Edição 112
Fique por dentro
Seja um bom líder educacional
Você não precisa estar sempre certo
Se as pessoas sempre concordarem com você, cuidado! Você pode estar cercado de puxa-sacos, e isso leva qualquer instituição para o buraco. Deixe que as pessoas tenham suas próprias ideias, que discutam e discordem de você. É a única maneira de escolher o melhor caminho.
Mantenha a calma
Nada pior que um líder que discute e insulta as pessoas sem razão, mesmo disfarçando suas ofensas na forma de piadinhas. Seja ético, trate os outros como gostaria de ser tratado.
Assuma seus erros
Reconhecer uma falha não significa perder a autoridade. Muito pelo contrário. Mostra força e senso de justiça, que são qualidades admiradas por todos.
Mantenha o respeito acima de tudo
Para ser um líder admirado, você precisa lidar com tudo o que vem junto com a delegação de poderes. Se você permite que outras pessoas se manifestem e deem opiniões, esteja preparado para aceitá-las e insistir para que as ideias dos outros deem resultados. Estimule sua equipe, mostre-lhe que a escola depende dela. Torne o ambiente de trabalho agradável. Porém, não se espante com lideranças naturais que surgirem em sua equipe pedagógica. Isso é um ótimo sinal, mostra que elas estão pensando e agindo para o melhor daquela instituição. Quando tiver pessoas assim na equipe, você pode ficar tranquilo, pois, se você precisar se ausentar por um mês, o barco continuará a ser tocado sem problemas.