Edição 123

Projeto Didático

Robótica trandisciplinar – programando animação sobre animais vertebrados da Caatinga

Escola Sonho de Criança – Remígio/PB

Projeto: Robótica Educacional Lúdica

Tema: Animação da Caatinga

Duração: 1 semestre

Público-alvo: Ensino Fundamental I

Professores: Cristiane Ribeiro Nascimento e Felipe O. M. Cunha

Diretora escolar: Maria do Socorro Roque do Nascimento

Turmas participantes: 4º e 5º anos

Apresentação

A Robótica pode ser considerada um instrumento facilitador para o aprendizado de computação e programação nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Portanto, o trabalho apresentado atende aos objetivos da BNCC ao possibilitar a aprendizagem lúdica, introduzir o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação e ampliar a compreensão sobre o papel do educando no ambiente natural e social (BRASIL, 2018).

A Caatinga é um bioma de grande relevância para a biodiversidade, abrigando espécies endêmicas e em perigo de extinção. Esse bioma compreende cerca de 11% do território brasileiro e 70% da Região Nordeste.

O bioma Caatinga é exclusivamente brasileiro e faz parte da formação vegetal do município onde os educandos residem e onde a escola está inserida. Diante disso, é fundamental que se desenvolva o aprendizado da Caatinga nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o que não é uma tarefa fácil apenas com aulas expositivas. É preciso desenvolver aulas interativas, possibilitando aos alunos criar, construir e participar de forma ativa do processo de aprendizagem.

Este projeto consiste em criar animações de animais vertebrados que habitam a Caatinga, estimulando o aprendizado sobre esse bioma e a programação em blocos, usando o software Scratch 3.0. Os alunos participantes compreendem as turmas do 4º e 5º anos. O presente trabalho faz parte do projeto Robótica Educacional Lúdica, desenvolvido na escola como disciplina curricular, na qual os alunos participam de aulas práticas de Robótica e programação de animações e jogos educativos e aprendem sobre conceitos da Ciência da Computação, bem como sobre temáticas ligadas às diversas áreas do conhecimento.

Objetivo geral

Promover o aprendizado da fauna do bioma Caatinga por meio de aulas de Robótica e Animação 2-D.

Objetivos específicos

a. Conhecer os animais que compõem a fauna do bioma Caatinga.

b. Criar e programar animações de alguns animais do bioma Caatinga.

c. Apresentar os trabalhos desenvolvidos para a Mostra Nacional de Robótica (MNR) 2021.

Conteúdo

Robótica, Animação 2-D, Programação em Blocos, Bioma Caatinga e Animais Vertebrados.

Materiais e métodos

Este trabalho foi desenvolvido em três etapas:

Etapa 1: Estudo e pesquisa sobre o bioma Caatinga através de sites de notícias, aula expositiva sobre o bioma e seleção das espécies e personagens da animação.

Etapa 2: Elaboração de cenários e animações com Scratch 3.0.

Etapa 3: Gravação de vídeo para submissão do trabalho na Mostra Nacional de Robótica (MNR) 2021.

Resultados

O bioma Caatinga na mídia

Esta seção apresenta os materiais compartilhados com os educandos sobre o bioma Caatinga e sobre animais vertebrados do grupo de aves, répteis, anfíbios e mamíferos que compõem parte da sua fauna.

O Quadro 1 mostra o título e o link dos vídeos e textos utilizados como fonte de informação sobre a Caatinga.

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A escolha do cenário

O cenário das animações sobre animais vertebrados da Caatinga foi escolhido utilizando a biblioteca de cenários do Scratch 3.0. A Figura 1 mostra o cenário usado em todas as animações da Caatinga: ele tem alguns cactos e uma aparência de deserto, para representar um dos maiores problemas ambientais enfrentados: a desertificação. Ela é provocada pelas atividades humanas que retiram a cobertura vegetal do solo, acentuada pelo tempo seco e por temperaturas altas, que fazem o solo rachar. Quando há ocorrência de chuvas em grande quantidade, as águas arrastam o solo, que fica pobre em nutrientes, dificultando a germinação das sementes. Desse modo, a sua degradação atinge um estágio muitas vezes irreversível. Por causa desse fato, o cenário do Scratch 3.0 escolhido foi o deserto.

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Figura 1. Cenário da animação.

A escolha das espécies

Aves

Apesar de ainda não haver um consenso, estima-se que existam cerca de 15 espécies de aves endêmicas do bioma Caatinga (MACHADO, 2013).

A Figura 2 mostra o gavião carcará (Caracara plancus). Na animação, ele foi programado para voar. O carcará é uma ave de rapina generalista que se alimenta de pequenos mamíferos roedores, anfíbios, répteis e outras aves. Apesar de ocorrerem em outros biomas, os carcarás são considerados aves muito típicas da Caatinga (MACHADO, 2013).

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Mamíferos

Ainda são necessários muitos estudos para compreender a ecologia e o comportamento dos mamíferos da Caatinga (GARDA, A. A. et al., 2018). Em alguns grupos de mamíferos, a maioria das espécies ocorre na Caatinga, como é o caso da ordem Cingulata, à qual os tatus pertencem e que tem ocorrência de 64% no bioma Caatinga. O tatu-bola (Tolypeutes tricinctus) foi a espécie representada na animação. O nome popular revela o comportamento típico da espécie: quando se sente ameaçado por algum predador, o animal se curva em formato de bola. Encontra-se “Em Perigo” na Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção. As figuras 4A e 4B mostram o tatu-bola. Ele foi programado para andar e se transformar em bola quando a tecla espaço estiver pressionada, imitando seu comportamento diante dos predadores. Na Figura 5, é possível visualizar o código em blocos utilizado na programação.

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Répteis

Atualmente, são conhecidas 224 espécies de répteis na Caatinga, 30% delas endêmicas. Desde 2003 até 2018, a riqueza de espécies de répteis na Caatinga dobrou, principalmente as espécies de lagartos (GARDA, A. A. et al., 2018).

A espécie de lagarto representada na animação foi o calango-liso (Diploglossus lessoanae); seu nome faz referência ao comportamento do lagarto: ele recolhe os braços e as pernas junto ao corpo e rasteja sobre o solo, entre as folhas ou mesmo embaixo da terra. Da sua dieta, fazem parte insetos e alguns vertebrados como outros lagartos, importante para o equilíbrio do ecossistema. A Figura 6 mostra o cenário da animação do calango-liso.

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Anfíbios

Hoje, são reconhecidas 98 espécies de anfíbios na Caatinga, distribuídas em 12 famílias, e essa distribuição não é homogênea. Considerando-se as mudanças climáticas globais, as espécies de anfíbios que ocupam áreas mais quentes e secas, intuitivamente, estarão ainda mais vulneráveis (GARDA, A. A. et al., 2018).

No entanto, existem animais como os da espécie Pleurodema diplolistris, que passam os 10 ou 11 meses anuais de seca enterrados na areia. Esse processo se chama estivação. Durante todo o período em que não chove, os animais dessa espécie se mantêm enterrados e sem comer, em estivação — o correspondente, no verão, à hibernação, em que animais passam o inverno inativo com atividade metabólica reduzida (GUIMARÃES, M. 2010). A Figura 7 mostra o sapo da Caatinga; ele foi programado para pular. E, na Figura, 8 é possível verificar o código que faz o sapo pular.

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O Quadro 2 mostra os blocos utilizados na programação das animações e suas descrições.

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Apresentação dos projetos

O trabalho foi submetido para avaliação à Mostra Nacional de Robótica 2021, para apresentação no formato de Mostra Virtual. A Figura 9 mostra os alunos apresentando.

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Culminância

O trabalho foi aceito para publicação nos anais e apresentação na Mostra Virtual da Mostra Nacional de Robótica 2021. A Figura 10 mostra o resultado da avaliação.

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Conclusão

Este trabalho objetivou promover o aprendizado sobre animais vertebrados da Caatinga por meio de pesquisa, criação e programação de animações 2-D. O trabalho faz parte do projeto Robótica Educacional Lúdica, desenvolvido na escola como disciplina curricular, na qual os alunos participam de aulas práticas de Robótica e programação de animações e jogos educativos e aprendem sobre conceitos da Ciência da Computação, bem como sobre temáticas ligadas às diversas áreas do conhecimento.

Destaca-se, ainda, que foi de grande importância possibilitar aos alunos a participação em eventos regionais ou nacionais, seja na escola, seja fora dela, para estimular cada vez mais a busca por conhecimento e a colaboração de experiências entre estudantes de outras turmas e escolas.

A partir da animação de animais da Caatinga, os estudantes puderam colocar em prática os conteúdos da disciplina de Robótica e aprender sobre o bioma Caatinga e sua fauna de vertebrados, visto a importância de desenvolver no educando a percepção e a valorização do bioma em que ele está inserido.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

Huang, H. S. and Lu, C. N (1994). Efficient Storage Scheme and Algorithms for W-matrix Vector Multiplication on Vector Computers. IEEE Transactions on Power Systems, Vol. 9, Nº 2; pp. 1083-1094.

GARDA, Adrian Antonio et al. Os animais vertebrados do bioma Caatinga. Cienc. Cult. [online]. 2018, vol.70, n.4 [cited 2021-09-24], pp.29-34. Available from: . ISSN 0009-6725. http://dx.doi.org/10.21800/2317-66602018000400010.

GUIMARÃES, Maria. Na enxurrada seca. Pesquisa Fapesp. Ed. 169. Mar. 2010. Disponível em: . Acesso em: 21 jan. 2020.

MACHADO, Caio Graco. A Caatinga e suas aves. ComCiência [online]. 2013, n.149, pp. 0-0. ISSN 1519-7654.

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