Edição 20

Projeto Didático

Uma proposta e muitos sabores: Projeto Construção dos Sentimentos na Infância

Registramos aqui a nossa satisfação por termos participado do I Encontro da Formação de Leitores, realizado pela Editora Construir (maio de 2004). Fator determinante para que, hoje, possamos relatar aos leitores desta conceituada revista o quanto esse encontro nos auxiliou para a proposta do trabalho que tínhamos em andamento em nossa escola com o Projeto Construção dos Sentimentos na Infância, para cuja largada inicial nos faltava algo.

Todos os procedimentos para dar início ao trabalho foram esquematizados a partir do referido encontro.

Nos organizamos juntamente com toda a equipe pedagógica e definimos que o nosso projeto seria vivenciado na seguinte seqüência:

1. ABERTURA
No 2º Plantão Pedagógico (encontro com pais do nosso alunado).

2. PROCEDIMENTOS PARA ABERTURA DO PROJETO

2.1. Recepção na chegada dos pais

Música: Pais e filhos (Legião Urbana)

Estátuas e cofres
E paredes pintadas
Ninguém sabe o que aconteceu
Ela se jogou da janela do quinto andar
Nada fácil de entender

Dorme agora
É só o vento lá fora

Quero colo
Vou fugir de casa
Posso dormir aqui
Com vocês?
Estou com medo
Tive um pesadelo
Só vou voltar depois das três

Meu filho vai ter
Nome de santo
Quero o nome mais bonito
(refrão)
É preciso amar as pessoas
Como se não houvesse amanhã
Porque se você parar pra pensar
Na verdade não há

Me diz por que é que o céu é azul
Explica a grande fúria do mundo
São meus filhos que tomam conta de mim
Eu moro com a minha mãe
Mas meu pai vem me visitar
Eu moro na rua, não tenho ninguém
Eu moro em qualquer lugar

Já morei em tanta casa que nem me lembro mais
Eu moro com os meus pais
(refrão)
Sou uma gota d’água
Sou um grão de areia
Você me diz que seus pais não lhe entendem
Mas você não entende seus pais

Você culpa seus pais por tudo
Isso é absurdo
São crianças como você
O que você vai ser
Quando você crescer?
(refrão)

2.2. Explanação de projeto, tema, etapas do desenvolvimento, solicitações, etc. (coordenação).

2.3. Procedimentos para o desenvolvimento das atividades do nosso encontro: a partir da leitura do texto, do sorteio de palavras e da aplicação de uma técnica especial.

2.4. Leitura do texto Uma história de amor, com enfoque para as palavras propostas em nosso projeto.

Uma história de amor (Autor Desconhecido)

Era uma vez uma ilha, onde moravam os seguintes sentimentos: a Alegria, a Tristeza, a Vaidade, a Sabedoria, o Amor e outros.

Um dia, avisaram para os moradores daquela ilha que ela ia ser inundada. Apavorado, o Amor cuidou para que todos os sentimentos se salvassem; ele então falou:
— Fujam todos, a ilha vai ser inundada.

Todos correram e pegaram seu barquinho para ir a um morro bem alto. Só o Amor não se apressou, pois queria ficar um pouco mais com sua ilha. Quando já estava se afogando, correu para pedir ajuda. Estava passando a Riqueza e ele disse:
— Riqueza, leve-me com você.
Ela respondeu:
— Não posso, meu barco está cheio de ouro e prata, e você não vai caber.

Passou então a Vaidade, e ele pediu:
— Oh! Vaidade, leve-me com você…
— Não posso, vai sujar meu barco.

Logo atrás vinha a Tristeza…
— Tristeza, posso ir com você?
— Ah! Amor, estou tão triste que prefiro ir sozinha.

Passou a Alegria, mas estava tão alegre que nem ouviu o Amor chamar por ela. Já desesperado, achando que ia ficar só, o Amor começou a chorar. Então passou um barquinho, onde estava um velhinho que falou:
— Sobe, Amor, que eu te levo.

O Amor ficou tão radiante de felicidade que até se esqueceu de perguntar o nome do velhinho. Chegando ao morro alto onde estavam os sentimentos, ele perguntou à Sabedoria:

— Sabedoria, quem era o velhinho que me trouxe aqui?
Ela respondeu:
— O Tempo.
— O Tempo? Mas por que só o Tempo me trouxe aqui?
— Porque só o Tempo é capaz de entender um grande Amor.

2.5. Sorteio de palavras referentes aos sentimentos para formação dos grupos.
2.6. Retratar, através da pintura nos tijolos, o “sentimento” sorteado por cada grupo.
2.7. Exposição das obras de arte criadas pelos pais para apreciação dos alunos.
2.8. Solicitação aos pais, através de informativo específico, para que nos enviem textos, relatos, etc. referentes ao projeto.

Etapas Seguintes
3. Esquematizar e expor coleta de dados enviada pelos pais.
4. A partir de dados e atividades diversas propostas aos alunos, organizar atividades dirigidas de acordo com a compreensão textual.
5. Fase final: organização de dados, textos e demais materiais coletados, para a confecção do livro de cada criança no final da IV unidade.

Luciene Deschamps e Roseane Queiroz – Coordenadoras da Escola Souza Veras

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