Edição 09

Matérias Especiais

Tipos de inteligência

Segundo a teoria de Howard Gardner, cada tipo de inteligência tem suas características próprias e formas específicas de serem estimuladas.

Lingüística
Características

Aceita regras com facilidade, é organizado, sistemático, bom de raciocínio, gosta de ouvir, ler e escrever, tem boa memória, boa verbalização e capacidade para debates.
Dicas de aprendizagem

Para incentivar, motive sua criança a inventar, escrever e ler histórias, piadas, jornais, brincar com jogos de memória, lembrar de nomes e locais, verbalizar trava-língua, soletrar palavras.

Essa inteligência é característica de

Essa inteligência é característica de
Escritores, poetas, roteiristas, oradores, redatores, líderes políticos, publicitários e jornalistas.

Exemplo

O romancista Jorge Amado

As coisas não vão bem quando:

A criança pequena apresenta dificuldades com a fala, ou quando, em idade escolar, não se interessa por aulas de idiomas e literatura.
Lógico-matemática
Características

Raciocínio abstrato, preciso, organização, faz anotações ordenadas, tem gosto por cálculos, resolução de problemas e habilidade com computadores.
Dicas de aprendizagem

Incentive a criança com jogos de dados, dominó e baralho. Desafie a resolver pequenos problemas, experimentos práticos e jogos matemáticos de computador.

Essa inteligência é característica de

Matemáticos, cientistas, engenheiros, investigadores de polícia, advogados e contadores.

Exemplo

Stephen Hawking, doutor em cos-mologia, considerado o mais brilhante as-trofísico desde Albert Einstein.

As coisas não vão bem quando:

A criança se recusa sistematicamente a estudar matemática.
Espacial
Características

Pessoas com bom sentido de localização, facilidade com mapas, gráficos e diagramas.

Dicas de aprendizagem

Faça a criança desenhar espaços, mudar de lugar em um ambiente para observar ângulos diferentes, utilizar jogos de montar e quebra-cabeças, construir miniaturas.

Essa inteligência é característica de

Arquitetos, navegadores, jogadores de xadrez, físicos, teóricos e estrategistas.

Exemplo

O paisagista Roberto Burle Marx.

As coisas não vão bem quando:

A criança demonstra dificuldades de localização ou de descrever trajetos e evitar matérias como geografia.
Pictórica
Características

Bom sentido de localização, facilidade com mapas, gráficos e diagramas, utiliza metáforas, cria imagens mentais, tem bom senso de cores, gosto por desenho, pintura e escultura.

Dicas de aprendizagem

Incentive a criança a rabiscar, desenhar livremente utilizando figuras, pintar, criar símbolos, integrar a arte com outros assuntos, ver e inventar vídeos, brincar de mímica.

Essa inteligência é característica de

Pintores, escultores e artistas plásticos.

Exemplo

O pintor espanhol Pablo Picasso, precursor do Cubismo.

As coisas não vão bem quando:

A criança abandona o desenho porque diz que não sabe desenhar.
Musical
Características

Pessoa voltada para a espiritualidade, que tem boa percepção de entonação, ritmo, timbre e sensibilidade emocional à música.

Dicas de aprendizagem

Crie condições para a criança ouvir diferentes estilos de música, tirar sons do próprio corpo, fazer imagens e figuras a partir de músicas, brincar de jogral, aprender flauta doce (no caso de crianças pequenas).

Essa inteligência é característica de

Compositores, maestros e cantores.

Exemplo

O cantor e compositor Caetano Veloso.

As coisas não vão bem quando:

Você pode colocar músicas com diferentes ritmos e perceber se a criança tem sensibilidade para distinguir o agitado/lento, alto/baixo, ter bom controle da entonação da voz.
Corporal-sinestésica
Características

Bom controle do corpo e de objetos, sincronização, habilidades manuais, gosto por esportes, pode ser irrequieta e se aborrecer com facilidade.

Dicas de aprendizagem

Incentive a criança a bater palmas, sapatear, saltar, fazer artesanato, nadar, correr, brincar de dramatização.

Essa inteligência é característica de

Bailarinos, atores, atletas, esportistas, inventores, pilotos de corrida e mecânicos.

Exemplo

A jogadora de basquete Hortênsia, considerada uma das melhores do mundo.

As coisas não vão bem quando:

Apresenta dificuldades em executar tarefas que exijam controle motor refinado, como amarrar sapatos, formar um número com seu corpo.
Interpessoal
Características

Sociabilidade, cooperação, capacidade de fazer amigos, comu-nicabilidade, gosto por mediar disputas e por interpretar os acontecimentos.

Dicas de aprendizagem

Estimule jogos e atividades em equipe, brincadeiras de pesquisar sobre as pessoas (em que cada um precise fazer perguntas e ter as respostas dos outros).

Essa inteligência é característica de

Políticos, professores, líderes religiosos, conselheiros, vendedores, gerentes e relações públicas.

Exemplo

A apresentadora de televisão Hebe Camargo.

As coisas não vão bem quando:

A criança é muito tímida e se isola das outras.
Intrapessoal
Características

Discrição, auto-conhecimento, respeita seus valores morais e princípios, consciência dos seus sentimentos e dos outros, intuição, auto-motivação, compreensão das suas potencia-lidades e fraquezas.

Dicas de aprendizagem

Ouça com atenção as opiniões emitidas pelas crianças, discuta e reflita com elas sobre suas vivências diárias, incentive a escreverem um diário, dê liberdade para poderem ser diferente do grupo em situações específicas.

Essa inteligência é característica de

Romancistas, conselheiros, psicólogos, filósofos, gurus e místicos.

Exemplo

O Dalai Lama do Tibet.

As coisas não vão bem quando:

A criança é exageradamente egoísta.

cubos