Edição 106

Construindo mais conhecimento

Você sabe o que é uma escola inclusiva?

Karla Bárbara Albuquerque

É a escola que integra e inclui a todos, que consegue fazer com que todos consigam aprender e se desenvolver apesar de alguma dificuldade ou deficiência. Uma escola inclusiva é uma escola onde todos participam, onde os estudantes têm as mesmas oportunidades de aprendizagem, procurando adequar e adaptar as atividades, respeitando as habilidades e, principalmente, o ritmo de cada indivíduo.

Para que o processo de aprendizagem aconteça, é preciso ensinar o mesmo conteúdo em formatos e abordagens diferentes, adaptando os recursos e materiais didáticos, diversificando as experiências com estímulos diferentes, sempre lembrando que todos são capazes de aprender. Ou seja, o currículo regular (o conteúdo) terá que ser adaptado para o aluno com alguma especificidade.

Portanto, se o seu filho voltar da aula contando sobre a especificidade de algum colega de turma não se preocupe, tenha em mente que a escola inclusiva garante que as oportunidades de aprendizagem sejam as mesmas para todos, sem nenhum tipo de discriminação, sempre valorizando e respeitando as diferenças.

Lembre-se de que todos têm o direito de receber as mesmas oportunidades de acesso à educação, para que possam se desenvolver de forma plena e integral como cidadão.

 

Karla Bárbara é pedagoga, especialista em Educação Inclusiva e produz textos para o site: http://www.inserindopais.com.br.

cubos