Edição 114
Projeto Didático
Projeto escola solidária
Duração: 6 meses
Disciplina: Ética
Professora: Elisângela Genov
Justificativa
O projeto Escola Solidária mostra ao aluno a importância da convivência solidária e da empatia pelo próximo, desconstruindo a tendência forte do individualismo. Desde 2015, o Colégio Veritas vem trabalhando contra as desigualdades, que, fomentadas pelas injustiças, levam a uma verdadeira segregação.
Dessa forma, o projeto Escola Solidária nasceu em uma aula de Ética que tinha como tema Coloque-se no lugar do outro. O objetivo é a prática da solidariedade humana, levando os alunos (da Pré-escola ao Ensino Fundamental II), os professores, os pais e a comunidade escolar a se sensibilizarem com as condições do próximo e a passarem o valor de ser solidário, ensinando que “Solidariedade não é dar o que me sobra, é dar o que me falta”.
Aparecida de Goiânia – Goiás
Objetivo geral
• Vivenciar a cidadania por meio da participação social e política para compreendê-la como exercício de direitos e deveres sociais.
Objetivos específicos
• Adotar, no cotidiano, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças.
• Analisar o conceito de cidadania.
• Refletir a respeito de solidariedade com o intuito de legitimá-la.
• Compreender a necessidade de estar unido durante uma crise na área da saúde.
• Incentivar a participação social e, em contrapartida, aprender a lidar com a doença e com o transtorno que ela traz.
• Analisar a necessidade de grupos que não usufruem das políticas públicas.
Colégio Veritas
Cronograma de ações a serem desenvolvidas no projeto
• Pesquisa, na Internet, sobre o desafio de se enfrentar uma doença e a questão dos distúrbios emocionais frequentes nesses casos, como a angústia exagerada, a ansiedade e a depressão.
• Pesquisa de campo com troca de conhecimento em sala.
• Levantamento sobre os tipos de doença que afetam mais as crianças.
• Visita à ala pediátrica do Hospital Araújo Jorge.
Procedimentos
• Estudo de textos sobre solidariedade.
• Debates sobre o tema.
• Comentário, em sala de aula (Ética), sobre a saída de campo.
• Pesquisa de entidades que atendem crianças com câncer em nosso estado.
• Gesto concreto: Visita ao Hospital Araújo Jorge.
Conclusão
Ao final do projeto, os alunos, em sala, relatam aos alunos a experiência vivida com a prática da solidariedade, compartilhando com os demais que não puderam ir a alegria que foi esse momento e a importância de se colocar no lugar do outro.
Conteúdos conceituais
• A moral e a ética na sociedade.
• Estudo dirigido sobre o que é ser solidário e o desejo de solidariedade.
• Leitura do resumo sobre a obra Arte da Felicidade, de Dalai Lama, disponível em http://desassossegada.com.br/2015/07/27/a-arte-da-felicidade-ensinamentos-simples-e-preciosos-sobre-a-vida/.
Conteúdos procedimentais
• Utilizar a Internet e outros materiais que possam valorizar o conhecimento a ser construído.
• Desenvolver a capacidade de pesquisa.
• Arrecadar leite.
Conteúdos atitudinais
• Refletir sobre as políticas públicas e de que maneira afetam a vida cotidiana.
• Diferenciar solidariedade de esmola.
• Compreender que não compete apenas às políticas públicas a função de cuidar do outro.
Culminância do projeto
A culminância do projeto será com um gesto concreto: visita ao Setor de Oncologia Pediátrica do Hospital Araújo Jorge para a entrega do leite arrecadado. Posteriormente, no Colégio Veritas, haverá a troca da experiência vivida com a prática da solidariedade.
Coordenação Pedagógica – Unidade Conj. Cruzeiro do Sul
e-mail: veritas2.coordenacao@gmail.com
Fone: (62) 3094.8442