Edição 114

Projeto Didático

Projeto escola solidária

Duração: 6 meses

Disciplina: Ética

Professora: Elisângela Genov

Justificativa

O projeto Escola Solidária mostra ao aluno a importância da convivência solidária e da empatia pelo próximo, desconstruindo a tendência forte do individualismo. Desde 2015, o Colégio Veritas vem trabalhando contra as desigualdades, que, fomentadas pelas injustiças, levam a uma verdadeira segregação.

Dessa forma, o projeto Escola Solidária nasceu em uma aula de Ética que tinha como tema Coloque-se no lugar do outro. O objetivo é a prática da solidariedade humana, levando os alunos (da Pré-escola ao Ensino Fundamental II), os professores, os pais e a comunidade escolar a se sensibilizarem com as condições do próximo e a passarem o valor de ser solidário, ensinando que “Solidariedade não é dar o que me sobra, é dar o que me falta”.

 

Aparecida de Goiânia – Goiás

Objetivo geral

• Vivenciar a cidadania por meio da participação social e política para compreendê-la como exercício de direitos e deveres sociais.

Objetivos específicos

• Adotar, no cotidiano, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças.

• Analisar o conceito de cidadania.

• Refletir a respeito de solidariedade com o intuito de legitimá-la.

• Compreender a necessidade de estar unido durante uma crise na área da saúde.

• Incentivar a participação social e, em contrapartida, aprender a lidar com a doença e com o transtorno que ela traz.

• Analisar a necessidade de grupos que não usufruem das políticas públicas.

Colégio Veritas

Cronograma de ações a serem desenvolvidas no projeto

• Pesquisa, na Internet, sobre o desafio de se enfrentar uma doença e a questão dos distúrbios emocionais frequentes nesses casos, como a angústia exagerada, a ansiedade e a depressão.

• Pesquisa de campo com troca de conhecimento em sala.

• Levantamento sobre os tipos de doença que afetam mais as crianças.

• Visita à ala pediátrica do Hospital Araújo Jorge.

Procedimentos

• Estudo de textos sobre solidariedade.

• Debates sobre o tema.

• Comentário, em sala de aula (Ética), sobre a saída de campo.

• Pesquisa de entidades que atendem crianças com câncer em nosso estado.

• Gesto concreto: Visita ao Hospital Araújo Jorge.

Conclusão

Ao final do projeto, os alunos, em sala, relatam aos alunos a experiência vivida com a prática da solidariedade, compartilhando com os demais que não puderam ir a alegria que foi esse momento e a importância de se colocar no lugar do outro.

Conteúdos conceituais

• A moral e a ética na sociedade.

• Estudo dirigido sobre o que é ser solidário e o desejo de solidariedade.

• Leitura do resumo sobre a obra Arte da Felicidade, de Dalai Lama, disponível em http://desassossegada.com.br/2015/07/27/a-arte-da-felicidade-ensinamentos-simples-e-preciosos-sobre-a-vida/.

projeto-didatico-4

Conteúdos procedimentais

• Utilizar a Internet e outros materiais que possam valorizar o conhecimento a ser construído.

• Desenvolver a capacidade de pesquisa.

• Arrecadar leite.

Conteúdos atitudinais

• Refletir sobre as políticas públicas e de que maneira afetam a vida cotidiana.

• Diferenciar solidariedade de esmola.

• Compreender que não compete apenas às políticas públicas a função de cuidar do outro.

Culminância do projeto

A culminância do projeto será com um gesto concreto: visita ao Setor de Oncologia Pediátrica do Hospital Araújo Jorge para a entrega do leite arrecadado. Posteriormente, no Colégio Veritas, haverá a troca da experiência vivida com a prática da solidariedade.

Coordenação Pedagógica – Unidade Conj. Cruzeiro do Sul

e-mail: veritas2.coordenacao@gmail.com

Fone: (62) 3094.8442

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