Edição 126

Livro da vez

Deficiência intelectual e síndromes infantis – Caracterização e orientações

Wilson Candido Braga

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As neurociências têm ampliado o espaço de pesquisa e facilitado o entendimento sobre as diferentes formas de deficiências intelectuais e as síndromes que podem comprometer diversas áreas da vida funcional de uma pessoa. Tais conhecimentos precisam ser partilhados com as famílias, os cuidadores e os profissionais de educação, assistência e saúde, de modo a garantir melhor qualidade de vida e autonomia, bem como a elaboração de estratégias de auxílio e inclusão dos indivíduos desde a mais tenra idade até a vida adulta. Esse é o foco desta publicação, que traz um elenco e a descrição dos transtornos do desenvolvimento intelectual e das síndromes mais comuns na infância e adolescência, condições que necessitam de atendimento especializado e multidisciplinar visando à evolução global e aos avanços que garantam melhor qualidade de vida e capacidade de autonomia para uma vida independente. O primeiro capítulo apresenta os conceitos de deficiência intelectual de acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5). A seguir, no Capítulo 2, são apresentadas as principais diferenças entre deficiência intelectual e os mais conhecidos transtornos específicos de aprendizagem. No Capítulo 3, o autor explica o que é a síndrome de Down e quais as suas particularidades. O Capítulo 4 aborda as síndromes decorrentes da contaminação pelo zika vírus. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas comorbidades são estudados no Capítulo 5. Por fim, no Capítulo 6, o autor apresenta algumas outras síndromes menos comuns, suas principais características, os tratamentos e as expectativas de minimização de sintomas e melhoria na qualidade de vida.

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