Edição 92

Projeto Didático

Semana literária

Escola Instituto Moderno – Mamanguape/PB

semana_literariaIntrodução

Percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do prazer de ler. Equipamentos como computadores, videogames e TV; acesso restrito aos livros no núcleo familiar; e falta de incentivo à leitura têm ocasionado pouco interesse por ela. Como consequência, surgem cada vez mais dificuldades educacionais, como: vocabulário precário, pouca produção intelectual e erros ortográficos.
 
Objetivo Geral

Despertar o prazer pela leitura e o potencial cognitivo
e criativo.

Público-alvo

Alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental,
anos iniciais.

Objetivos Específicos

Vivenciar emoções através do exercício da fantasia (imaginação).
Estimular o desejo de novas leituras (contos, músicas, poesias, etc.).
Desenvolver produções orais e escritas.

Justificativa

A leitura nunca se fez tão necessária nos bancos escolares. Através dela, o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorar, decifrar sentimentos e emoções que o cercam e acrescentam à vida o sabor da existência. Pode, então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos do seu processo de aprendizagem.

Assim, estimulando a leitura, faremos com que nossos alunos compreendam melhor o que estão aprendendo na escola e o que acontece no mundo em geral, entregando a eles um horizonte totalmente novo.

Etapas de desenvolvimento

1° passo: A apresentação dos paradidáticos na sala de aula foi o primeiro passo para despertar nos estudantes a curiosidade e, consequentemente, o desejo de ler. Os paradidáticos foram trabalhados durante o ano letivo.

2° passo: Depois da leitura, foi realizado um estudo da obra, cujo trabalho foi feito com um pouco da biografia do autor, ilustrações e interpretação da história de forma oral e escrita.

3° passo: O professor montou, com os alunos, um resumo da história, e, em seguida, foram escolhidos os personagens que iriam vivenciar.

4° passo: No dia predeterminado, o projeto foi concluído com a apresentação de uma peça teatral e de um musical para toda a comunidade escolar e para os pais.

Avaliação

Observamos que, ao final do projeto, nossos alunos passaram a apresentar:

Maior interesse pela leitura, visitando com mais frequência a biblioteca da escola.
Melhora no relacionamento entre os colegas e com os professores.
Redução na inibição, por parte de alguns alunos, quando das apresentações coletivas.

Coordenadora do projeto:
Rosângela Sousa da Silva Lima

Equipe de professores no projeto:

Danielle Serrano, Leylla, Amanda Lima, Odilene, Jéssica, Lilian,
Maria Aparecida, Fabiana, Érica, Maria José e Maria Naedja.

cubos