Edição 115

Dicas de filmes

Dicas de filme

A escola da vida

Um novo professor chega a Fallbrook Middle School e causa uma verdadeira revolução com o seu jeito simpático e informal. O sr. D (Ryan Reynolds) é amado pelos alunos e também pelos professores. O único que não gosta nem um pouco dele é Matt Warner (David Paymer),que também é professor na escola e vê a sua chance de ser o professor do ano escapar. O filme é uma obra que nos leva a refletir e buscar meios para tornar o ensino mais produtivo e embasado. Devemos fazer com que o aluno não seja somente um reprodutor do conhecimento, mas ele deve ser um produtor e construtor de saberes. O que o aluno aprende não deve ter impacto somente no instante em que está estudando, mas deve ser parte fundamental de construção de seu caráter e de seu futuro.

O senhor das moscas

É um filme baseado no livro de mesmo nome escrito por William Golding. O filme retrata a história de um grupo de crianças que ficam perdidas numa ilha deserta depois de um acidente de avião. Com as dificuldades, elas se unem, mas, à medida que vão dominando a Ilha, um sentimento de competição vai crescendo e começa uma luta pelo poder que as divide em dois grupos. Um grupo que defende a pureza civilizada e a união, e outro que prefere ocupar seu tempo com brincadeiras e caças. Eles entram em guerra, e crianças que eram apenas crianças se transformam em meninos cruéis. O filme mostra como os modelos mentais já arraigados em criança se expressam em situações do dia a dia. Estes “modelos mentais” são expressivamente evidenciados em situações extremas, nas quais, de modo inconsciente, as crianças reproduzem o mundo adulto. Revelando em sua trama toda uma dinâmica de grupo, expondo uma diversidade de fenômenos facilmente identificáveis, é com certeza uma aula magistral de processos de grupos a ser apreciada e trabalhada em diversas situações.

Duas vidas

Se você tivesse a chance de encontrar consigo mesmo quando tinha 8 anos de idade, será que aquela feliz criança gostaria de ver o que você se tornou quando cresceu? Em se tratando de Russ Duritz, a resposta é um ressoante “Não!”. Russ (Bruce Willis) é um excelente e bem-sucedido profissional de 40 anos de idade que atua como um consultor de imagem. Que leva uma vida pouco satisfatória, demostrando certa indiferença, arrogância ou frieza em suas relações com parentes e amigos. Um dia tem sua vida virada de cabeça para baixo quando, de forma mágica e inesperada, encontra Rusty, ele mesmo com apenas 8 anos (Spencer Breslin). Rusty, um doce e ligeiramente gordo menino que não fica nada feliz ao ver seus sonhos de ser um piloto de avião irem por água abaixo após conhecer sua versão adulta. Indignado, começa a atrapalhar a rotina do Russ adulto, que, finalmente, compreende que esse encontro fantástico aconteceu por algum motivo e que o seu eu criança estava ali para lhe ensinar alguma lição. A partir desse momento,começa uma experiência de lembranças e ressignificações muito inspiradora para Russ.

cubos