Edição 09
Matérias Especiais
Tipos de inteligência
Segundo a teoria de Howard Gardner, cada tipo de inteligência tem suas características próprias e formas específicas de serem estimuladas.
Lingüística
Características
Aceita regras com facilidade, é organizado, sistemático, bom de raciocínio, gosta de ouvir, ler e escrever, tem boa memória, boa verbalização e capacidade para debates.
Dicas de aprendizagem
Para incentivar, motive sua criança a inventar, escrever e ler histórias, piadas, jornais, brincar com jogos de memória, lembrar de nomes e locais, verbalizar trava-língua, soletrar palavras.
Essa inteligência é característica de
Essa inteligência é característica de
Escritores, poetas, roteiristas, oradores, redatores, líderes políticos, publicitários e jornalistas.
Exemplo
O romancista Jorge Amado
As coisas não vão bem quando:
A criança pequena apresenta dificuldades com a fala, ou quando, em idade escolar, não se interessa por aulas de idiomas e literatura.
Lógico-matemática
Características
Raciocínio abstrato, preciso, organização, faz anotações ordenadas, tem gosto por cálculos, resolução de problemas e habilidade com computadores.
Dicas de aprendizagem
Incentive a criança com jogos de dados, dominó e baralho. Desafie a resolver pequenos problemas, experimentos práticos e jogos matemáticos de computador.
Essa inteligência é característica de
Matemáticos, cientistas, engenheiros, investigadores de polícia, advogados e contadores.
Exemplo
Stephen Hawking, doutor em cos-mologia, considerado o mais brilhante as-trofísico desde Albert Einstein.
As coisas não vão bem quando:
A criança se recusa sistematicamente a estudar matemática.
Espacial
Características
Pessoas com bom sentido de localização, facilidade com mapas, gráficos e diagramas.
Dicas de aprendizagem
Faça a criança desenhar espaços, mudar de lugar em um ambiente para observar ângulos diferentes, utilizar jogos de montar e quebra-cabeças, construir miniaturas.
Essa inteligência é característica de
Arquitetos, navegadores, jogadores de xadrez, físicos, teóricos e estrategistas.
Exemplo
O paisagista Roberto Burle Marx.
As coisas não vão bem quando:
A criança demonstra dificuldades de localização ou de descrever trajetos e evitar matérias como geografia.
Pictórica
Características
Bom sentido de localização, facilidade com mapas, gráficos e diagramas, utiliza metáforas, cria imagens mentais, tem bom senso de cores, gosto por desenho, pintura e escultura.
Dicas de aprendizagem
Incentive a criança a rabiscar, desenhar livremente utilizando figuras, pintar, criar símbolos, integrar a arte com outros assuntos, ver e inventar vídeos, brincar de mímica.
Essa inteligência é característica de
Pintores, escultores e artistas plásticos.
Exemplo
O pintor espanhol Pablo Picasso, precursor do Cubismo.
As coisas não vão bem quando:
A criança abandona o desenho porque diz que não sabe desenhar.
Musical
Características
Pessoa voltada para a espiritualidade, que tem boa percepção de entonação, ritmo, timbre e sensibilidade emocional à música.
Dicas de aprendizagem
Crie condições para a criança ouvir diferentes estilos de música, tirar sons do próprio corpo, fazer imagens e figuras a partir de músicas, brincar de jogral, aprender flauta doce (no caso de crianças pequenas).
Essa inteligência é característica de
Compositores, maestros e cantores.
Exemplo
O cantor e compositor Caetano Veloso.
As coisas não vão bem quando:
Você pode colocar músicas com diferentes ritmos e perceber se a criança tem sensibilidade para distinguir o agitado/lento, alto/baixo, ter bom controle da entonação da voz.
Corporal-sinestésica
Características
Bom controle do corpo e de objetos, sincronização, habilidades manuais, gosto por esportes, pode ser irrequieta e se aborrecer com facilidade.
Dicas de aprendizagem
Incentive a criança a bater palmas, sapatear, saltar, fazer artesanato, nadar, correr, brincar de dramatização.
Essa inteligência é característica de
Bailarinos, atores, atletas, esportistas, inventores, pilotos de corrida e mecânicos.
Exemplo
A jogadora de basquete Hortênsia, considerada uma das melhores do mundo.
As coisas não vão bem quando:
Apresenta dificuldades em executar tarefas que exijam controle motor refinado, como amarrar sapatos, formar um número com seu corpo.
Interpessoal
Características
Sociabilidade, cooperação, capacidade de fazer amigos, comu-nicabilidade, gosto por mediar disputas e por interpretar os acontecimentos.
Dicas de aprendizagem
Estimule jogos e atividades em equipe, brincadeiras de pesquisar sobre as pessoas (em que cada um precise fazer perguntas e ter as respostas dos outros).
Essa inteligência é característica de
Políticos, professores, líderes religiosos, conselheiros, vendedores, gerentes e relações públicas.
Exemplo
A apresentadora de televisão Hebe Camargo.
As coisas não vão bem quando:
A criança é muito tímida e se isola das outras.
Intrapessoal
Características
Discrição, auto-conhecimento, respeita seus valores morais e princípios, consciência dos seus sentimentos e dos outros, intuição, auto-motivação, compreensão das suas potencia-lidades e fraquezas.
Dicas de aprendizagem
Ouça com atenção as opiniões emitidas pelas crianças, discuta e reflita com elas sobre suas vivências diárias, incentive a escreverem um diário, dê liberdade para poderem ser diferente do grupo em situações específicas.
Essa inteligência é característica de
Romancistas, conselheiros, psicólogos, filósofos, gurus e místicos.
Exemplo
O Dalai Lama do Tibet.
As coisas não vão bem quando:
A criança é exageradamente egoísta.