Edição 68

Projeto Didático

Álcool e adolescentes

Centro Educacional João Brito – Recife – PE

5 - Apresentacao do gru_fmt

Apresentação

Atualmente, os jovens estão se envolvendo cada vez mais cedo com o álcool. Neste projeto, mostramos os fatores que levam os jovens a tomar essa decisão, bem como os efeitos do álcool no organismo.

A mídia tem um papel importante com relação à influência nos jovens. Notamos que as propagandas de bebidas alcoólicas são sempre em horários nobres, mostrando jovens bonitos e muitas festas, além de gente famosa.

Vemos que a maioria dos acidentes de trânsito está relacionada com o álcool, já que o adolescente alcoolizado é o próprio condutor ou pega carona com motorista alcoolizado.

O projeto também mostra a importância do bafômetro e da Lei Seca, como também dos tratamentos existentes para a cura do alcoolismo.

Este projeto foi direcionado aos alunos das séries finais do Ensino Fundamental, com o apoio dos pais. Serviu de conscientização e foi muito enriquecedor para a comunidade escolar.

Objetivo geral

Conscientizar o corpo docente, o discente e os adolescentes com relação aos riscos do álcool. Foram proporcionadas pesquisas aos alunos para mostrar os problemas que levam os jovens a pensar no álcool e para que cheguem à dedução de que o melhor é manter-se longe desse mal.

Objetivos específicos

Compreender a importância da conscientização.

Perceber alguns fatores que podem levar os jovens a ingerir bebida alcoólica.

Conhecer os efeitos do álcool a longo prazo no organismo.

Entender que álcool e direção não combinam.

Entender como a mídia influencia o jovem.

Compreender o funcionamento do bafômetro, qual é a reação química equivalente ao limite de álcool permitido por lei.

Conhecer a Lei Seca, da sua criação até os dias atuais.

Identificar quando o consumo de álcool é uma doença e conhecer os tratamentos existentes.

Ter conhecimento da concentração de álcool existente nas bebidas alcoólicas.

Compreender a concentração de álcool existente em doses, latas e garrafas.

Atividades didáticas

Execução de pesquisas na internet e em livros.

Apresentação de vídeos, peças teatrais e palestras.

Execução de pesquisas em escolas particulares e estaduais.

Realização de pesquisas em bares ao redor das escolas particulares e estaduais.

Elaboração de paródias.

Apresentação do coral (Razão de Viver – Roupa Nova).

Construção de gráficos estatísticos.

Distribuição de panfletos sobre tratamentos de alcoolismo pelo grupo de apoio Alcoólicos Anônimos (AA).

Justificativa

8 - coral_fmtDiante da convivência com adolescentes, notou-se a necessidade de orientá-los com relação ao álcool, pois, em alguns casos, a própria família oferece bebida alcoólica; em outros casos, os jovens que já frequentam festinhas têm acesso a esse tipo de bebida.

Alguns bares e até mesmo grandes estabelecimentos vendem bebidas alcoólicas para adolescentes sem nenhuma censura.

Segundo uma pesquisa realizada pela 8ª série (9º ano), concluiu-se que 100% dos bares situados ao redor das escolas pesquisadas, sejam elas particulares ou estaduais, vendem bebidas alcoólicas para jovens. E um detalhe importantíssimo: os jovens estavam com a farda da escola e em horário de aula.

Conteúdos curriculares

Matemática: Gráficos estatísticos.

Química: Reação química exercida no bafômetro.

Ciências: Efeito do álcool no organismo, estágios de intoxicação alcoólica aguda.

Geografia: Pesquisa socioeconômica do bairro.

Língua Portuguesa: Produção de textos.

História: Criação de coral (Razão de Viver – Roupa Nova).

Metodologia

Depois de lançado o tema, houve uma explicação de como seria encaminhado o trabalho para sondar até onde os alunos tinham conhecimento sobre o assunto.

O projeto foi dividido em subtítulos, que foram separados por turmas. Logo depois, houve pesquisas de internet e criações de peças e vídeos, de acordo com cada subtítulo.

Depois de cada pesquisa, todos os dados foram passados para gráficos estatísticos.

Foram realizadas saídas pedagógicas para pesquisas em três colégios particulares e três escolas estaduais, onde foram distribuídos questionários para alunos da 8ª série (9º ano) e do Ensino Médio, totalizando 400 alunos. Com os resultados em mãos, foram construídos os gráficos estatísticos.

Questionário aplicado em escolas particulares e estaduais

Idade:                                Série:

1. Você já experimentou bebida alcoólica? Com que idade?

2. Em que situações você costuma ingerir bebida alcoólica?

3. Você já ficou bêbado(a)? Quantas vezes?

4. Sua família tem conhecimento?

5. Quais motivos levam você a ingerir bebida alcoólica?

6. Você acha que alguém que usa bebida alcoólica regularmente pode ter um bom desempenho escolar e sucesso na vida?

7. Você já voltou da balada de carona com um motorista que tinha ingerido bebida alcoólica?

De acordo com pesquisas, nota-se que, em média, os jovens começam a ingerir bebidas alcoólicas aos 13 anos, e aos 18 anos a maioria dos entrevistados ingere bebidas frequentemente.

grafico1

O gráfico a seguir mostra o percentual de alunos que
ingerem bebidas alcoólicas em escolas particulares.

grafico2

Escola particular
33,98% não bebem
66,02% bebem

Neste gráfico, podemos perceber a quantidade de alunos
que ingerem bebidas alcoólicas em escolas públicas.

grafico3

Escola pública
39,20% não bebem
60,18% bebem

O gráfico mostra que a maioria dos jovens entrevistados
já ficou bêbada.

grafico4

Percentual de adolescentes que ficaram bêbados
20% não ficaram bêbados
80% ficaram bêbados

Coordenadora do projeto: Giovana Correia de Alcântara.
Referências
Denatran
www.gecorp.blogspot.com/2007/09/propagandas-
-de-bebidas-alcolicas
www.hepcentro.com.br
www.revistasaude.com.br
www.revistaveja.com.br
www.revistavivasaude.com.br
www.sidneyrezende.com/noticia/21172
www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/etanol5

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