportunidade, uma gratificação; e ter conhecimento do que motiva cada um faz diferença no estilo de gestão, além de ser um definidor das políticas e estratégias da sua escola.

Como saber se tenho Rapport com minha equipe?

O Rapport nos ensina a entrar no mundo do outro, estabelecendo uma forte conexão em que o outro se sente confortável, porque é acolhido e entendido. Você sabe que desenvolveu Rapport com as pessoas, com a sua equipe, quando o diálogo é fluido, verdadeiro, quando há sintonia. E não importa a dimensão dos seus projetos de gestão, não importa o quão ousadas são suas metas, você precisará de pessoas para desenvolvê-las junto com você. As pessoas só desenvolverão as estratégias se acreditarem nos ideais que as sustentam. É com Rapport que alcançamos a eficácia empresarial, que geramos clima criativo, rotinas humanizadas. É junto, respirando o mesmo ar, comunicando-se de igual para igual, usando o mesmo tom de voz, que ganhamos a confiança da equipe e a guiamos para os resultados.

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Como o Rapport dialoga com a Educação Básica?

Além da gestão, se analisarmos o documento da BNCC, quando estabelece 10 competências gerais para o desenvolvimento da Educação Básica brasileira, podemos citar a 4, competência Comunicação, e a 9, competência Empatia e Cooperação. Nessas duas competências, encontramos elementos que são a base para a construção de uma comunicação mais eficaz com as pessoas e com o mundo. Ou seja, uma forte conexão, a tranquilidade, a confiança, o bem-estar, a harmonia, encontrados na tradução da palavra.

Existem regras para estabelecer Rapport?

1 ) Ofereça ajuda às pessoas, não espere que elas o procurem.

2) Controle seu ego. Fale menos e faça mais!

3) Faça o que é preciso, o que é necessário.

5) Estime as pessoas.

6) Surpreenda sempre.

7) Use uma comunicação não violenta.

8) Desenvolva escuta ativa.

9) Ofereça benefícios.

10) Controle seu ego. Fale menos e faça mais!

Analisando a sua comunicação, como está seu Rapport com a equipe?

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