Edição 133

Como mãe, como educadora, como cidadã

Saiba como fazer uma dieta no ano novo

Zeneide Silva

Certo dia, conversando com um amigo que havia emagrecido bastante, Allan Percy se deu conta de que o que nos torna pesados não são os quilos a mais que carregamos no corpo, mas as emoções negativas que trazemos sobre os ombros.

Trecho retirado do livro, sem autoria.

Você é do time que, todo início de ano, começa com muitas metas e promessas de transformação e se propõe a iniciar uma dieta com mudanças de hábitos alimentares tanto para atingir o emagrecimento quanto por questões de saúde?

Do livro A dieta espiritual: um programa para eliminar a negatividade e tudo o que sobrecarrega a sua vida, do autor Allan Percy, que tenho a alegria de indicar para vocês, retirei alguns pontos interessantes. Eu aconselho que entre nessa dieta, pois, “[…] ao tirar da rotina tudo aquilo que não o alimenta, você poderá voltar a caminhar com leveza e dar à sua vida a silhueta que ela merece”. Levando em consideração todas as promessas de mudança de vida, seguem alguns cardápios de uma dieta espiritual presentes na obra.

Cardápio contra a preocupação

1. Pare de se preocupar com o que poderia acontecer.
2. Sempre que sentir a preocupação chegar, procure se ocupar com algo importante e que exija toda a sua atenção.
3. Não preveja resultados negativos.
4. Se for fazer profecias a alguém, diga coisas positivas, que estimulem o outro a melhorar.

Cardápio contra o estresse

1. Durante alguns minutos, analise as situações em que é mais comum sentir seu alarme antiestresse disparar.
2. Divida uma folha de papel em duas colunas; na primeira, anote as situações que se incluem na categoria “eustresse” (estresse positivo) e, na segunda, as que pertencem ao “distresse” (estresse negativo).
3. Quando identificar uma reação de estresse negativo, desative-a mudando de foco. Uma alternativa é interromper, por alguns minutos, a atividade que está realizando e recuperar a calma respirando de forma lenta e ritmada.

Cardápio contra ficar preso ao passado

1. Identifique um fato traumático que você acredita ter causado um impacto negativo na sua vida.
2. Procure nele algum aspecto positivo que possa ter contribuído para seu crescimento.
3. Na semana seguinte, pense em outra situação, mas que tenha um “sentido”, algo de que você se orgulhe.

Cardápio contra a hostilidade e os preconceitos

1. Assista a pelo menos um filme ou leia um livro cujo diretor ou autor venha de uma cultura muito diferente da sua. De preferência, uma cultura pela qual você não tenha nenhuma simpatia em especial.
2. Analise os principais valores presentes na obra e compare-os com os seus. São mesmo tão diferentes?
3. Como desafio, tenha uma conversa mais longa com alguém com que você acredita não ter nenhuma ligação.
4. Avalie se seus preconceitos se confirmaram ou se houve alguma mudança na relação entre vocês.

Cardápio contra a impaciência

1. Procure uma atividade que precise de muitos dias para ser concluída. O ideal é ter um jardim para cuidar, mas você pode pintar um quadro, escrever um conto ou pôr um episódio de sua vida no papel. As tarefas de bricolagem, por exemplo, exigem paciência.
2. Em vez de comprar pela Internet, vá até a livraria e encomende um livro que não esteja disponível online.
3. Pelo menos uma manhã por semana, compre alimentos frescos no mercado.

Cardápio contra dizer “sim” (quando queremos dizer “não”)

1. Assista ao filme Se meu apartamento falasse, em que o personagem interpretado por Jack Lemmon acaba dormindo na rua porque se sente obrigado a emprestar a casa aos chefes.
2. Analise em que situações você diz “sim” quando deseja dizer “não”.
3. Prepare sua argumentação do “não positivo” para a próxima vez que quiser negar algum pedido.

Cardápio contra a inveja e o ciúme

1. Sempre que você vir algo de outra pessoa que lhe agradou e que você gostaria de ter, faça uma contraposição: procure algo que você possui e o outro não.
2. Admire pessoas diferentes de você sem voltar o olhar para si e estabelecer comparações.
3. Se sentir ciúme, use-o como um espelho para corrigir sua insegurança sem incomodar a outra pessoa.
4. Em casos que chamem a atenção, comunique ao cônjuge que está com ciúme e explique a razão.

Cardápio contra o rancor

1. Perdoe diariamente alguém que lhe causou mágoa voluntária ou involuntariamente. Procure entender as carências que levaram essa pessoa a agir desse modo, mas não as use como justificativa.
2. Analise suas atitudes e descubra se, em algum momento, você já causou algo parecido a alguém. Tome consciência dessa conduta para não a repetir.
3. Toda noite, antes de dormir, interiorize o seguinte pensamento de Buda sobre a compaixão: “Se, em função das minhas limitações, não sou capaz de fazer os outros felizes, que pelo menos minha conduta não cause a infelicidade de ninguém”.

Cardápio contra a procrastinação

1. Comece a semana anotando na agenda um objetivo importante para cada dia. Especifique o horário em que as tarefas serão realizadas.
2. Não faça nada até cumprir a missão, ainda que para isso precise renunciar a coisas que goste de fazer.
3. Ao fim da semana, presenteie-se por ter cumprido os objetivos.
4. Continue esse programa na semana seguinte, determinado a não se desviar dos planos.

PERCY, Allan. A dieta espiritual: um programa para eliminar a negatividade e tudo o que sobrecarrega a sua vida. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

Para que tenhamos um ano realmente novo, precisamos estar em dia para realizar nossos objetivos com facilidade.

Boa leitura.

Que Deus, na Sua infinita misericórdia, permita-nos ter um 2024 muito abençoado, com a certeza de que Ele está no controle de nossa vida.

Um grande abraço fraterno.

cubos