Edição 93

Matérias Especiais

Seja gestor das suas emoções e alcance ótimos resultados na sua vida pessoal e profissional

Sérgio Emílio Vicente

5_materia

O início do ano chegou, as aulas vão começar novamente e é hora de mais um grande desafio. Por isso, gestores, professores e colaboradores precisam estar preparados para desenvolver suas atividades da melhor forma possível.

Mas como as escolas podem se preparar para esse desafio? Como consultor em gestão de negócios e coach de liderança, atuando no planejamento e na organização de empresas, percebo cada vez mais a importância da utilização de ferramentas de planejamento estratégico como forma de orientar e direcionar as empresas para o alcance de seu propósito. Sem táticas de planejamento, fica complicado definir um plano de ação e, consequentemente, criar condições para monitorar e acompanhar os resultados.

No entanto, as pessoas que estão envolvidas com a elaboração do planejamento e com a programação das ações que serão necessárias para o alcance dos resultados nem sempre estão preparadas para esse desafio. Não se trata de conhecer sobre gestão escolar ou ter experiência na condução das escolas, e sim de existir uma necessidade latente dos gestores e de toda a sua equipe de desenvolverem habilidades específicas no tocante à emoção.

No mundo atual, onde os desafios são constantes e as cobranças são cada vez maiores, saber gerenciar a mente e controlar as emoções é de suma importância para poder evitar e resolver conflitos. Para ter sucesso na vida profissional, não basta apenas ter conhecimento: precisamos ter uma mente saudável, que nos possibilite fazer gestão das nossas emoções.

Mas o que é ser gestor da própria emoção? É ser líder de si mesmo, e não das suas vontades. Augusto Cury, no seu livro Gestão da Emoção, diz que, em uma sociedade altamente competitiva e em constante mudança tecnológica como a nossa, se você não souber gerir sua emoção, será quase impossível viver sem se acidentar.

Gestores e proprietários das instituições de ensino precisam perceber que uma escola só poderá ser saudável se tiver gestores, coordenadores, professores e colaboradores engajados, motivados e comprometidos com os resultados. Por isso, antes de colocar em prática o planejamento estratégico, cabe aos envolvidos no projeto compreender que as escolas são feitas por pessoas e não se pode ter boa gestão se o líder não tiver preparado para ser gestor de sua emoção.

Cabe ao gestor refletir sobre como anda a sua emoção, qual é o seu propósito, o que é necessário desenvolver para melhorar a sua performance e o seu papel como líder. Existem táticas de engajamento que podem ser desenvolvidas, como motivação, inteligência emocional, administração do tempo e resiliência, que podem contribuir para gerenciar a ansiedade, identificar pontos específicos a serem melhorados, potencializar qualidades específicas e aumentar o seu desempenho.

Por isso, procure avaliar o seu papel como líder. Seja gestor da sua emoção, trabalhe para ser líder de si mesmo, lidere sua equipe e utilize técnicas de coaching com a facilitação de um bom profissional. Você será capaz de alcançar seus objetivos na vida profissional se estiver com sua mente livre para gerenciar sua emoção.

Cabe ao gestor refletir sobre como anda a sua emoção, qual é o seu propósito, o que é necessário desenvolver para melhorar a sua performance e o seu papel como líder

Sérgio Emílio Vicente é coach.
E-mail: serg.consultoria@gmail.com

cubos