Edição 114

Matéria Âncora

Visão geral sobre o ensino híbrido

Segundo a especialista Lilian Bacich apud Claudio Sassaki, “O ensino híbrido é uma mistura metodológica que impacta a ação do professor em situações de ensino e a ação dos estudante em situações de aprendizagem”.

O que entendemos por ensino híbrido?

O ensino híbrido é uma proposta inovadora para a Educação Básica porque permite aplicar os benefícios da tecnologia em sala de aula. Esse tipo de metodologia traz a combinação do aprendizado on-line com o off-line. O objetivo desse hibridismo (blended, do inglês mistura) é combinar as vantagens da educação presencial e a distância, incentivando as interações sociais e culturais, proporcionando o contato com as ferramentas tecnológicas do campo da educação. O ensino híbrido pode ser aderido por diferentes escolas e séries da educação, porém é visto com frequência no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

No ensino on-line, o aluno possui controle sobre algum elemento do seu estudo, como o tempo, o modo, o ritmo ou o local.

O ensino off-line deve ser realizado na escola e pode ter vários momentos diferentes: o aluno estudando em grupos ou com a turma toda, com ou sem a presença fixa do professor ou até mesmo em momentos individuais.

Segundo a especialista Lilian Bacich apud Claudio Sassaki, “O ensino híbrido é uma mistura metodológica que impacta a ação do professor em situações de ensino e a ação dos estudante em situações de aprendizagem”.

Como surgiu?

A expressão ensino híbrido surgiu do termo blended learning, em meados do ano 2000, em cursos educacionais voltados para empresas; essa metodologia evoluiu e começou a ser usada em sala de aula, abrangendo um conjunto muito maior de recursos e diferentes abordagens, combinações em ambientes de ensino-aprendizagem.

Em 2014, um grupo de experimentação foi formado pelo Instituto Peninsular e pela Fundação Lemann. Esse grupo era composto por dezesseis professores de escolas públicas e privadas de quatro estados do Brasil. Buscou-se compartilhar o maior número de experiências bem-sucedidas de personalização do ensino, utilizando a tecnologia como facilitadora e potencializadora desse processo.

Qual é a principal característica do ensino híbrido?

Como já vimos, o ensino híbrido se caracteriza por misturar dois modos de aprendizagem: on-line, em que, normalmente, o aluno estuda sozinho, aproveitando o potencial de ferramentas on-line que podem ainda guardar dados individuais dos alunos sobre características gerais do seu momento de estudo como acertos, erros, correções automáticas de suas atividades, tempo total de estudo, conteúdo estudado, entre outros; e off-line, em que o aluno estuda em grupo, com o professor ou os colegas, valorizando a interação e o aprendizado coletivo e colaborativo.

Como funciona o ensino híbrido?

O ensino híbrido integra o melhor das modalidades de ensino off-line e on-line. Nas atividades off-line, ele traz a interação social e a troca de saberes entre os alunos e entre o aluno e o professor. Já nas atividades on-line, o estudante aprende a usar a tecnologia nos estudos.

No ensino híbrido, são valorizadas as interações sociais no ambiente escolar e o aprendizado de forma individual a partir do contato com o ambiente virtual. São momentos complementares. Na fase presencial, é estimulado o convívio social entre os alunos e com o professor. Já na parte dos exercícios digitais, é dada autonomia ao estudante para escolher local e horário para o seu aprendizado, além de adquirir conhecimentos importantes para o seu desenvolvimento profissional.

Como o ensino híbrido funciona na prática?

Segundo Claudio Sassaki, o ensino híbrido se apresenta por meio da chamada rotação de laboratório (ou lab rotation, em inglês). Esse conteúdo é complementar e é apresentado no laboratório de informática ou em sala de aula. Várias escolas brasileiras adotam esse método e usam a plataforma Geekie Lab, uma plataforma que facilita o processo de aprendizagem do aluno.

Quais são os benefícios do ensino híbrido?

A principal vantagem do ensino híbrido é permitir que o estudante tenha flexibilidade de ambiente e horário para estudar.

• Flexibilidade do ambiente de aprendizado: o estudante pode escolher o ambiente e o horário para estudar, mas também tem o contato com seus colegas de sala e professores.

• Capacidade para coordenar as tarefas: o estudante utilizará instrumentos como celular, tablet ou computador no ambiente escolhido para estudar. Com isso, ele adquire maior capacidade de coordenar as tarefas do dia a dia e aprimorar a sua disciplina, tendo um rendimento superior.

• E o papel do professor e do aluno? O professor precisa elaborar um plano pedagógico voltado para essa modalidade de ensino, assim como a organização da sala de aula.

O que o ensino híbrido propõe?

01.  Maior engajamento dos alunos no aprendizado.

02. Melhor aproveitamento do tempo do professor.

03. Ampliação do potencial da ação educativa, visando intervenções efetivas.

04. Planejamento personalizado e acompanhamento de cada aluno.

05. Oferta de experiências de aprendizagem que estejam ligadas às diferentes formas de aprender dos alunos.

06. A proximação da realidade escolar com o cotidiano do aluno.

A proposta de ensino híbrido se organiza de acordo com o esquema abaixo representado.
esquema    esquema-2

BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de
Melo. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação.
Porto Alegre: Penso, 2015.
Acesso às postagens feitas por meio do YouTube.
1. Lilian Bacich fala sobre o ensino híbrido.
2. Ensino híbrido: introdução – vídeo 1-5.
3. Ensino híbrido – personalização e tecnologia na educação –
Fundação Lemann.
4. Ensino híbrido e a formação de professores – Lilian Bacich e
Verônica Cannata.
SASSAKI, Claudio. Ensino híbrido: conheça o conceito e entenda
na prática. NOVA ESCOLA. 27 de Outubro 2015. Disponível em:
https://novaescola.org.br/conteudo/104/ensino-hibrido-entenda-o-conceito-e-entenda-na pratica?gclid=Cj0KCQjwpNr4BRDY
ARIsAADIx9y_gNaMkBlEv4swpZyvH3OmjWSMFXR21DZsCadHlGMCnnY57zqC7ycaAjgKEALw_wcB. Acesso em: 20/07/2020.
Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Fundation Lemann. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/
noticias/ensino-hibrido?gclid=Cj0KCQjwpNr4BRDYARIsAADIx9x
serl2Ojrd1dqsGOhjmP20yzO2PIL-nxolkP2hG7

cubos