Edição 06

Dicas de leitura

Saberes e olhares

O desejo é que cada um que estude este livro passe a desenvolver uma prática pedagógica que contribua com a construção da humanidade do ser humano. Práticas pedagógicas que tanto podem ser realizadas nas escolas como nas casas, nas ruas, nas fábricas, nos sítios, nos movimentos sociais e políticos. Mas, sobretudo, e de modo especial, nas atividades educativas desenvolvidas na escolarização dos trabalhadores e trabalhadoras (adolescentes, adultos e jovens) que se fizerem estudantes com aqueles e aquelas que se apropriaram das idéias contidas nas diversas lições do livro.

Os saberes e olhares apresentados nesta obra foram recolhidos no processo coletivo de avaliação, crítica e redefinição do compromisso da CPT com a educação popular no âmbito das lutas por terra, águas e direitos.

Entre todos os mediadorees, pode-se observar que a CPT tem a maior responsabilidade em perceber toda a polissemia de falas de homens e mulheres de um Brasil tão diversificado e inventivo.

Assim, na busca pelo conhecimento dos sujeitos em ação no rural brasileiro, esses mesmos agentes não estarão se contentando com os modelos já consagrados e costumeiros da análise da história. Ou seja, o político e o econômico, em sentido amplo, já são o lado iluminado pelos grandes sistemas de interpretação. É preciso se enxergar também o lado da sombra do social: valorizar o senso comum, considerar o imaginário, fazer surgir aspectos novos, até então deixados de lado.

O desafio é o constante relançamento dos planos e princípios do trabalho político, com o cuidado, também constante, das revisões e reelaborações pedagógicas, para que o trabalho dos mediadores seja sempre potencializador e não inibidor dos anseios de transformação presentes entre os trabalhadores.

cubos