Edição 117

Projeto Didático

Nordeste e seus encantos

Educandário Rosalinda Mondini

Introdução

Estamos vivendo em um século em que o indivíduo, a cada dia, tem que ser mais competente, tem que apresentar diversas habilidades e competências para poder atender às demandas que a sociedade oferece e exige. Dessa forma, a escola não pode mais ser um local por trás de muros e inteiramente obsoleto, bem como os profissionais que a compõem.

Assim, os professores devem apresentar uma postura flexível e inovadora em sua práxis pedagógica, estabelecendo um amplo processo de ensino-aprendizagem e avaliação, em que o aluno é visto como um ser de identidade própria, formado por diversos saberes e sujeito ativo na construção de seu conhecimento. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional indica que o processo avaliativo deve ser formativo e processual.bonecos_barro_lampiao_maria_bonita_shutterstock_1374988208_Marcio_Jose_Bastos_Silva

Dado o exposto, Valente (2000, p. 4) diz que:

[...] no desenvolvimento do projeto, o professor pode trabalhar [com os alunos] diferentes tipos de conhecimento que estão imbricados e representados em termos de três construções: procedimentos e estratégias de resolução de problemas, conceitos disciplinares e estratégias e conceitos sobre aprender.

Sabendo que a escola é responsável por uma grande parcela da formação social e intelectual do aluno, é importante sabermos que a prática da Pedagogia de Projeto auxilia na formação dos estudantes, pois proporciona diversas oportunidades de aprendizagem e torna a educação mais interativa.

Justificativa

Uma das mais importantes regiões na construção do Brasil nos aspectos históricos, econômicos e culturais é a Região Nordeste. Sua riqueza cultural se deve principalmente à diversidade étnica de seus primeiros habitantes: povos indígenas, europeus e africanos. Essa pluralidade cultural se manifestou nas mais diversas áreas, por meio das artes, da música, da dança, do teatro, da literatura, de sua culinária, entre outras. A Região Nordeste também é berço de notáveis personalidades, músicos, artistas, humoristas, atores, escritores, políticos, pensadores, esportistas, cientistas… São alguns exemplos: Luiz Gonzaga, Ariano Suassuna, José de Alencar, Chacrinha, Renato Aragão, Romero Britto, Marta. As personalidades nordestinas são inúmeras; muitas, apesar de não serem famosas, contribuíram para a formação dessa maravilhosa região.

Diante da riqueza de aprendizado que a cultura nordestina pode proporcionar, desenvolvemos o Projeto Interdisciplinar Nordeste e Seus Encantos, com o intuito de agregar novos conhecimentos aos nossos educandos e de despertar o interesse sobre diversos aspectos que envolvem a Região Nordeste, além de (re)conhecer e valorizar essa fantástica região.

Público-alvo

Alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

Objetivos Específicos

• Possibilitar ao aluno um conhecimento amplo sobre a Região Nordeste e seus nove estados, nos seus mais variados aspectos: históricos, culturais, sociais, geográficos, dentre outros.

• Promover a aproximação do aluno com a cultura nordestina.

• Valorizar a diversidade cultural nordestina em seus diversos aspectos.

• Reconhecer as contribuições da cultura nordestina para a formação do nosso país.

• Possibilitar ao aluno o conhecimento da linguagem de cordel.

• Estimular habilidades artísticas.

Metodologia

A temática do projeto foi escolhida em reunião aberta e participativa com os funcionários (professores, coordenador pedagógico e diretora) da escola. De forma que, após a definição do tema a ser abordado, realizaram-se uma ampla pesquisa bibliográfica, debates, apresentação de músicas e danças, aulas expositivas e dialogadas, rodas de conversa e encenações durante os três meses em que o projeto foi trabalhado com o corpo discente da escola. Foi feito também um convite ao vivo (desfile) à população em geral, como abertura da culminância do projeto, que é uma mostra pedagógica que ocorre anualmente na escola. Sendo esta a XXII Mostra de Artes Pedagógicas realizada pela Instituição e que tem uma grande participação do aluno, da família e do público em geral.

Como eixos trabalhados, tivemos o exposto a seguir:

Linguagem

• Apresentação do Projeto Nordestee Seus Encantos

• Apresentação de diversas palavras

• Contação de história

• As vogais

• Identificação, oralidade e escrita

• Apresentação dos estados
nordestinos

• Apresentação e identificação das consoantes: M, N, P, Q, R, S, T, V, W,
X, Y, Z

• Alfabeto

• Parlendas

• Onomatopeia

• Estudo de textos

• Pesquisa

• Formação de palavras

• Produção textual (verbal e não verbal)

• Interpretação oral e escrita

• Caça-palavras e cruzadinha

• Atividades complementares envolvendo ortografia e gramática

• Exercícios de aprendizagem e
sondagem

• Substantivos e suas flexões

• Pronomes pessoais

• Texto A vida de Luiz Gonzaga

• Adjetivo e locução adjetiva

• Verbo

• Sujeito e predicado

• Gêneros textuais (poema, bilhete, biografia, autobiografia, contos e fábula)

• Reportagem Vida do Gonzagão

• Música Asa branca

• Texto Vozes da seca (Luiz Gonzaga)

• Lendas

Matemática

• Maior/menor

• Apresentação dos numerais e suas respectivas quantidades

• Percepção de igualdade e diferença

• Formas geométricas: triângulo, círculo, quadrado, retângulo

• Igual/diferente

• Linhas abertas, fechadas, curvas
e retas

• Direita/esquerda

• Par/ímpar

• Nosso dinheiro

• Sequência numérica

• Adição

• Subtração

• Multiplicação (dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo)

• Números ordinais

• Atividades complementares

• Exercícios de aprendizagem

• Multiplicação e divisão por 10, 100
e 1.000

• Divisão exata e não exata

• Valor do termo desconhecido

• Prova real da multiplicação

• Sistema de medidas

• Operações com números naturais

• Os termos da divisão

• Ideias de divisão

• Prova real da divisão

• Prova real da multiplicação

• Divisores de um número natural

• Valor do termo desconhecido

• Calendário

• Expressões numéricas

• Situações-problema

• Porcentagem

Natureza e sociedade

(educação infantil)

• O Nordeste e sua principal manifestação cultural: A quadrilha

• O Estado de Sergipe

• A Bandeira de Sergipe

• Primeiros habitantes

• Localização

• Economia

• Vegetação

• A Região Nordeste

• A cultura nordestina

• Lugares históricos do Nordeste

• O Estado do Piauí

• Cultura piauiense

• Meios de transporte (aquáticos, aéreos
e terrestres)

• Escola

• Higiene bucal

• Higiene corporal

• A história do nascimento de Jesus Cristo

• Símbolos natalinos

• Breve histórico do Estado de Alagoas

• Ilustres alagoanos

• Trânsito

• Elementos da natureza

• A água

• O ar

• Estações do ano

• Como está o tempo?

• Os vegetais e suas utilidades

• Jardim, horta e pomar

• Meios de comunicação 

História

• História de fundação dos estados nordestinos

• O trabalho escravo no Rio Grande do Norte

• Povos primitivos

• Pré-história e período colonial

• A cultura paraibana

• Os símbolos (Bandeira, Hino e Brasão) dos estados nordestinos

• A história da Paraíba

• As personalidades paraibanas

• Atividades complementares

• Exercícios de aprendizagem

• França Equinocial e fundação de São Luís

• Biografia de Daniel de La Touche

• Cultura maranhense: bumba meu boi, tambor de crioula

• Política e artistas maranhenses

• O Brasil e a produção de açúcar

• Personalidades de Pernambuco

• Holandeses em Pernambuco

• Engenhos e usinas

• Invasão francesa

• Fatos da abolição dos escravos

• Expansão marítima

• Festividade do Estado
de Pernambuco

• Miscigenação

Geografia

• Hidrografia dos estados nordestinos

• Aspectos geográficos (relevo, hidrografia e clima) da Paraíba

• Apresentação de mapa e localização do Rio Grande do Norte

• Os estados nordestinos

• As capitanias hereditárias

• Atividades complementares

• Exercícios de aprendizagem

• Características geográficas da Região Nordeste

• Localização geográfica do Estado
do Maranhão

• São Luís: capital maranhense

• Turismo nos estados nordestinos

• Curiosidades do Maranhão

• Zona geográfica

• A visão política do Nordeste

• A cultura do Nordeste

• Divisão política da Bahia

• A cultura da Bahia


Ciências

• A fauna do Rio Grande do Norte

• A flora do Rio Grande do Norte

• Produtos agrícolas e comidas típicas da Região Nordeste

• A culinária da Paraíba

• Atividades complementares

• Exercícios de aprendizagem

• Atividades de pesquisa

• Fauna e flora do Maranhão

• Os animais do Maranhão

• A importância dos animais para o ser humano

• Os animais em extinção

• As plantas

• As plantas e o ser humano

• Plantas em extinção

• Os animais

• Classificação dos animais vertebrados e invertebrados

• Reprodução dos animais

• O corpo humano

Arte

• Pintura

• Recorte e colagem

• Confecção de murais

• Confecção de aquário em garrafa PET

• Dança e música

• Artes integradas

• Confecção de mural com pinturas rupestres

• Confecção de arte com objetos próprios da cultura do Rio Grande do Norte

• Confecção de bilboquê

• Colagem de grãos de café, milho, feijão e algodão

• Recursos audiovisuais (vídeo, curta-metragem
e música)

• Confecção de artesanatos da cultura paraibana (garrafa decorativa com barbante e pedraria, pintura em telha, etc.)

• Dinâmica

• Confecção de cartão para os pais e o Natal

• Confecção do bumba meu boi

• Trabalhando com papel: origami

• Confecção de instrumentos musicais

• Confecção da Bandeira de Pernambuco

• Confecção de sombrinha do frevo (EVA)

• Confecção de máscara (EVA)

• Pintura com glíter e botão (Galo da Madrugada)

• Confecção de flor de tecido

• Sanfona de dobradura (Luiz Gonzaga)

• Trabalho artesanal com cordão

Datas comemorativas

• São-joão

• Dia da Amizade

• Dia dos Avós

• Dia do Estudante

• Dia dos Pais

• Dia do Folclore

• Dia do Soldado

• Dia da Independência do Brasil

• Dia da Árvore

• Dia da Natureza

• Dia Mundial dos Animais

• Dia das Crianças

• Dia do Professor

• Dia da Consciência Negra

• Natal

Avaliação

A avaliação do projeto é realizada durante todo o processo e o transcorrer das atividades, a partir da construção da aprendizagem de cada criança e de acordo com suas percepções artísticas, bem como de seu desenvolvimento.

Culmância

• XXII Mostra de Artes Pedagógicas

Educandário Rosalinda Mondini

Direção: Antonia Vilma Duarte Soares

Vice-direção: Nathaly Januária Duarte Soares Belizário

Coordenação pedagógica: Januilma Duarte Soares

Professores colaboradores:
Adriana de Brito Santos
Ana Cristina de Brito Santos
Emiliano Bianca Ferreira do Nascimento
Crislany Kelly da Silva
Iara de Araújo Silva
Indayana Leonel dos Santos
Maria Aparecida Tomaz de Lucena
Maria Natiane dos Santos Brito Cândido
Maria Uberlândia Brito da Silva
Natália dos Santos Brito Rodrigues
Nataly Matias dos Santos
Tarcília Martins de Araújo
Thamyris de Freitas Oliveira
Thays de Freitas Oliveira
Uglaneide Mahátima Marinho Juvino de Oliveira
Vanuza dos Santos Pacífico
Verlândia Marinho de Araújo
Yanka Silva Duarte 

cubos