Edição 13

Matérias Especiais

Vivência de uma oficina pedagógica em Direitos Humanos

DESENVOLVIMENTO DA OFICINA

1. Dinâmica de apresentação dos participantes.

2. Levantamento dos conhecimentos prévios.

3. Apresentação dos objetivos da Oficina:

Caracterizar a perspectiva histórico-crítica da construção dos Direitos Humanos.

Vivenciar uma oficina pedagógica sobre os determinantes da problemática dos Direitos Humanos hoje na nossa sociedade.

Aprofundar na fundamentação e operacionalização da estratégia didática de oficinas pedagógicas.

Construir uma oficina pedagógica de Direitos Humanos sobre tema relativo ao âmbito de atuação dos participantes.

4. Dinâmica de sensibilização e integração do grupo:

A facilitadora solicita que cada participante pense sobre algo que o faz feliz.

Sinaliza, de forma aleatória, cada participante com símbolos, de modo a estruturar grupos de trabalho.

Cada participante compartilha o que o faz feliz, em seguida, deixa uma mensagem para o grupo.

O grupo sintetiza a mensagem e escolhe um modo de apresentá-la ao coletivo.

Apresentação das mensagens.

5. Dinâmica da Árvore :

A facilitadora explica a técnica da árvore a ser utilizada:

Copa: representa aqueles aspectos da vida social que experimentamos no cotidiano e fazem o povo feliz ou infeliz.

Raízes: simbolizam as causas dos problemas sociais anteriormente identificados (ex.: colonialismo, capitalismo, neoliberalismo, globalização, escravidão, etc.).

Tronco: representa as mediações sociais e institucionais (ex.: religiões, escola, Estado, família, mídia, partidos políticos, movimentos sociais, sindicatos, empresas, órgãos do governo, etc.).

Distribuição da letra da música Direito é Direito, de Jorge King, Sérgio Tonelada, Fernando Partideiro, Zé Antônio e J. C. Couto; a ser tocada em aparelho de som e acompanhada pelo grupo.

Depois de se preencher conjuntamente a copa da árvore, o grupo é dividido em pequenos grupos para a construção das raízes e do caule.

Apresentação do resultado dos grupos e reflexão teórico-prática: com base nas árvores produzidas, a facilitadora focaliza os aspectos convergentes, alertando para a relação entreas ações voltadas para as necessidades emergenciais — a copa — e as intervenções na perspectiva de atingir as causas — as raízes das questões sociais —, considerando a atuação de diferentes atores sociais e institucionais — o tronco.

6. Fundamentação Teórica dos Direitos Humanos:

Apresentação dos princípios fundamentais orientadores da proposta sobre os Direitos Humanos a ser trabalhada.

Esquema de uma proposta metodológica para a educação em Direitos Humanos.

DIREITOS HUMANOS:
princípios fundamentais

Elaborado por: Candau – Sacavino/92

8. Direitos Humanos e Educação:
Trabalhar o texto: Educação e Ação pelos Direitos Humanos, extraído de MOSCA, Juan José e AGUIRRE, Luíz Peréz. Direitos Humanos — pautas para uma educação libertadora. Petrópolis: Vozes, 1990. p. 19-20.

9. Avaliação:
Os participantes fazem um “cochicho” rápido, em duplas, sobre o que mais gostaram do encontro e que sugestões apresentarão para a próxima oficina.

GRASSI, Avelino (Coord.) Oficinas pedagógicas de direitos humanos Petrópolis: Vozes, 1995.

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