Edição 92
Projeto Didático
Semana literária
Escola Instituto Moderno – Mamanguape/PB
Introdução
Percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do prazer de ler. Equipamentos como computadores, videogames e TV; acesso restrito aos livros no núcleo familiar; e falta de incentivo à leitura têm ocasionado pouco interesse por ela. Como consequência, surgem cada vez mais dificuldades educacionais, como: vocabulário precário, pouca produção intelectual e erros ortográficos.
Objetivo Geral
Despertar o prazer pela leitura e o potencial cognitivo
e criativo.
Público-alvo
Alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental,
anos iniciais.
Objetivos Específicos
• Vivenciar emoções através do exercício da fantasia (imaginação).
• Estimular o desejo de novas leituras (contos, músicas, poesias, etc.).
• Desenvolver produções orais e escritas.
Justificativa
A leitura nunca se fez tão necessária nos bancos escolares. Através dela, o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorar, decifrar sentimentos e emoções que o cercam e acrescentam à vida o sabor da existência. Pode, então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos do seu processo de aprendizagem.
Assim, estimulando a leitura, faremos com que nossos alunos compreendam melhor o que estão aprendendo na escola e o que acontece no mundo em geral, entregando a eles um horizonte totalmente novo.
Etapas de desenvolvimento
1° passo: A apresentação dos paradidáticos na sala de aula foi o primeiro passo para despertar nos estudantes a curiosidade e, consequentemente, o desejo de ler. Os paradidáticos foram trabalhados durante o ano letivo.
2° passo: Depois da leitura, foi realizado um estudo da obra, cujo trabalho foi feito com um pouco da biografia do autor, ilustrações e interpretação da história de forma oral e escrita.
3° passo: O professor montou, com os alunos, um resumo da história, e, em seguida, foram escolhidos os personagens que iriam vivenciar.
4° passo: No dia predeterminado, o projeto foi concluído com a apresentação de uma peça teatral e de um musical para toda a comunidade escolar e para os pais.
Avaliação
Observamos que, ao final do projeto, nossos alunos passaram a apresentar:
Maior interesse pela leitura, visitando com mais frequência a biblioteca da escola.
Melhora no relacionamento entre os colegas e com os professores.
Redução na inibição, por parte de alguns alunos, quando das apresentações coletivas.
Coordenadora do projeto:
Rosângela Sousa da Silva Lima
Equipe de professores no projeto:
Danielle Serrano, Leylla, Amanda Lima, Odilene, Jéssica, Lilian,
Maria Aparecida, Fabiana, Érica, Maria José e Maria Naedja.