Edição 125

Projeto Didático

Cantata de Natal: o amor de Deus

Jevison Cesário Santa Cruz – EDUCANDÁRIO BRASILEIRINHO – Recife/PEeducacionario

 

natal

INTRODUÇÃO

A voz é o primeiro instrumento musical do ser humano, e, sob essa afirmativa, compreende-se que o ato de cantar é parte de diferentes contextos sociais, sendo a escola um espaço adequado para a reflexão do canto de maneira organizada. Em razão disso, intentou-se, para a conclusão das atividades escolares, a realização de uma cantata natalina envolvendo o Ensino Fundamental I, pois, segundo Vargas (2012), o canto atua diretamente em aspectos psicológicos proporcionando sensação de bem-estar.

JUSTIFICATIVA

Historicamente, a prática do canto coral tem sido um importante recurso para a socialização, estando presente em grande parte das culturas (VYGOTSKY, 1998). No contexto brasileiro, foi empregado pelos jesuítas, mas já se podia observar entre os povos nativos e os africanos como prática social. Assim, além de promover o conhecimento de si e do outro, o canto coral atua na memória, concentração, vivência dos elementos de ritmo, melodia e harmonia, conduzindo à educação do ouvido musical e à entonação correta das alturas das notas.

PÚBLICO-ALVO

Estudantes do Ensino Fundamental I.

OBJETIVO GERAL

• Explorar o canto coral como ferramenta de atuação para o desenvolvimento artístico dos estudantes em suas relações na comunidade escolar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Desenvolver percepção auditiva, conduzindo à afinação.

• Executar noções de técnica vocal.

• Refletir sobre a importância do trabalho e respeito ao grupo.

• Analisar o enredo e a dinâmica das canções estudadas.

desenvolvimentoDESENVOLVIMENTO

Para a execução do projeto, foram necessários doze encontros com duração de 40 minutos cada. O repertório executado foi escolhido pelo docente de música e pela coordenação escolar, considerando os critérios de andamento e a tonalidade das canções. Dessa feita, optou-se pela cantata infantojuvenil intitulada: O Amor de Deus, da produtora Mig e Meg, totalizando 8 músicas.

As aulas aconteceram sempre num dia fixo da semana. Contudo, sempre que havia um intervalo na rotina da sala de aula, os professores relembravam junto aos estudantes as canções que estavam sendo ensaiadas. A dinâmica dos ensaios ocorria da seguinte maneira: a) espreguiçamento; b) vibração dos lábios lembrando um besouro; c) postura corporal; d) leitura das letras das músicas; e) observações sobre as diferentes dinâmicas das canções. Por fim, como recursos utilizados, fez-se uso de caixa de som, microfone e playback.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Para a conclusão do projeto, foi apresentada a cantata no Parque Sítio Trindade, espaço histórico na zona norte do Recife. Na ocasião, participaram 180 crianças do Ensino Fundamental I. Assim, a proposta se mostrou satisfatória, uma vez que os estudantes apontaram melhoria no grau de afinação, postura corporal e nas relações entre si.

 


 

Jevison Cesário Santa Cruz é Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco e professor de música no Educandário Brasileirinho – Ensino Fundamental I. E-mail: jevison_maestro@hotmail.com

Referências

VARGAS, Maryléa Elizabeth Ramos. Influências da música no comportamento humano: explicações da Neurociência e Psicologia. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA FACULDADES EST, 2012, São Leopoldo. Anais. São Leopoldo: EST, 2012. p. 944-956.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

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