Edição 36
Matérias Especiais
Relato de Experiência – Colégio Evangélico Oásis
“É Deus quem ilumina e faz crescer.”
Projeto: Leitura e Escrita
Tema: Lendo, Criando… e Escrevendo
Início: 1º de junho de 2006
Término: 30 de setembro de 2006
Coordenadora do projeto: Solange Paiva da Silva
Apresentação
O tema de nosso projeto está direcionado à valorização e ao despertamento do nosso aluno para a leitura e escrita. Esse projeto oportunizará momentos de reflexão e debates, aguçando a sensibilidade do estudante, favorecendo, assim, a criação e produção de textos, estimulando no aluno o gosto pela leitura e escrita. Está prevista uma duração de cinco meses.
Serão usados como fonte de despertamento e desenvolvimento do projeto:
Leitura diária de parte do livro didático e de fichas com textos de diversas modalidades solicitados aos alunos e selecionados pelo professor.
Reflexão sobre diversas modalidades de leitura e sobre os procedimentos que elas requerem do leitor.
Constantes visitas à biblioteca, o que possibilitará aos alunos a escolha de sua leitura.
Retirada de livros da bibliografia para leitura.
Leitura de jornais, revistas, livros paradidáticos, gibis, lendas, contos, poemas, fábulas e outros.
Histórias ouvidas de outras pessoas e contadas em sala de aula pelo aluno.
Justificativa
Sabendo-se do papel fundamental da escola — que é formar um cidadão consciente e crítico, sujeito e agente transformador do mundo —, surge a importância de desenvolver este projeto, a fim de que os alunos possam superar as constantes e reais dificuldades relacionadas à leitura e à escrita. Busca-se, assim, desenvolver um hábito de leitura constante, que certamente favorecerá a expressão escrita do estudante, fazendo-o compreender o contexto social no qual encontra-se inserido e influenciando-o na transformação de um mundo melhor.
Objetivo Geral
Desenvolver no aluno o gosto pela leitura e escrita, através de constantes visitas à biblioteca, leituras diárias de livros didáticos e paradidáticos, jornais, revistas e de outras modalidades, estimulando também a criação de textos formalmente organizados, favorecendo assim um bom desempenho na expressão escrita do aluno.
Objetivos Específicos
Estimular o aluno à leitura e à escrita.
Narrar e debater os textos oralmente.
Familiarizar o aluno com as diversas modalidades de textos.
Produzir textos orais coletivamente.
Diferenciar textos literários de informativos.
Construir oralmente a história contada pelo colega.
Produzir textos escritos individualmente.
Ampliar o vocabulário.
Minimizar erros ortográficos e de concordância.
Estratégias
Visitas constantes à biblioteca da escola com retirada de livros para leitura.
Visita ao Gabinete Português de Leitura e à Editora Construir.
Leitura e debate de assuntos atuais extraídos de revistas, jornais, e-mail, etc.
Doação mensal da revista educativa Sesinho aos nossos alunos, realizada pelo Sesi.
Apresentação, pelos alunos, da vida e obra de um autor, antecipadamente escolhido.
Lançamento do livro de cada série, com a participação da escritora infantil Patrícia Sena na finalização do projeto.
Solicitação
Em virtude de se tratar de um projeto em que toda a escola e a comunidade encontram-se envolvidas, planejamos então um encerramento festivo e envolvente.
Para abrilhantar o nosso evento, solicitamos o patrocínio de camisas, pois nossos alunos não dispõem de recursos financeiros para fazê-las.
Obs.: Contamos com 300 alunos, do maternal à 8ª série, e 25 professores.
Solange Paiva da Silva é diretora do Colégio Evangélico Oásis.
Rua O Casarão nº 40 – Dois Carneiros – Jaboatão dos Guararapes – PE
Educação Infantil – Ensino Fundamental I e II
www.noticiariooasis.blogspot.com – colegioevangelicooasis@pibp.zzn.com