Edição 119

Livro da vez

Desperte a criança interior e seja feliz

O que podemos aprender com as crianças sobre criatividade, excelência e felicidade

A infância é a nossa Sem Título-1principal plataforma de lançamento. Um momento da vida em que o aprendizado é mais intenso do que em qualquer outro, quando adquirimos o conhecimento e as habilidades críticas que podem ajudar a garantir que continuemos adaptáveis. Esse livro une o pensamento de filósofos de todas as épocas que afirmam que, com o passar do tempo, estamos aptos a encolher mental, emocional e cognitivamente. Se seguirmos o curso comum de envelhecimento, acabamos minando essa nossa natureza original — que transborda de curiosidade, empatia, razão, admiração e vontade de experimentar e entender — e regredimos. Nosso senso de quem somos fica mais confuso, a capacidade de aproveitar coisas novas também, e nossa produtividade cai, assim como nossas realizações.

Unindo filosofia, pesquisa em ciências sociais e neurociência, anedotas e diálogos pessoais, Desperte a criança interior e seja feliz adota uma abordagem radicalmente diferente das fronteiras tradicionais entre a infância e a idade adulta; podemos alcançar o que os gregos antigos chamam de aratê — excelência geral — quando olhamos para as crianças e os jovens como a estrela do nosso desenvolvimento.

Evidências crescentes mostram que começamos nossa vida com um golpe moral, intelectual e criativo muito grande. E essa avalanche de inovação, segundo Christopher Phillips, não deveria ser passageira como a infância, mas, sim, um estado de transformação. A idade adulta deve ser vista não como um ponto estático de crescimento pessoal, mas como um período de possibilidades de crescimento. Sua proposta de mudança de vida é que, se abraçarmos as qualidades definidoras da juventude, não estaremos destinados a nos tornar frágeis, desanimados, desequilibrados e estagnados, mas a crescer de uma maneira definida pela admiração, curiosidade, imaginação, brincadeira e compaixão em essência; teremos um potencial ilimitado de superação diária. Descubra a criança que há em você e aprenda a sair da sua zona de conforto para alcançar o próximo nível.

Christopher Phillips, ph.D.
Prefácio de Clóvis de Barros Filho

cubos